Clube inglês terá de pagar uma porcentagem ao clube carioca por conta do mecanismo de solidariedade
Requisitado pelo treinador Steven Gerrard por empréstimo ao Barcelona neste meio de temporada, o meia atacante Phillippe Coutinho agora terá Goodison Park como a sua nova casa definitiva.
O Aston Villa tirou o escorpião do bolso e aceitou investir 20 milhões de euros para contar com o jogador brasileiro, que faz parte da lista de convocados de Tite e deve estar no grupo dos que disputarão a Copa do Mundo de Futebol no Catar no fim deste ano.
O treinador do Barcelona, Xavi Hernández, já não fazia questão de contar com o brasileiro. E o próprio Coutinho também demonstrou algum desinteresse em permanecer no Camp Nou sem ter a titularidade garantida. Assim, no mercado de inverno, ele se transferiu para o Aston Villa por empréstimo e agora jogará na Inglaterra pelos próximos anos - até o meio de 2026.
Steven Gerrard é fã de seu futebol - ambos jogaram juntos no Liverpool, quando eram parceiros de meio campo. Gerrard, agora no banco de reservas, crê que a presença de Coutinho eleva o nível da equipe, além de auxiliar outros jogadores de bom nível a optarem pelo Aston Villa. Se isso é uma análise acertada, apenas o tempo dirá.
O treinador não poupou elogios para o seu pupilo: “Ele é um modelo de profissional e seu impacto no grupo tem sido muito claro desde que ele entrou em janeiro. Com a maneira que ele se comporta dentro e fora de campo, ele é também um valioso modelo para para os jogadores mais jovens, que só podem se beneficiar da sua experiência”, afirmou Gerrard.
De certo mesmo, a notícia de que Phillippe Coutinho aceitou ter uma boa diminuição em seu salário para fazer o desejo de Gerrard. Ele irá receber apenas 30% do que costumava receber. Ou seja, como o seu salário semanal era de quase 3 milhões de reais, agora caiu para “apenas” 770 mil a cada sete dias.
Quem comemorou a transferência de Phillippe Coutinho foi o Vasco. O clube cruz-maltino recebe 2,36% pelo fato de o jogador ter feito a sua formação em São Januário. Isso equivale a 2,55 milhões de reais. Um dinheiro muito bem-vindo, já que os vascaínos estão em crise financeira, à beira de serem comprados por investidores estrangeiros.
Assim, todas as movimentações de Coutinho pelos grandes clubes europeus já renderam cerca de 10 vezes mais. Ao todo, são 20 milhões de reais, aproximadamente. Como é preciso pagar a taxa do mecanismo de solidariedade, o Liverpool, o Barcelona, o Bayern de Munique e agora o Aston Villa já tiveram de depositar um pequeno valor na conta vascaína.