Manchester City subiu ao topo da tabela da Premier League no sábado, mas foi derotado pelo Arsenal, que conquistou uma emocionante vitória no clássico de Londres sobre o Chelsea em Stamford Bridge. Não houve muita diferença entre os dois lados, e a finalização de Gabriel Magalhães no canto foi decisiva para os homens de Mikel Arteta. Os Gunners parecem ter ressurgido na competição.
Gabriel Magalhães marcou após um escanteio para levar o Arsenal de volta ao topo da Premier League com uma vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea em Stamford Bridge. A melhor chance do primeiro tempo foi de Gabriel Jesus por volta dos trinta minutos. Seu companheiro de equipe brasileiro Gabriel Martinelli passou brilhantemente por Cesar Azpilicueta antes de fazer um cruzamento preciso na segunda trave em direção a Jesus completamente desmarcado.O cabeceio do atacante, no entanto, saiu ao lado, e sua seca de gols de oito jogos continuou.
O Arsenal continuou a pressionar o time da casa no segundo tempo, enquanto os homens de Graham Potter lutavam para sair do meio-campo. O gol, que veio de um cruzamento, viu Bukayo Saka acertar um passe rasteiro para a área, que atingiu vários zagueiros do Chelsea. A bola parecia estar entrando, mas para garantir, Gabriel a enfiou no fundo da rede de perto. Após o gol, o Arsenal continuou a pressionar, com chances para Saka e Martin Odegaard, mas os visitantes não conseguiram dobrar a vantagem. O Chelsea teve um susto de pênalti no final do segundo tempo, pois parecia que Marc Cucurella havia segurado a bola dentro da área, mas uma rápida verificação do VAR confirmou que o incidente aconteceu fora da área. Muito se falou sobre o retorno de Pierre-Emerick Aubameyang para jogar contra seu ex-time, mas o atacante lutou para deixar sua marca na partida, recebendo um cartão amarelo aos 27 minutos por uma entrada dura em Ben White e sendo substituído aos 64 minutos por Armando Broja. A seguir, o Arsenal receberá o Brighton na Carabao Cup, enquanto o Chelsea enfrentará a monstruosa tarefa de enfrentar o Manchester City na mesma competição.
Após a derrota contra o Manchester United em Old Trafford no início da temporada, houve perguntas sobre se eles poderiam manter essa surpreendente disputa pelo título. Eles silenciaram alguns céticos com a vitória contra o Liverpool, e uma vitória contra rivais intermunicipais fora de casa é mais um teste que eles completaram. Mesmo com artilheiros como Jesus e Odegaard não marcando, eles encontraram uma maneira de marcar gols. Os homens de Mikel Arteta só precisam enfrentar o Wolves na Premier League antes do intervalo da Copa do Mundo, e a esperança para eles é que permaneçam na liderança antes do período de Natal.
O Arsenal tem nas mãos um talento fantástico em Saliba. Com apenas 21 anos, o francês se destacou e fez uma exibição fantástica contra os rivais fora de casa. Ele foi essencial na rajetória limpa dos Gunners e, com três rebatidas, um bloqueio, duas assistências s e dois dos três duelos de chão vencidos, ele era o coração da defesa. Ao lado de White, os dois formam um par formidável no lado direito do Arsenal, e Aubameyang, junto com Mason Mount, lutou imensamente para passar pelos dois.