O atleta russo Aleksandr Sergeyevich Golovin, é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube francês da Liga 1, o  Association Sportive de Monaco FC, desde Julho de 2018, quando assinou contrato com o clube, válido até Junho de 2024.

Golovin atua dentro de campo como um meio campista ofensivo, e usa a sua camisa de Nº 17. O craque tem 1,80m de altura, pesa aproximadamente 69 kg e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Símbolo do clube AS Monaco FC

Além de representar seu clube francês, sempre com muito empenho, Aleksandr também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a

seleção da Rússia, desde 2013, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção juvenil russa SUB-17, aos 17 anos de idade.

O valor comercial de mercado do craque atualmente é de € 25 milhões de euros.

Aleksandr Sergeyevich Golovin nasceu no dia 30 de maio de 1996, na cidade de Kaltan, Oblast, Rússia.

DADOS PESSOAIS

O craque Russo nasceu em uma família humilde de trabalhadores, tendo seu pai, Sergei Golovin, trabalhando como minerador,  e sua mãe, Svetlana Golovin, como uma contadora.

O jovem atleta sempre foi um desportista. Quando criança, adorava andar de skate.

Mas logo em seguida, ao ser levado por seu pai para um amigo e  treinador de futebol amador para crianças, Aleksandr Plyasunov, o garoto de 6 anos de idade ficou encantado com a ideia de se tornar um grande jogador dentro de campo.

Dessa forma, ali mesmo na cidade de Kaltan, o jovem craque Golovin passou a treinar seu futebol com o amigo da família, Plyasunov, que se tornou seu primeiro treinador.

(commons.wikimedia.org) Golovin defendendo a seleção da Rússia em 2017.

PRINCIPAIS CLUBES

DYuSSh KALTAN - (futebol amador)

No ano de 2001, aos 5 anos de idade, Golovin passou a receber treinamentos de futebol amador, junto ao clube local da cidade, DYuSSh Kaltan, através do treinador e amigo da família, Plyasunov.

Com o apoio do treinador e de seus pais, o jovem craque foi desenvolvendo seu potencial de jogo e passou a treinar em todas as modalidades juvenis do clube. Ele permaneceu na escola esportiva de Kaltan, até 2009, e quando completou cerca de 13 anos de idade, já estava começando a treinar também pelas categorias de base do clube.

FC NOVOKUZNETSK - (amador)

Depois de receber um ótimo treinamento por cerca de 8 anos seguidos, Golovin passou a fazer parte do clube de futebol FC Novokuznetsk, um clube amador de futebol. Ele permaneceu junto ao FC Novokuznetsk entre os anos de 2009 até 2011.

Depois de treinar muito e de disputar inúmeras partidas de futebol amador, enfrentando equipes adversárias locais e disputando torneios regionais, o jovem atleta russo, então com 15 anos de idade, passou a ser observado por olheiros de alguns clubes importantes, e acabou ingressando em um clube maior.

(asmonaco.com) Aleksandr Golovin jogando pelo Monaco, contra o Lorient, em 2021.

CSKA MOSCOU - (futebol amador e profissional)

A partir do ano 2012, o craque Golovin passou a integrar o clube de futebol profissional CSKA Moscou.

Depois de disputar muitos jogos pela equipe de reservas do clube como um jogador amador, durante cerca de 2 anos seguidos, o craque Golovin finalmente foi convocado para integrar a equipe principal do clube, como um jogador sênior e profissional, no ano de 2014.

Aleksandr realizou a sua estreia junto ao clube Professional Football Club, ou,  mais conhecido como CSKA Moscou, no dia 24 de setembro de 2014, em um jogo contra o clube rival FC Khimik Dzerzhinsk, durante os jogos da Copa da Rússia, na 1ª rodada de 16 que ainda aconteceriam.

Golovin foi substituído no final do jogo aos 88’ minutos. Ele, porém, foi o titular da equipe, naquele jogo vitorioso em que o CSKA venceu por 2x1.

Posteriormente no dia 14 de Março de 2015, Golovin realizou sua estreia na Premier League Russa quando enfrentou naquele dia o clube FC Mordovia Saransk, entrando em campo como um substituto de Bibras Natkho, aos 72’ minutos. O clube de Golovin venceu aquela partida por 4x0, no estádio da Arena Khimki.

