Alphonse Francis Areola é um jogador de futebol francês que atua como goleiro e atualmente defende as cores do West Ham United, clube inglês que disputa a Premier League. Além disso, o arqueiro também atua pela Seleção Francesa.

O jogador de 29 anos nasceu em Paris, no dia 27 de fevereiro de 1993 e tem origens filipinas em sua família.

Ele iniciou a sua trajetória no futebol ainda criança, em 1999 no Petits Anges, clube parisiense, em 1999, quando tinha apenas 6 anos. Ficou no time até 2006, quando iniciou o trabalho no Paris Saint-Germain.

Em 2009, começou a treinar no INF Clairefontaine, um centro de treinamento especializado, comandado pela Federação Francesa de Futebol (FFF), onde já passaram estrelas como Anelka, Ben Arfa, Matuidi, Mbappé e Thierry Henry.

Alphonse Areola estreia no Paris Saint-Germain

Areola assinou um contrato profissional em julho de 2009 com o PSG, onde ficou na equipe B por alguns anos.

O goleiro fez o seu primeiro jogo em maio de 2013, entrando em campo aos 48 minutos, em uma vitória por 3 a 1 contra o Brest.

O arqueiro em campo durante partida pelo Paris Saint-Germain. (Foto: Divulgação Facebook Oficial do Alphonse Areola)

Como o PSG já havia conquistado o título da Ligue 1, deu uma oportunidade para Alphonse Areola em uma partida fora de casa contra o Brent, onde o time parisiense venceu por 3 a 1.

No dia 23 de julho de 2013, acontece o primeiro dos muitos empréstimos em sua carreira, sendo cedido ao Lens para disputar a temporada 2013/2014. Na época a equipe disputava a Ligue 2, a segunda divisão francesa.

Premiações importantes na vida do goleiro

O goleiro ajudou o Lens a terminar a temporada na segunda colocação, ganhando o acesso para a Ligue 1. As atuações de Areola credenciaram o atleta a vencer o prêmio de Goleiro do Ano da Ligue 2.

Além disso, ele também ganhou o prêmio Eurosport Revelação do Ano, superando nomes como N'Golo Kante e Gaëtan Bussman.

Pela equipe, Alphonse Areola participou de 36 partidas, tendo sofrido 32 gols e 12 partidas com “clean sheet” (quando o goleiro não sofre gols).

Na temporada 2014/2015, o então goleiro do PSG é emprestado novamente, desta vez para o Bastia.

Pela equipe, fez a sua estreia em um empate por 3 a 3 contra o Marselha. Durante sua passagem pelo clube, Areola fez 40 jogos, sofrendo 48 gols e passando 13 partidas sem ser vazado.

Seu time terminou na 12ª colocação da Ligue 1, além de ter ficado com o vice-campeonato da Copa da Liga Francesa, ao ser derrotado na final inclusive pelo próprio PSG, equipe detentora dos seus direitos econômicos, por um placar de 4 a 0.

Areola se muda para a Espanha

Para a temporada 2015/2016, Areola foi emprestado novamente, mas dessa vez o goleiro embarcou na Espanha, onde foi defender o Villarreal.

Ele foi contratado por um ano, para substituir Sergio Asenjo que sofreu uma lesão que demoraria um longo prazo para ser tratada.

Pelo clube espanhol, o goleiro fez ótimas apresentações e estabeleceu um recorde ao passar 620 minutos sem sofrer um gol.

No Villarreal Areola, também fez a sua estreia em torneios europeus, participando da UEFA Europe League, realizando cinco partidas pelo torneio, em que o Villarreal foi eliminado nas semifinais pelo Liverpool.

Ao todo, foram 37 jogos pelo time espanhol, com 32 gols sofridos e 17 partidas com “clean sheet”.

Areola em ação pelo Villarreal, onde o goleiro fez grandes jogos. (Foto: Divulgação Facebook Oficial do Alphonse Areola)

Retorno ao PSG, mas novos empréstimos

Após um ano incrível na Espanha, Alphonse Areola finalmente ganhou a chance de jogar pelo seu time formador.

Iniciou no PSG em uma partida diante do Arsenal pela Champions League, onde também fez a sua estreia pelo torneio europeu.

O resultado foi um empate em 1 a 1. Depois desse jogo, se estabeleceu como goleiro titular da equipe. Em seus próximos oito jogos, Alphonse Areola ficou quatro partidas sem levar gols.

Entretanto, algumas más atuações nas partidas seguintes culminaram na substituição pelo alemão Kevin Trapp, que assumiu o gol do PSG.

Nas temporadas seguintes, o goleiro seguiu alternando a meta parisiense com Kevin Trapp, atuando em partidas pela Ligue 1 e torneios europeus, enquanto o alemão era o titular dos jogos das copas.

Com a chegada do veterano Gianluigi Buffon, Areola acabou se tornando, de fato, o goleiro substituto do PSG.

Pela equipe francesa foram 107 jogos, com 87 gol sofridos e 53 “clean sheet”. Além disso, conquistou por 4 vezes o Campeonato Francês, 3 vezes a Supercopa da França, Copa da Liga Francesa e Copa da França.

Em 2019, é cedido por empréstimo para o Real Madrid, como parte do acordo para a ida de Keylor Navas ao PSG.

Pelo Real, Alphonse Areola amargou a reserva de Cortouis, tendo realizado apenas nove jogos, sofrendo 11 gols e ficou só três jogos sem ser vazado. Na Espanha, ainda faturou um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha.

Areola começa uma nova etapa na Inglaterra

O atleta chega em 9 de setembro de 2020 para jogar pelo Fulham, por empréstimo de uma temporada com opção de compra.

No clube, o goleiro conseguiu ser eleito o jogador da equipe da temporada, mas não evitar o triste rebaixamento.

Já no ano seguinte, ele chega ao West Ham United, sua atual equipe, também por empréstimo, com opção de compra a ser vencida em julho de 2022. Será que agora ele se firma no clube?

França ou Filipinas? A escolha de Alphonse por uma seleção

Por ter origem Filipina, Alphonse Areola recebeu uma proposta, feita pessoalmente pelo gerente da seleção, Dan Palami, a considerar defender as Filipinas ao invés da França.

Porém, o goleiro já tinha representado a França em todos os níveis juvenis e optou por defender “Os Azuis” (Les Bleus) ao longo da carreira.

Por falar em níveis juvenis, Areola foi campeão da Copa do Mundo Sub-20 em 2013.

Já pela equipe profissional, a primeira convocação surge em 2015, para alguns amistosos preparatórios pensando na Eurocopa 2016. O goleiro, entretanto, não fez parte do elenco que foi vice-campeão da competição.

Porém, esteve na equipe do técnico Didier Deschamps que disputou a Copa do Mundo de 2018. Alphonse foi o terceiro goleiro, atrás de Hugo Lloris e Steve Mandanda, e comemorou o título se tornando Campeão Mundial.

Alphonse Areola fez parte do elenco campeão da Copa do Mundo de 2018. (Foto: Divulgação Facebook Oficial do Alphonse Areola)

Sua estreia como titular da França aconteceu na Liga das Nações da UEFA 2018, em jogo contra a Alemanha. A partida terminou empatada em 0 a 0 e Areola foi eleito o homem do jogo.

O goleiro continua fazendo parte das convocações da seleção francesa e pode mostrar seu talento defendendo a meta durante a Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Compartilhe esse conteudo