Embora a Copa do Mundo tenha sido um espetáculo fenomenal, o Aston Villa deve ter lamentado sua chegada, pois estava ganhando força depois de vencer partidas consecutivas na Premier League (PL) antes deste hiato. De fato, esses foram os dois primeiros jogos do técnico Unai Emery no comando, com o espanhol agora almejando fazer história, pois pode se tornar o primeiro técnico do Villa a vencer seus três primeiros jogos no comando.Jogar no Boxing Day pode aumentar as chances de Emery de desembrulhar um presente de Natal atrasado, já que os Villains venceram quatro de suas últimas seis partidas disputadas neste dia (2D).
No entanto, ele terá que negociar uma vitória sobre o Liverpool para que isso aconteça, algo que ele não conseguiu desde seu primeiro encontro gerencial com os gigantes de Merseyside (1E, 5D desde então).
O Liverpool também entra em um dos confrontos com mais gols nos últimos anos, na esperança de continuar de onde parou antes do intervalo, tendo vencido quatro jogos consecutivos em todas as competições antes da derrota por 3-2 na Carabao Cup para o Manchester City no meio da semana. Eles também estarão buscando três vitórias consecutivas na liga pela primeira vez nesta temporada, já que os Reds buscam continuamente diminuir a grande diferença entre eles e os quatro primeiros após o péssimo início de temporada.
A festa de Natal parece ter alimentado os Reds nos últimos anos, com o técnico Jürgen Klopp vencendo todos os quatro confrontos do Boxing Day por um placar agregado de 14-0. Uma viagem a Villa Park pode fazer com que os gols continuem fluindo e seja um impulso para sua confiança também, com as 15 vitórias do Liverpool na PL sendo o maior número fora de casa em sua história na PL, talvez tornando esta uma visita oportuna, já que o Liverpool busca colocar sua campanha vacilante de volta aos trilhos.
O atacante do Villa, Danny Ings, enfrentará seus ex-empregadores, tendo marcado sete gols em suas últimas 12 partidas pela PL contra seus clubes anteriores. Mohamed Salah, do Liverpool, gosta de enfrentar o Villa, registrando seis contribuições de gols em suas últimas seis partidas neste duelo direto (5G, 1A).
O Aston Villa viu o mesmo resultado do intervalo ser replicado em tempo integral em 12 de suas 15 partidas na PL nesta temporada.