Conheça agora mesmo a história de um dos clubes de futebol mais emblemáticos da Arábia Saudita. Nessa trajetória, o Al Shabab foi o primeiro time na capital Riade (Riade é a capital e o principal centro financeiro da Arábia Saudita e situa-se num planalto deserto, no centro do país.) Sendo um dos times pioneiros do esporte mais famoso do mundo.

O clube iniciou suas atividades antes de 1947, e nessa época já havia diversos conflitos com seus numerosos membros, mas o time só foi fundado de fato em 1947 e Abdulrahman Bin Saeed era o presidente.

Escudo do Al Shabab. (Wikipédia.)

Após cinco anos , o Al Shabab teve sua primeira vitória em um torneio, derrotando o destemido time Sakit Al Hadeed (Railway Club) em Riade. E em 1955, três anos depois, o Al Shabab venceu o Colégio Militar e conquistou a Copa Rei Saud, e apenas dois anos após um novo conflito surgiu no ano de 1957.

Saleh Jaber que era um dos melhores jogadores do time, se tornou o capitão, mas logo depois foi demitido, dando espaço ao novo capitão Ahmed Lmfoon, o que querendo ou não, não agradou a muitos membros do clube.

E com isso, logo o conflito ficou impossível de resolver, e Abdulrahman Bin Saeed junto com mais alguns membros, deixaram o Al Shabab e pegaram os melhores jogadores que atuavam pelo clube naquela época de forma injusta, deixando o Al Shabab em um caos sem tamanho, iniciando assim um colapso generalizado.

O clube então ficou parado por meio ano devido à fragilidade financeira e emocional, e um novo clube de futebol nasceu dos conflitos, da separação e de todo esse caos, com o Abdulrahman Bin Saeed como presidente. O time em questão é o clube hoje conhecido como Al-Hilal, um dos times mais famosos do país.

Então, no início de 1959, outro problema começou: Bin Ahmed, o presidente do clube na época, cuidava sozinho do clube, e com o passar do tempo ele acabou não aguentando toda aquela pressão, decidindo assim ir tirar férias no exterior e deixar tudo aquilo para trás.

Porém, antes de viajar, ele dispersou o primeiro time, e a maioria dos jogadores assinou por outros clubes, principalmente com times como o Al-Ahli e Al-Hilal, que eram times que estavam começando a se popularizar naquela época.

O que sobrou foi o time de juniores e os mais amadores. E o jogador Abdulrahman Bin Ahmed decidiu cuidar dos jovens, e foi daí que saiu o nome de Shabab Al Riyadh, que significa Juventude de Riad.

Logo, o antigo presidente Abdullah Ahmed voltou, e muitos membros voltaram e apoiaram o clube novamente. Em seguida, foi anunciada a tão esperada notícia sobre o retorno da formação original do primeiro time, fazendo com que alguns dos jogadores voltassem, mas uma outra parte optou em permanecer no Al-Ahli e no Al-Hilal.

Também em 1959 foi formada a Federação Saudita de Futebol, e todos os clubes de futebol foram anunciados oficialmente, o que foi um marco para o futebol local.

E foi só em 1960, no primeiro torneio oficial chamado Copa Rei Saud para a Província Central, que o Al Shabab enfrentou o Al Hilal em seus primeiros jogos oficiais.

Resultando em uma incrível vitória com um placar final de 3x0, dando assim o primeiro título ao valente clube.

Na década de 1960, todos queriam jogar e fazer parte do clube, e a pedido do Al Najmah FC e do Al Marekh, em 1967 eles se fundiram como um só clube e mudaram seu nome de Shabab Riyadh para simplesmente Al Shabab, como conhecemos hoje.

As cores da equipe eram primeiro branco e verde, depois foram alteradas após a unificação para laranja e azul. Mas em 1977 tiveram a ideia de trocar de novo, alterando assim as cores para branco, cinza e preto, que são as cores atuais, e logo em 1975 o Al Shabab foi delegado à tão sonhada 1ª Divisão.

Mas rapidamente na temporada seguinte o time não conseguiu conquistar o primeiro lugar e foi rebaixado à Premier League em 1976.

E em meados de 1993, o incrível Al Shabab conseguiu se tornar o primeiro clube da Arábia Saudita a vencer três Ligas Premieres consecutivas, o que claramente foi um grande feito para o time.

Em 2007, o Al Shabab se tornou o primeiro clube da Arábia Saudita a construir novos projetos para aumentar a receita do clube, começando um incrível projeto de 200 milhões de dólares, o que foi um grande passo para a estabilidade do time.

