Após a saída de Paulo Autuori e Ricardo Gomes, time de aspirantes só entra em campo nas partidas fora de casa
Mudanças estratégicas ocorreram no Furacão nesta semana. Após o departamento de futebol dar uma reviravolta com o pedido de demissão do diretor-técnico, Paulo Autuori (via mensagem de WhatsApp), e do diretor de futebol, Ricardo Gomes, o Athletico assume outra postura diante do Campeonato Paranaense.
Como um dos pontos que mais pesaram nos pedidos de demissão foi a divergência no andamento do time de aspirantes na disputa do estadual, com a saída da diretoria, a partir do jogo contra o Rio Branco, nesta quinta-feira às 21h, na Arena da Baixada, o time principal do Furacão é que entrará em campo. Assim como no clássico contra o Coritiba, dia 16 de fevereiro, no Couto Pereira.
A intenção do clube é dar ritmo aos jogadores do elenco titular que disputará a Recopa Sul-Americana contra o Palmeiras, que atualmente disputa o mundial, nos dias 23 de fevereiro, na Arena, e dia 2 de março, no Allianz Parque. O time já disputou um amistoso contra o Criciúma e tem uma partida marcada contra o Joinville. Porém, a falta de sequência no início da temporada ainda é uma preocupação no clube e, por conta disso, o elenco principal volta a atuar no gramado da Arena da Baixada durante o estadual.
O Campeonato Paranaense pode inscrever até 35 jogadores. O clube registrou até o momento 25 atletas, todos aspirantes. A equipe também tem direito a cinco trocas. Então, no total pode colocar 15 do elenco principal e tirar cinco aspirantes.
Os nomes ainda não foram divulgados, nem registrados na Federação Paranaense de Futebol.
OS 25 ASPIRANTES INSCRITOS PELO ATHLETICO
Goleiros: Anderson, Gabriel Pereira, Leo Linck
Lateral-direito: Leo Ataíde
Zagueiros: Edu, João Vialle, Lucas Fasson, Matheus Felipe, Luan Patrick, Lucas Halter
Laterais-esquerdos: Pedrinho, Vinicius Kauê
Volantes: Juninho, Pablo Siles, Pierre
Meias: Jader, João Pedro, Bruno Leite
Pontas: Davi, Dudu Scheit, Daniel Cruz, Reinaldo
Centroavantes: Jonathan, Julimar e Rômulo
JOGADORES DO ELENCO PRINCIPAL
Goleiros: Bento e Santos
Zagueiros: Zé Ivaldo, Nico Hernández, Pedro Henrique e Thiago Heleno
Laterais: Abner, Khellven e Marcinho
Volantes: Bryan García, Christian, Erick, Hugo Moura, Léo Cittadini e Matheus Fernandes
Pontas: Terans, Pedro Rocha, Jajá, Vitor Bueno e Marlos
Centroavantes: Bissoli, Pablo e Matheus Babi
JAMES FREITAS É DEMITIDO
O técnico foi demitido na última terça-feira após o mau início do Campeonato Paranaense. O time, apesar de estar invicto na competição, é apenas o sétimo colocado e venceu somente uma partida.
O treinador foi a causa da discussão no CT do Caju que culminou na saída da diretoria.
Autuori era defensor do trabalho de James Freitas e queria a permanência do profissional no clube. O presidente Mario Celso Petraglia não queria mais a continuidade do técnico no Furacão. Paulo Autuori, que apostou na vinda do profissional, acabou divergindo do dirigente e pediu a demissão, seguido de Ricardo Gomes em forma de lealdade ao amigo.
Com a saída de Autuori do Athletico, não havia mais ninguém na diretoria que quisesse segurar James Freitas, e o treinador acabou mesmo demitido pelo clube. Contra o Rio Branco, o time será comandado pelo auxiliar Gustavo Caiche, que assumiu interinamente após a saída de Freitas.
NOVO TÉCNICO
O Furacão foi rápido e já contratou o técnico Wesley Carvalho para comandar o time de aspirantes. O profissional é aguardado em Curitiba para assinar contrato e iniciar o trabalho no CT do Caju. O CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional, Alexandre Mattos, ficou responsável em encontrar um novo treinador para a equipe sub-23 e, assim que Freitas foi desligado, Mattos já iniciou as conversas com Carvalho. Eles já trabalharam juntos no Palmeiras. Carvalho estava para assumir um novo projeto na base do Santos, mas a pedido de Mattos, aceitou o desafio no Furacão.
No Athletico, o técnico terá como primeiro objetivo o Paranaense. Ele comandará a equipe nos jogos fora de casa. Já Alberto Valentim ficará com os titulares nas partidas na Arena da Baixada.
RIO BRANCO
O próximo adversário do Atlético perdeu a primeira partida do Estadual, para o Cascavel, por W.O., após não comparecer para a partida. Por ser W.O., o resultado do jogo foi de 3 a 0 para a Serpente Aurinegra.
O Rio Branco não conseguiu inscrever a tempo seus jogadores para o início do campeonato e por isso não entrou em campo. O Cascavel, como exige o regulamento, cumpriu o protocolo da Federação Paranaense de Futebol (FPF), compareceu ao estádio e aguardou em campo o adversário por meia hora, até que o W.O. fosse declarado pela arbitragem.
Ainda durante o dia da partida, o presidente do Cascavel, Valdinei Silva, assinou uma carta conjunta com a diretoria do Rio Branco pedindo à FPF o adiamento do jogo, em virtude dos problemas administrativos do adversário.
“Nós fomos solidários ao Rio Branco para mostrar como tem que ser no futebol paranaense. O futebol não é apenas um jogo, é um espetáculo que envolve torcida, clubes e muita gente. Por nós, faríamos o jogo em outra data sem nenhum problema. Porém, entendemos o regulamento da FPF e essa decisão foge da nossa alçada”, explicou o presidente Valdinei Silva.
Porém, mesmo tendo conseguido colocar seus atletas regularizados no gramado a partir da segunda rodada, o Rio Branco só ganhou uma partida no terceiro jogo, em Paranaguá, contra o Operário.
Em todas as outras saiu de campo derrotado. No último confronto, domingo, 6 de fevereiro, em casa, diante do Maringá, perdeu por 3 a 0. Com a única vitória, o time se encontra na décima primeira – penúltima – posição na tabela de classificação do estadual. Primeiro posto na zona de rebaixamento.
FEDERAÇÃO ANTECIPA HORÁRIO DO ATHLETIBA
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) alterou o horário do clássico entre Coritiba e Athletico, pela oitava rodada do Campeonato Paranaense. O Athletiba estava previsto para ocorrer dia 16 de fevereiro, próxima quarta-feira, no Couto Pereira, às 21h30. Mas a FPF antecipou a partida para às 20h30.
ACESSO BIOMÉTRICO
Os Sócios do Furacão poderão contar novamente com o acesso biométrico nos jogos do Athletico, no Estádio Joaquim Américo.
O sistema começou a ser reativado na última partida e seguirá sendo reimplantado nas próximas partidas, incluindo o confronto contra o Rio Branco.
Dessa forma, os sócios voltarão a acessar os jogos com a biometria e o Smart Card. Os que ainda não possuem a biometria serão comunicados por e-mail e SMS sobre a necessidade do cadastro biométrico. O cadastro poderá ser realizado no Espaço Sócio Furacão (ESF), de terça a sábado, das 9h às 18h.
Para cadastrar a biometria, os Sócios Furacão devem apresentar o Smart Card e um documento de identificação oficial com foto.