Treinador tem a chance de ser o primeiro técnico brasileiro a conquistar um título com o Bolívar
Antônio Carlos Zago está a 90 minutos de levar o Bolívar a conquistar o seu 30º título no futebol profissional boliviano.
Se conseguir levantar a taça do Torneio Apertura, o treinador brasileiro entrará de vez para a história da “La Academia del Fútbol Boliviano'', como é conhecido o time no país.
Para que isso aconteça, o Bolívar precisa vencer neste domingo (12/06), às 17h, o The Strongest, na final do Campeonato Boliviano.
Sua equipe chega até a decisão após atropelar o Blooming na semifinal e vem com a moral elevada para o confronto com o seu maior rival.
Zago é muito lembrado pelos títulos importantes como zagueiro, como a Libertadores pelo São Paulo e o bi-campeonato brasileiro pelo Palmeiras.
Porém, como treinador, se conquistar o Campeonato Boliviano, será a maior glória em sua atual função.
Antônio Carlos Zago não é o primeiro treinador brasileiro do Bolívar
Quem não acompanha de perto o campeonato boliviano pode imaginar que Zago é o primeiro treinador brasileiro no Bolívar. Porém, essa relação existe há muitos anos, tendo sido Vinícius da Silva o primeiro treinador “BR” na equipe.
Sua passagem foi marcada pela chamada “Operación Retorno” de 1965, quando o técnico trouxe a equipe novamente para a primeira divisão.
Em 1973, o campeão mundial Djalma Santos assumiu o cargo, mas ficou apenas dois meses. Em 2018, 45 anos depois, Vinicius Eutrópio treinou a equipe, porém sem muito êxito.
Antônio Carlos Zago chegou em 2021 ao Bolívar, tornando-se o quarto treinador brasileiro a comandar a equipe. O técnico dirigiu o clube em 21 vezes, terminando na quarta colocação, levando a equipe para a fase eliminatória da Libertadores.
Confira a campanha do Bolívar comandado por Zago até a final do Apertura
No Campeonato Boliviano, o Bolívar terminou a primeira fase na liderança do grupo B com 37 pontos conquistados em 16 partidas. Foram 12 vitórias, 1 empate e apenas 3 derrotas.
Nas quartas-de-final passou pelo Oriente Petrolero, após vencer por 7x6 nos pênaltis.
Já nas semifinais, duas vitórias sobre o Blooming, sendo uma goleada na última partida.
Agora a equipe se prepara para encarar o maior rival na grande final, o The Strongest.
Brasileiros campeões na Bolívia?
Se conseguir levar o Bolívar ao primeiro título nacional da Bolívia no ano, Antônio Carlos Zago pode se igualar a outros treinadores brasileiros.
O primeiro a conquistar um título no país vizinho foi Waltercillo Rodrigues, em 1975, comandando o Guabirá na Copa Simón Bolívar. Em 1990, Antônio de Lacerda foi campeão Boliviano com o Oriente Petrolero.
Zago pode ser o terceiro brasileiro a conquistar tal feito. Será que o treinador vai conseguir? Faça as suas apostas e acompanhe o blog do Bets para ficar por dentro de tudo do futebol sul-americano.