O Andorra Football Club é um time do principado de Andorra que joga na Espanha, mais precisamente na Primera Division RFEF, a terceira divisão do futebol espanhol. Isso se deve porque quando o clube foi fundado em uma época que não existia uma federação no principado e o clube então pediu para participar da competição espanhola.

Desde então o time joga os campeonatos espanhóis e já até foi campeão da Copa da Catalunha, eliminando o Barcelona durante a campanha. Desde 2018, o clube pertence ao zagueiro do Barcelona Gerard Piqué, juntamente com o investidor Kosmos Holding.

Últimas temporadas

Em 2018, o Andorra disputou somente os campeonatos regionais quando foi adquirido pelos investidores. No ano seguinte, o clube contratou novos profissionais, atletas e comissão técnica e acabou vencendo a Copa da Catalunha.

Com a promoção, recebeu o direito de competir na quarta divisão da temporada 2019-20 e manteve-se na divisão, até que com o novo sistema de divisões criados pela Federação Espanhola, conseguiu o acesso para a terceira divisão na temporada 2021-22.

Elenco do Andorra FC

O time do Andorra é um pouco mais experiente, com média de idade de 27 anos. Apesar disso, conta com jovens no elenco, como o centroavante Albert Rosas, de 19 anos. O mais velho é o meia central Márcio Vieira, 37.

Elenco FC Andorra - créditos da imagem: cdn.record

Há alguns estrangeiros no clube, 12 no total, o que representa 50% do time. O técnico Koldo dirige o time desde a temporada 2020, quando ingressou na Primera Division RFEF.

O time titular vai a campo com o goleiro Iker Álvarez, 20, os zagueiros Marc Vales, 31, e Moisés San Nikolás, 28. Na lateral direita Marc García, 30, e na lateral esquerda Eric de Pablos, 22.

No meio de campo, o volante Marc Rebés, 27, o meia central Albert Reyes, 25, o meia ofensivo Jordi Aláez, 24, e o meia atacante Marc Pujol, 36. Na frente, o ponta esquerda e capitão Sergio Moreno, 30 e o centroavante Cristian Martínez, 32.

O técnico prefere um time para frente, que marca as saídas de bola e não oferece espaço para o adversário. Sua preferência é um 4 - 4 - 2 clássico, com dois atacantes bem à frente e meias de marcação.

História

O Andorra Football Club nasceu em outubro de 1942 como o primeiro clube do principado de Andorra. Na época, não havia uma Federação Andorrana de Futebol, órgão que só foi fundado em 1994, depois que Andorra se tornou independente e reconhecido internacionalmente.

Estadi Comunal d'Andorra la Vella - créditos da imagem: Wikipedia

Por isso, o clube pediu autorização da FIFA e da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para competir nos campeonatos espanhóis. Foi então que o time foi aceito pela Federação Catalã de Futebol, o que se mantém até os dias atuais, assim o FC Andorra é o único clube do Principado que joga em competições estrangeiras.

Desde a fundação do time também ficou decidido quais seriam as cores: o azul, amarelo e vermelho da bandeira andorrana. O intuito é refletir com orgulho as cores do principado.

Durante seus primeiros 30 anos de história, o clube competiu apenas em torneios regionais, até que em 1977 conseguiu a histórica promoção à Terceira Divisão. Passou algumas temporadas, até que caiu novamente. Na temporada 1979-80 foi campeão do grupo catalão e conseguiu a promoção para a Segunda Divisão B.

Entre temporadas 1980-81 a 1997-98, jogou 17 temporadas na categoria bronze do futebol espanhol. Nesse período, a melhor temporada foi 88-89, a equipe terminou em segundo lugar em seu grupo, muito próximo da promoção à divisão “Segundo A”.

Em 1994, chegou a final da Copa da Catalunha. Na ocasião derrotou o RCD Espanyol nos pênaltis, mas antes disso já tinha desempenhado um grande feito ao derrotar o gigante Barcelona nas semifinais. Um detalhe é que na época o Barça contava com o seu Dream Team.

No fim da década de 90, o time entrou em um pequeno declínio e quase desceu para as competições regionais novamente. Na temporada 1999-2000 só evitou o rebaixamento ao por conta da compensação pela promoção das equipes catalãs ao Segundo B.

Na temporada seguinte, o tricolor ficou na penúltima colocação no campeonato e voltou a perder a categoria. Desde então, o clube vive momentos de dificuldade, mas se estabeleceu na Primeira Divisão Catalã até a promoção em 2016-17.

Em dezembro de 2018, em uma assembleia com os sócios do clube, foi decidido que o clube se transformaria em uma sociedade anônima com finalidade esportiva. O intuito é permitir que investidores privados. Na ocasião, o grupo Kosmos e o futebolista Gerard Piqué, zagueiro do Barcelona, compraram parte dos direitos do clube.

O projeto foi considerado um sucesso, tanto que vieram investimentos, assim o clube sagrou-se campeão do Campeonato Catalão, e assim a promoção ao Terceiro Nível do sistema de divisões espanhol.

Pouco depois, o Andorra FC aproveitou-se da opção de preenchimento da vaga deixada pelo rebaixamento administrativo de Reus e retornaram à Segunda B.

Pique compra FC Andorra 2018 - créditos da imagem: FC Barcelona Notícias

A casa do Andorra é o Estadi Comunal d'Andorra la Vella, um pequeno estádio de futebol em Andorra la Vella, capital de Andorra. A pequena arena tem capacidade para 2 mil expectadores em eventos esportivos e até 5 mil para eventos artísticos e shows.

Além do futebol, também é palco para outros esportes, principalmente o atletismo. É nesse estádio e no Camp d'Esports d'Aixovall que acontecem todas as partidas das competições de futebol do principado, a Primera Divisió e a Segona Divisió.

A Primera Division RFEF

Em 2020 a Real Federação Espanhola criou três novas divisões consideradas semiprofissionais e uma amadora. Dessa forma, Primera Division RFEF passou a ser terceira divisão do sistema da liga espanhola. Ela está abaixo da La Liga e da Segunda Division, e acima da Segunda División RFEF e da Tercera División RFEF.

Desde a temporada 2021-22, o Andorra joga pela Primera Division RFEF. A divisão conta com 40 equipes, divididas em dois grupos que competem entre si. Ao fim das 38 rodadas, as 7 melhores equipes se classificam para a Copa da Espanha, as 2 primeiras são promovidas a divisão acima e o terceiro e quarto lugar disputam os play-offs para a promoção.



Compartilhe esse conteudo