O jogador de futebol profissional Andrea Belotti é um atleta italiano. Ele nasceu no dia 20 de dezembro de 1993, na cidade de Calcinate, província de Bergamo na Lombardia, ao norte da Itália.

O jogador Belotti é um atacante e atualmente joga pelo clube italiano Torino Football Club, desde 2015, usando a camisa Nº 9. O seu apelido carinhoso é GALO, visto que ele sempre faz uma crista de galo com sua mão, na sua testa, após fazer um gol.

Esse apelido surgiu através de um amigo de infância de Andrea, cujo sobrenome era Gallo, Yuri Gallo. Certa vez, o amigo sugeriu a Belotti, brincando, que ele poderia imitar a crista de um gallo toda vez que marcasse um gol, a fim de homenageá-lo dentro de campo.  

(en.wikipedia.org) Logomarca Clube Torino FC.

Ele tem 1,81m de altura e pesa 72 Kg.

Além de mostrar um excelente desempenho no clube Torino, Belotti também participa em campeonatos internacionais defendendo a seleção da Itália, sempre que é convocado.

Como um jogador de grande prestígio mundial, Belotti já conquistou diversos prêmios em sua carreira e tem sido admirado e elogiado por grandes empresários ligados ao futebol internacional.

O lendário e superpremiado treinador italiano, Arrigo Sacchi, mencionou certa vez sobre Belotti: “Ele é um exemplo porque Deus não o abençoou com um grande talento, mas com valores maiores, como generosidade, entusiasmo e paixão! ”

ESTILO DE JOGO.

O jogador Andrea Belotti é conhecido por ser um atacante bem incisivo. Ele começou sua carreira como um meio campista, mas com a orientação de seu treinador Alessio Pala, durante sua atuação na modalidade juvenil, no clube

Albino Leffe, o jogador mostrou um rendimento bem maior como atacante.

O atleta já foi comparado com o grande atacante, Gianluca Vialli, por ter um estilo de ataque rápido e direto, e com grande potencial de força em seus chutes.

Belotti também apresenta grande facilidade em ambos os pés, e já demonstrou ter uma poderosa arrancada na corrida, deixando seus rivais para trás.

A sua visão de jogo também é muito apurada, facilitando bastante ao jogador, criar novas estratégias de passes próximos ao gol.

Belotti consegue equilibrar bem durante um jogo, a sua inteligência tática, seus posicionamentos em campo e seu potencial de corrida (work rate).

(life bogger.com) Andrea Belotti, o Galo, festejando gols em seu estilo único.

PRIMEIROS CLUBES.

Os primeiros treinamentos que o jogador Belotti recebeu ocorreram durante sua infância, com 10 anos de idade, em 2003. Apesar de ter nascido em uma família humilde de trabalhadores, seus pais sempre fizeram o máximo para que Belotti pudesse realizar seus sonhos.

ALBINO LEFFE -

Depois de permanecer durante 3 anos recebendo treinamentos pela modalidade juvenil, na associação esportiva Grumellese Cálcio, no ano de 2006 ele ingressou no clube Albino Leffe, e ali o jogador obteve a sua melhor base para se tornar um profissional.

O jogador Belotti permaneceu no clube Albino Leffe até 2012, jogando nas categorias de base, e naquele ano passou a ser um jogador sênior, profissional, jogando pela equipe principal.

Durante a temporada de 2011/2012, Belotti fez a sua estreia pela equipe principal e disputou 8 jogos pela série B, garantindo 2 gols. Anteriormente o atleta havia feito 13 gols pela modalidade juvenil, passando a ser o artilheiro da equipe, conquistando o prêmio Troféu Dossena, no mês de junho de 2012.

Na temporada seguinte, 2012/2013, Belotti participou em 31 jogos pela Liga Pro Prima Divisione, e garantiu 12 gols marcados.

Ele também teve uma forte participação na Copa da Itália. Durante aqueles campeonatos, Andrea foi apelidado de Belottino, visto que o zagueiro Mauro Belotti também estava no elenco daqueles jogos.  

PALERMO FC -

Durante o mês de setembro de 2013, Belotti acabou migrando para o clube Palermo da série B, através de um empréstimo do jogador, por uma taxa de 500.000 Euros. E uma cláusula em caso de rescisão no valor de 2,5 milhões de Euros.