Jogadores do Al Shabab comemoram com a famosa “engraxada de sapato” após lindo gol da equipe. (Foto: Goal.)

Durante uma visita ao clube em janeiro de 2008, o principal apoiador do Al Shabab, Khalid Bin Sultan, anunciou o lançamento de dois novos projetos maravilhosos, o Al Laith TV Channel e o Al Shabab Museum.

E é claro que um time tão destemido e valente como o Al Shabab tem várias conquistas em sua trajetória, entre elas podemos citar algumas como as 6 conquistas da Premier League Saudita nos anos de 1990–91, 1991–92, 1992–93, 2003–04, 2005–06 e 2011–12. Runner-up (6): 1981–82 , 1984–85, 1988–89, 1997–98, 2004–05 e 2020–21.

Podemos citar também as 3 conquistas da Copa do Rei Saudita nos anos de 2008, 2009 e 2014, além das 3 conquistas da Copa do Príncipe Herdeiro nos anos de 1993, 1996 e 1999.

O Al Shabab também conquistou 1 vez a Taça dos vencedores da Taça Asiática no ano de 2001, além das 2 conquistas da Liga dos Campeões Árabes nos anos de 1992 e 1999

Tendo conquistado também a Supertaça Árabe nos anos de 1996 e 2001, a Copa dos Campeões do Golfo Club nos anos de 1993, 1994, além da Primeira Divisão Saudita no ano de 1979.

E calma que não acabou, pois ainda há as 4 conquistas da Taça da Federação Saudita nos anos de 1988, 1989, 2009 e 2010.

E uma curiosidade é que o Al Shabab foi o primeiro clube saudita a vencer três campeonatos sauditas consecutivos (1991, 1992 e 1993).

Os White Lions também foram os primeiros da Arábia Saudita a vencer a profissional e a nova Premier League saudita, em 1991, e a maior vitória por margem foi contra o Al Shoalah durante um torneio amistoso em 2007, por um gritante 8-0.

A maior vitória por margem em um jogo oficial foi contra o Al-Taee na Premier League Saudita em 2003, por 7-0.

A maior vitória por margem contra um clube bem classificado foi 6-1 contra o Al-Nassr na Premier League saudita de 2004.

Com uma incrível temporada feita até o momento, o melhor marcador da equipe, está sendo o O.Ighalo, com o saldo total de 11 gols em 16 jogos, o que são números realmente bons e esperançosos.

Atualmente o magnífico time vem de uma sequência muito boa de partidas, somando ao longo de suas 5 últimas partidas uma marca invejável de 4 vitórias e apenas 1 empate, não havendo uma derrota sequer na sequência.

Todas as partidas relatadas acima foram disputadas por 2 campeonatos que a equipe vem disputando, um deles é o Campeonato Saudita e o outro é a Copa do Rei da Arábia Saudita.

E a título de curiosidade, a última vez que a equipe ganhou o título do Campeonato Saudita foi em 2011/2013 e da Copa Rei da Arábia Saudita foi em 2014.

Na tabela de classificação, o Al-Shabab se localiza na 2° colocação, seguindo uma temporada boa e com bastante expectativas para serem os campeões pela Liga Profissional Saudita. E para ser mais específico, o time já obteve 16 jogos, somando ao todo 9 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas, resultando em um total de 32 pontos conquistados nesta temporada.

E pela sua longa trajetória e experiência, e com toda essa força de vontade, acreditamos que o time subirá de posição, e conquistará mais títulos neste ano, mostrando assim a sua supremacia no futebol nacional.

A casa do Al Shabab hoje é o estádio que se chama Prince Faisal bin Fahd Stadium  que fica na cidade de Riad, na Arábia Saudita. E obviamente o estádio é utilizado principalmente para partidas de futebol, tendo como proprietário, o Al-Nassr.

Estádio do Al Shabab lotado em um dia de jogo. (Foto: FIFA Football.)

Hoje o estádio possui capacidade para suportar até 24.000 espectadores, tendo bastante espaço para uma boa experiência e apreciação das partidas. O estádio teve sua incrível inauguração no ano de 1971.

O que será que o futuro guarda para o destemido time da capital Riade?

Será que nas próximas edições veremos que o Al Shabab foi campeão de novo e de novo, cravando mais ainda seu nome na história do futebol nacional?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol mundial com a Bets!!
Deixem suas opniões!!

Compartilhe esse conteudo