A Arábia Saudita pretende aumentar as receitas da sua liga de futebol e colocá-la no “top 10 do mundo”.
O fundo soberano da Arábia Saudita assumiu o controle de quatro dos principais clubes de futebol do reino, incluindo o Al Nassr, onde Cristiano Ronaldo joga, enquanto o governo retoma um plano para privatizar vários clubes desportivos estatais.
O Fundo de Investimento Público (PIF) detém 75 por cento do Al Ittihad, Al Ahli, Al Nassr e Al Hilal. Todos estão na primeira divisão da Liga Profissional Saudita , exceto o Al Ahli que está na Primeira Divisão Saudita, de segunda divisão. A PIF já adquiriu várias empresas antes de as privatizar, embora muitas vezes parcialmente.
Ao contrário da Premier League e de outras equipes européias, os clubes sauditas não estão sujeitos às regras de gastos da UEFA, o que significa que não há limite para os salários que o PIF pode oferecer para atrair jogadores de topo para o Médio Oriente.
O esporte é um dos pilares do plano de diversificação econômica Visão 2030 do governo, que procura construir novas indústrias e criar empregos – e o PIF está no centro desse esquema.
O plano de privatização, centrado principalmente nos clubes de futebol e lançado pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, permite que empresas e agências de desenvolvimento invistam e assumam o controlo dos clubes, informou a SPA.
Maior receita, nomes maiores
O reino pretende que a receita da Liga Profissional Saudita aumente para 1,8 bilhão de riais (480 milhões de dólares) anualmente até 2030, de 450 milhões de riais (120 milhões de dólares). Ela espera que seu valor de mercado suba para mais de 8 bilhões de riais (US$ 2,1 bilhões) no mesmo período, acrescentou a SPA.
O ministério dos esportes disse que o clube de futebol da Segunda Divisão, Al-Suqoor, será transformado em uma empresa e propriedade da NEOM, que está por trás do projeto do reino para construir uma cidade futurista no deserto.
A gigante petrolífera saudita Aramco será proprietária do Al-Qadsiah, clube da Primeira Divisão saudita, o Alula FC, da Terceira Divisão, será propriedade da Comissão Real do Al-Ula e o Al-Diraiyah FC, clube da Primeira Divisão, será controlado pela Diriyah Gate Development Authority.
Entretanto, o reino investiu dinheiro na melhoria da sua posição no futebol. A PIF liderou um consórcio para comprar o Newcastle United, time da Premier League, em outubro de 2021.
A liga também atraiu alguns dos jogadores mais condecorados do esporte, principalmente o grande Cristiano Ronaldo, que ingressou no Al Nassr no final do ano passado.
“A Saudi Pro League… será apoiada na sua ambição de estar entre as 10 melhores ligas do mundo”, disse SPA.
Fique por dentro das notícias, resultados e análises sobre a Futebol saudita aqui no Bets.com.br