O Allsvenskan teve início em 1924 e hoje é considera a maior liga de futebol da Suécia. Antigamente, lá em 1896, os campeonatos da Suécia eram jogados por partidas conhecidas como mata-mata.

Seu nome em inglês é o All-Swedish e também pode ser chamado de Fotbollsallsvenskan. Esta liga foi criada para o futebol masculino sueco.

Suas partidas eram disputadas em casa e fora. E para se tornar um líder do campeonato sueco a equipe precisa ser campeã em 30 rodadas.

Hoje, participam da liga 16 equipes e o torneio desde 1959 que acontece na primavera/outono.

Em todas as temporadas do ALLSVENSKAN, as quatro equipes melhor colocadas recebem medalhas. O vencedor da série recebe Ouro, o vice-campeão recebe prata grande, o terceiro colocado recebe prata pequena e o quarto recebe bronze.

Escudo da ALLSVENSKAN. Créditos da imagem: Wikipedia

História

O Fotbollsallsvenskan foi criado em 1924 e é considerada a primeira liga sueca de futebol masculino.  Foi disputada por times clássicos como o AIK IFK, alguns dos clubes mais antigos da Suécia.

Os primeiros vencedores do Allsvenskan, no período de 1924 e 1930, eram coroados como campeões da liga e recebiam medalhas de ouro

Todas as suas temporadas dão início no final de março até o início de novembro. Os 16 clubes se enfrentam duas vezes e isso resulta em um total de 30 partidas.

Nos coeficientes da UEFA, o Allsvenskan está classificado na 23º posição, essa classificação é de acordo com a análise dos últimos 5 anos nas competições Europeias.

Já na Ligas da Escandinávia, a competição fica em segundo melhor, atrás somente da Dinamarca.

Os 3 maiores clubes da Suécia são Estocolmo, Gotemburgo e Malmö e as equipes com mais campeonatos suecos são Malmö FF com 22 vitorias, IFK Göteborg com 18 e IFK Norrköping com 13.

O Allsvenskan já acumula 96 temporadas, isso já incluindo a temporada de 2021. E na sua primeira temporada em 1924 o seu primeiro vencedor foi GAIS.

E em 1982, foi introduzido na liga o play-off, afim de determinar quem serão os campeões do campeonato sueco.  As temporadas com o play-off tiveram uma sequência de dois anos seguidos e foi chamada de Mästerskapsserien.

Principais campeonatos e Troféus

O Malmö FF foi um dos favoritos na liga por mais tempo. No final da década de oitenta, o clube venceu a competição cinco vezes seguidas. Já no começo da década de 1990, com três pontos à frente do segundo lugar, se tornou vencedor novamente.

Na década de 1990, o Göteborg levou para casa cinco títulos da liga, sendo o maior vencedor da década. Em 1993 a temporada do Fotbollsallsvenskan teve um retorno clássico com as suas 14 equipes.

Somente em 2008, o número de participantes aumento, e o campeonato passou a ter 16 equipes.

Assim, já no início dos anos 2000 os times como Djurgårdens IF levou três títulos em 2002, 2003 e 2005. Em 2004 perdeu para o Assyriska FF. No mesmo ano, o Örebro SK saiu da liga por problemas financeiros.

Em 2001, foi criado um troféu com o nome do antigo presidente da UEFA, Lennart Johansson. Antes disso, entre 1903 e 2000, era um troféu diferente, chamado de era Clarence von Rosen, dado em homenagem ao primeiro presidente da Federação Sueca de Futebol.

Além das premiações de troféu para o time campeão e medalhas individuais dadas aos jogadores, o Allsvenskan também faz premiação ao jogador mais valioso, o melhor goleiro do ano, melhor zagueiro, meio-campista, melhor atacante do ano, o novo estreante do ano, o melhor treinador e o melhor artilheiro do ano, todos recebem um prêmio na Liga Sueca.

Desde a criação da Allsvenskan até a temporda de 2020, um total de 66 clubes já participaram da liga e nenhuma equipe foi membro da liga em todas as temporadas desde sua criação.

Foi um total de 96 temporadas, das quais o clube AIK é o que mais teve participações. Seu recorde é 91 temporadas jogadas, das quais em apenas cinco delas não disputou.  O Malmö FF é o segundo nesse quesito, com 63 temporadas disputadas.

Troféu Lennart Johansson. Créditos da imagem: Wikipedia


Atualidade

Durante a temporada de 2020, os 16 clubes participaram. Mesmo com a pandemia, o campeonato não parou. Nesta temporada, destacam-se os seguintes números:

O retrospecto de alguns times não agradou. É o caso do AIK, que ficou na nona posição. O time que possui 6 títulos venceu seu último em 2018.

O BK Häcken, ficou em terceiro lugar e até o momento não possui nenhum título, assim como o Degerfors IF, que ficou na segunda posição em 2020 mas não conquistou a principal liga da Suécia.

Assim o Djurgårdens IF, que conquistou o quarto lugar na temporada e ficou em sétimo titulo em 2019. O Halmstads BK ficou em quinto. A última vez que conquistoua competição foi em 2000, seu tetra campeonato.

Já o IF Elfsborg, ficou em segundo lugar no torneio de 2020. O time conquistou 6 títulos, sendo o seu último em 2012. O IFK Gotemburgo e o IFK Norrköping possuem 13 títulos, o último conquistado em 2007 e 2015 respectivamente.

O clube Kalmar FF ficou na 14ª posição. O time só possui 1 título que ganhou em 2008.

O Malmö FF levou a sua torcida à loucura e foi o campeão em 2020. O troféu foi o vigésimo quarto da história do time.

Já os rebaixados foram o Helsingborgs IF com 26 pontos e Falkenbergs com 24. Em 2021, os dois times disputam a Superettan.

Malmö FF campeão sueco 2021. Fonte: allsvenskan

Estádios sediados para a Liga

A liga sueca de futebol sedia seus jogos em vários estádios. Esses estádios são próprios dos 16 clubes que participam da liga, sendo eles:

O clube de AIK no estádio Arena dos Amigos, com capacidade para 54.000 torcedores. OBK Häcken na Arena Bravida com capacidade para 6.500 pessoas, o Degerfors IF no Stora Valla para até 7.500 torcedores.

Também o Djurgårdens IF e o Hammarby IF na Arena Tele2 com capacidade para 33.000 pessoas, o Halmstads BK no Vall Örjans com  lotação para 10.873 torcedores, o IF Elfsborg na Arena Borås, com capacidade para 16.899.

Arena Tele2 em Estocolmo. Fonte: Wikipedia

Assim também o IFK Gotemburgo no estádio Gamla Ullevi para atender 18.900 pessoas, o IFK Norrköping na sua casa PlatinumCars Arena para 15.734 pessoas, o IK Sirius no seu estádio Nya Studenternas para 10.000 torcedores.

E todos os demais clubes, Kalmar FF na Arena Guldfågeln, o Malmö FF no Estádio Eleda, o Mjällby AIF no Strandvallen, o Varbergs BoIS na Arena Varberg Energi, o Örebro SK na Arena de Behrn e o Östersunds FK na Arena Jämtkraft.





Compartilhe esse conteudo