O jogador de futebol profissional Andy Delort é um atacante do clube francês, Olympique Gymnaste Club Nice Côte D’azur, ou simplesmente OGC Nice, desde 2.021. Andy tem 1,82m de altura e pesa 82 Kg. O atleta disputa seus jogos usando a camisa Nº 7.

(en.wikipedia.org) Logomarca do clube OGC Nice.

Andy Delort nasceu no dia 9 de outubro de 1991 na cidade de Sete, na França.

Ele é descendente de ciganos por parte de pai e de Argelinos por parte de mãe. No mês de maio de 2019, Andy solicitou e conseguiu a sua cidadania Argelina.

O jogador defende sua equipe OGC Nice, mas também participa de jogos internacionais, defendendo a seleção da Argélia e também da França, sempre que é convocado.      

ESTILO DO ATACANTE.

Andy Delort é um atleta poderoso e determinado a realizar gols. O seu perfil como atacante apresenta um bom rendimento com bolas altas, e grande facilidade em manipular jogos aéreos. Sua velocidade é sempre muito bem controlada e o jogador possui uma ótima arrancada durante a corrida.

Seus chutes são fortes, o que facilita muito a possibilidade de realizar gols com chutes de longe.

O jogador já afirmou em algumas entrevistas, que sempre se espelhou em jogadores tais como Wayne Rooney, Éric Cantona e Jean Pierre Papin, entre outros.

PRIMEIROS TREINAMENTOS.  

O jogador Andy iniciou sua trajetória no futebol com apenas 6 anos de idade, em 1997, quando seus pais o colocaram na associação de esportes da cidade, a FC Sète 34, onde o garoto Delort começou a receber orientações técnicas do futebol amador, na modalidade juvenil.

Andy também frequentou o clube amador Pointe Courte AC Sète.

Porém foi na FC Sète 34 que o jogador recebeu a base mais firme para se tornar um profissional do futebol. Andy treinou futebol até o ano de 2008, frequentando a ala juvenil e depois jogando pelas categorias de base.

Andy DELORT de Nice durante a partida semifinal da Copa da França entre Nice e Versalhes no Allianz Riviera em 1º de março de 2022 em Nice, França. (Foto de Johnny Fidelin/Icon Sport via Getty Images)

PRINCIPAIS CLUBES.

O jogador Andy Delort, como um bom descendente de ciganos, por parte de seu pai, sempre esteve atuando em clubes diferentes durante a sua carreira.

ATLÉTICO CLUBE AJACCIO -

A sua primeira participação em jogos como um atleta profissional, aconteceu junto ao Atlético Clube Ajaccio, em 2008 onde se tornou rapidamente o artilheiro da Liga SUB-19 francesa, com 30 gols marcados.

A desenvoltura do jovem Delort logo chamou a atenção de outros clubes. Os dirigentes do Girondins de Bordeaux e do Borussia Dortmund passaram a fazer propostas para o jogador.

NÎMES OLYMPIQUE FC -  

Porém ele recusou todas, e acabou ingressando no clube Nimes Olympique em 2009.  No dia 30 de agosto de 2009, Andy realizou sua primeira partida pelo Nimes, contra o clube FC Metz.

O zagueiro francês do Metz, Thomas Delaine (R), disputa a bola com o atacante, Andy Delort à esquerda, durante a partida de futebol francês L1 entre Montpellier (MHSC) e Metz (FCM) em 5 de fevereiro de 2020, no Mosson Stadium em Montpellier, sul da França. (Foto de PASCAL GUYOT/AFP via Getty Images)

ATLÉTICO CLUBE AJACCIO -

Durante o mês de junho de 2010, Andy retornou ao seu clube Ajaccio. Em um jogo do dia 15 de setembro daquele ano, durante a Copa da Liga da França, enfrentou o clube Le Havre e garantiu 2 gols naquela disputa.

No dia 28 de janeiro de 2011 Delort assinou seu primeiro contrato oficial, junto ao clube Ajaccio, como profissional sênior, com validade de 3 anos e meio.

No ano de 2012, o jogador foi emprestado ao FC Metz, da Liga 2, e assinou um contrato de empréstimo válido por 6 meses. Naquela ocasião, Delort chegou a disputar 13 jogos e marcou 1 gol.