No dia 24 de setembro, Belotti fez a sua estreia em um jogo contra o clube Sportiva Calcio Bari, que foi derrotado em 2x1, e ele deu uma assistência ao colega Kyle Lafferty, que executou o gol.

Andrea Belotti do Torino FC (à esquerda), e Ivan Radovanovic do US Salernitana 1919 competem pela bola durante a partida da Série A entre US Salernitana 1919 e Torino FC no Stadio Arechi, Salerno, Itália, em 2 de abril de 2022. (Foto de Giuseppe Maffia/NurPhoto via Getty Images)

O primeiro gol de Andrea junto ao clube aconteceu em 5 de outubro em uma disputa contra o clube Brescia, e no ano seguinte, 2014, o jogador foi promovido à série A, depois que conquistou mais uma vitória, jogando fora de casa, contra o clube Novara FC com resultado em 1x0. Belotti finalizou aquela temporada com seus 10 gols marcados durante o campeonato.

Com 20 anos de idade, o atleta estreou na série A no dia 31 de agosto de 2014, em uma disputa contra o Unione Calcio Sampdoria.

No mês de setembro, o clube Palermo oficializou a permanência do jogador junto à equipe, por aproveitar uma cláusula contratual que dava a oportunidade de compra total do jogador.

E no dia 13 de dezembro de 2014, Belotti garantiu o gol da vitória nos acréscimos contra o clube Sassuolo em 2x1, realizando a sua 7ª partida com vitória consecutiva, o que foi o mesmo recorde que foi alcançado em 2009 sob a liderança do treinador Delio Rossi. Durante aquela temporada Andrea Belotti disputou 38 jogos e garantiu 6 gols para o Palermo FC.

Andrea Belotti da Itália beija o Troféu Henri Delaunay após a vitória de sua equipe na final do Campeonato da UEFA Euro 2020 entre Itália e Inglaterra no Estádio de Wembley em 11 de julho de 2021 em Londres, Inglaterra. (Foto de Andy Rain - Pool/Getty Images)

TORINO FC -

Depois de grandes conquistas, Belotti foi contratado pelo italiano Torino FC, no dia 18 de agosto de 2015, com uma taxa de transferência de 7,5 milhões de Euros. Seu primeiro gol foi contra o Bologna que perdeu por 2x0.

Uma das grandes “maldades” que o jogador realizou em sua carreira foi fazer um gol no goleiro do clube Juventus, Gianluigi Buffon, que iria bater um recorde de maior tempo sem sofrer gols. Belotti “estragou a festa” dele, quando executou um gol de pênalti, aos 48 minutos. Entretanto, o Torino perdeu aquele jogo, em casa, por 4x1.

Belotti terminou aquela temporada de 2015/2016 com um total de 12 gols em 35 jogos realizados.

Na temporada seguinte 2016/2017, durante a 2ª rodada de jogos, no dia 28 de agosto de 2016, Andrea realizou seu primeiro hat trick, garantindo 3 gols na mesma partida contra o Bologna que foi derrotado por 5x1.

E no dia 4 de dezembro de 2016, o contrato do atleta com o clube Torino foi prorrogado até 2021, com a adição de uma cláusula de liberação no valor de 100 milhões de Euros válida somente para clubes estrangeiros.

No dia 5 de março de 2017, Andrea bateu um recorde. Ele realizou novamente um hat trick, porém foi o mais rápido da série A, desde janeiro de 2000, quando o ucraniano Andriy Shevchenko havia batido um recorde.

Posteriormente, no dia 12 de dezembro de 2020, o jogador Belotti atingiu seu 100º gol pela equipe do Torino, quando jogou contra o Udinese, que venceu o jogo por 3x2. Com aquele gol, Belotti se tornou um dos maiores artilheiros de todos os tempos pelo clube, e foi incluído na lista oficial dos artilheiros do clube.

E no dia 30 de outubro de 2021, Belotti iniciou sua 7ª temporada com o clube, disputando um jogo contra o Atalanta, que foi derrotado em 2x1 pelo Torino.

Compartilhe esse conteudo