(juvefc.com) Aleksandr Golovin defendendo seu clube, o CSKA Moscou, em 2018.

Pouco tempo depois, o craque russo realizou sua estreia na UEFA Champions League, ao enfrentar o rival Sparta Praga, em um jogo realizado no dia 5 de agosto de 2015, onde o craque entrou em campo para substituir Alan Dzagoev, aos 90’ + 4’ minutos de jogo. Aquele jogo teve novamente o clube CSKA Moscou como o grande vitorioso, com placar final em 3x2.

O primeiro gol de Golovin aconteceu durante uma partida contra o rival FC Mordovia Saransk, no dia 9 de abril de 2016, aos 23’ minutos de jogo. O resultado final daquela partida acabou sendo uma goleada de 7x1 com a vitória do CSKA.

Depois de brilhar muito dentro de campo e de chamar a atenção do mundo todo pelo seu estilo único de jogo e suas proezas dentro dos gramados, o craque passou a receber propostas tentadoras vindas de outros clubes. O clube inglês, Arsenal, durante o verão de 2017, chegou a oferecer o equivalente a £8 milhões de libras, podendo chegar a até £10 milhões de libras, para adquirir Golovin em uma transferência permanente.

O clube CSKA, entretanto, não aceitou a oferta, e agiu rapidamente em contra ataque para tentar manter o craque dentro do clube. No dia 2 de Dezembro de 2016, a diretoria do clube russo renovou o contrato de Golovin para até o final da temporada de 2020/2021.

ASSOCIATION SPORTIVE DE MONACO -

Depois de continuar sofrendo grandes pressões para liberar o craque, o clube russo enfim cedeu, e aceitou fechar uma negociação com o clube francês,

AS Monaco.

No dia 27 de Julho de 2018, Aleksandr assinou um contrato válido por 5 anos, para ser finalizado em Junho de 2023, e com valores não divulgados para a mídia. Porém o próprio clube Monaco admitiu ter sido um valor recorde para a compra do passe de um jogador.

No dia 21 de setembro de 2018, o craque fez a sua estreia oficial disputando um jogo contra o clube Nimes, entrando em campo aos 72’ minutos daquele jogo que terminou empatado em 1x1.

Poucos dias depois, em 25 de setembro, Golovin estreou pela Liga 1, fazendo sua primeira partida em casa, contra o rival Angers, que naquele jogo venceu o Monaco por 1x0.

E no dia 2 de fevereiro de 2019, o craque garantiu seu primeiro gol na Liga 1, contribuindo muito para a vitória do seu clube, com placar final de 2x1 contra o clube Toulouse.

Contribuindo cada vez mais pelo seu time, dentro de campo, no dia 24 de setembro de 2019, Aleksandr conseguiu marcar 2 gols e ainda conseguiu produzir 1 assistência perfeita para o jogador Wissam Ben Yedder marcar o gol dele,  em cima do rival Nice, que foi derrotado por 3x1.

Um jogo muito marcante aconteceu no dia 6 de Janeiro de 2021. Aleksandr Golovin já estava há cerca de 4 meses sem jogar nenhuma partida pelo Monaco, devido a graves lesões que havia sofrido.

Porém, já recuperado, o craque entrou em campo naquele dia, aos 64’ minutos de jogo, para substituir Gelson Martins. O placar naquele momento, que até então estava estagnado em 1x1, logo foi alterado.

Golovin entrou em campo e, em menos de 60 segundos, marcou seu gol. Aquela reação instantânea do jogador, indo em cima do adversário como um rolo compressor, acabou influenciando toda a equipe.

Depois daquele gol de Aleksandr, mais 3 gols foram marcados, logo depois. O placar final daquele jogo ficou em 5x2 na vitória do AS Monaco.

E no dia 7 de fevereiro de 2021, o craque russo realizou seu primeiro hat trick em uma partida contra o Nimes, fora de casa, obtendo uma vitória para o clube Monaco, com placar final em 4x3. Golovin acabou se tornando o

primeiro jogador Russo na Liga 1 a realizar um hat trick.  

Compartilhe esse conteudo