Na temporada de 2012/2013, o craque retornou ao Ajaccio e já marcou seu 1º gol em um jogo da Liga 1, que ocorreu no dia 27 de abril de 2013, contra o rival Montpellier HSC, que foi derrotado por 2x1.

No final daquela temporada, Delort já havia concretizado 16 gols pela Liga 1.

TOURS FC -  

No ano de 2013, Andy Delort saiu do clube Ajaccio e ingressou no Tours FC, pela Liga 2. O jogador assinou um contrato válido por 2 anos e mais um opcional. Aquela temporada de 2013/2014, foi espetacular para o jogador.

Ele conseguiu marcar 24 gols em 36 partidas, e realizou mais 8 assistências. Delort então foi nomeado como o melhor atleta da Liga 2, nomeado pela France Football.

Andy Delort do Wigan Athletic parece superar Eric Lichaj do Nottingham Forest durante o Sky Bet Championship entre Wigan Athletic e Nottingham Forest no DW Stadium em 30 de setembro de 2014 em Wigan, Inglaterra. (Foto de Gareth Copley/Getty Images)

WIGAN ATHLETIC FC -

Durante o verão de 2014, o atacante assinou um contrato com o clube inglês, o Wigan Athletic, da 2ª divisão, por uma taxa de transferência menor que 3 milhões de libras. Porém o jogador não se saiu bem naquela temporada e devido a isso, o treinador foi demitido.

Com a chegada de um novo treinador, Malky Mackay, Delort acaba não se adequando às novas regras, e assim, solicita ao clube que ele possa retornar ao Tours FC.

TOURS FC -

Depois de atuar junto ao clube inglês Wigan, por cerca de 1 ano, o jogador acabou não se adaptando bem com a equipe inglesa, e migrou novamente para o clube Tours FC. No verão de 2015, o craque retornou como um empréstimo permanecendo ali até o fim da temporada. Andy Delort naquela ocasião, precisou concordar com uma redução de metade do seu salário, a fim de obter o seu tempo normal de jogo novamente.

TIGRES UANL -

Depois de integrar a equipe do clube francês, Stade Malherbe Caen, por menos de 1 ano, o jogador Delort acabou assinando um contrato com o clube de futebol mexicano. Os Tigres de La Universidad Autônoma de Nuevo León, ou Tigres UANL, receberam bem o jogador, que já tinha um colega francês jogando na equipe, André Pierre Gignac.

O contrato assinado pelo atleta, válido por 4 anos, envolveu um valor como taxa de transferência de 8 milhões de Euros, que foi pago ao clube Caen.

No dia 22 de outubro de 2016, Delort já marcou seu 1º gol pela Liga MX, em uma disputa contra o rival Club Universidad Nacional, conhecido como os Pumas.  Naquele jogo, que ocorreu no estádio Olímpico Universitário, o Tigres foi vitorioso com final de 3x1.

Apesar de ter começado muito bem naquela equipe, Andy Delort não permaneceu no clube nem por 7 meses. Entretanto, mesmo em sua rápida passagem pelo clube, o atleta conseguiu marcar 3 gols disputando 14 jogos.

TOULOUSE FC -

Depois de obter uma experiencia junto ao clube mexicano, Delort resolveu retornar a França. No dia 26 de janeiro de 2017, o jogador assinou um contrato com o time francês Toulouse FC, válido por 4 anos, envolvendo uma taxa de transferência de 6 milhões de Euros.

No dia 2 de fevereiro, Delort fez a sua estreia com o time e logo de cara já marcou seu primeiro gol em uma disputa contra o clube Angers Sporting Club, que foi derrotado por 4x0.

O craque marcou gols também em suas 2 partidas seguintes, contra o Lorient FC e o SC Bastia.

OGC NICE -

No dia 28 de agosto de 2021, o atleta fechou negócio com o clube francês, Nice, da Liga 1, e assinou um contrato válido por 4 anos.

Posteriormente, Delort mencionou para o treinador Djamel Belmadi, que não pretendia jogar pela seleção no ano de 2022, para se concentrar mais em seu clube francês, Nice.


Compartilhe esse conteudo