Representando a Universidade Estadual de Nova York, conhecida como Universidade de Albany, o time de basquete masculino Albany Great Danes atualmente compete na America East Conference (uma conferência atlética filiada à Divisão I da NCAA) e são liderados pelo técnico Dwayne Killings.

Nos primeiros anos os Great Danes foram comandados por Richard "Doc" Sauers, um dos quarenta melhores treinadores da história da NCAA. Durante as temporadas de 1955 a 1997 Sauers apenas deixou a equipe entre 1987-88 e durante suas 41 temporadas como treinador obteve um recorde de 702 vitórias e 330 derrotas.

Nesse período os Great Danes competiram pela Divisão III da NCAA por onze vezes e fizeram quatro aparições em torneios de pós-temporada da NAIA (uma associação de atletismo universitário para faculdades e universidades da América do Norte).

Seu recorde de 702 vitórias lhe rendeu em 2004 um lugar no Hall da Fama da escola e uma bandeira hasteada em sua homenagem na SEFCU Arena (arena sede da universidade).

Jamar Wilson: considerado o maior artilheiro de todos os tempos da escola com 2.164 pontos marcados. Fonte: ualbanysports.com.

Na temporada de 1999-20, os Great Danes fizeram sua primeira aparição como competidores da Divisão I da NCAA e nas temporadas seguintes até 2004-05 a equipe conquistou o recorde nada animador de 48 vitórias e 118 derrotas.

No ano seguinte, tiveram uma significativa melhora no desempenho, enfrentaram times como o Florida Gators e o UCLA Bruins, finalizaram com um recorde de 21-11 e em março de 2006 ganharam a primeira vaga no Torneio da NCAA ao vencer a American East Conference.

Na temporada de 2006-07, a equipe de basquete masculina terminou em segundo lugar no ranking do torneio de conferência e fizeram uma temporada regular com 20 vitórias e 09 derrotas.

Em março de 2007, a equipe da UAlbany conquistou seu segundo título consecutivo da Conferência Leste da América, derrotando o Vermont por 60-59.

Ao conquistarem o 13º na Divisão Sul do Torneio da NCAA de 2007, levaram a posição no ranking a sério, apelidando a equipe de “Lucky 13”, “13 da sorte” em português.

Foi nessa época que o time contratou Jamar Wilson, que se mostrou ser um fenômeno. Com 2.164 pontos marcados durante a sua carreira no time de Albany, Wilson hoje é considerado o maior artilheiro de todos os tempos da escola. Além disso, ganhou duas vezes o título de Jogador do Ano da American East e foi o primeiro jogador da escola a pontuar 500 vezes ou mais em três temporadas diferentes.

Em 2009, após nove anos fazendo parte da Conferência Leste da América na Divisão I da NCAA, os Albany’s receberam o Torneio em casa, com os jogos sendo disputados na SEFCU Arena.

A equipe conquistou o sétimo lugar para participar do campeonato e enfrentou na estreia os Catamounts de Vermont mais uma vez. Conseguiram um placar de 56-52 derrotando os adversários, no entanto perderam nas semifinais por 64-58 contra a equipe da Universidade de Maryland (UMBC).

Em março de 2015, os Great Danes conquistaram seu terceiro título da conferência dentro de casa, com um placar de 51-50 contra o Stony Brook. O jogador Peter Hooley fez um arremesso de três pontos que garantiu a vitória diante da SEFCU Arena lotada.

Hooley, que havia se afastado da equipe por quase um mês para cuidar de sua mãe que lamentavelmente faleceu de câncer, dedicou o arremesso em uma homenagem àquela que lhe deu a vida.

Dwayne Killings é o novo treinador da equipe de basquete da UAlbany, após serem comandados por 20 anos pelo técnico Will Brown. Fonte: ualbanysports.com.

Em março de 2021, depois de quase 20 anos treinando na UAlbany, o técnico Will Brown decidiu que era hora de dizer adeus ao time. Sob o seu comando a equipe de basquete masculina alcançou o recorde de 315-295 e chegou ao Torneio da NCAA cinco vezes (2006, 2007, 2013, 2014, 2015).

Para substituir Brown a partir da temporada 2021-22, Dwayne Killings foi contratado e prometeu trazer para o time uma “nova mentalidade”, estimulando a equipe a serem bons no que fazem dentro e fora de campo.

SEFCU Arena e a nova identidade visual

A equipe do Albany Great Danes joga seus jogos em casa na SEFCU Arena, em Guilderland, Nova York.

Inaugurada em 1992, na transição da universidade da Divisão III para a Divisão I da NCAA, a arena multiuso foi projetada com 4.538 lugares e sedia tanto a equipe masculina de basquete quanto a feminina da Universidade de Albany.

Além dos jogos de basquete, o espaço funciona como local para cerimônias de formatura da universidade, concertos, feiras e eventos locais e também sedia a loja de artigos do time conhecida como “Great Danes Team Store”.

As cores oficiais do time são o roxo e o dourado e a equipe possui dois tipos de uniforme: branco e roxo para partidas dentro de casa e o roxo e dourado para jogos fora de casa.

A universidade de Albany recentemente apresentou uma nova identidade visual para a logo e mascote dos times que a representam. Fonte: twitter.com/UAlbanySports

O mascote oficial é um cachorro da raça Dogue Alemão representando a força, coragem, velocidade e resistência das equipes. Uma enorme escultura de bronze está posicionada no saguão de entrada da arena em que seus jogos são realizados.

Mais recentemente, em 2020, a universidade apresentou uma nova identidade visual para a logo e mascote dos times que a representam, agora com o Dogue Alemão como arte principal. Anteriormente a UAlbany possuía um logo representado pela letra “A” em dois tons de roxo e dourado com letras em arco vertical na frente, soletrando o nome da universidade.

Se você quiser saber mais notícias sobre o mundo dos esportes, acesse o blog do Bets. Aqui você encontra notícias sobre a equipe do seu coração e curiosidades sobre as demais equipes de diversas categorias esportivas.

Compartilhe esse conteudo