Conhecido no Catar pelo seu desempenho nos campeonatos e também por ser o time com o maior número de torcedores do país, o Al-Arabi Sports Club foi fundado em abril de 1952 e já passou por diversos altos e baixos.
O clube teve a sua primeira vitória em campeonato na Liga do Qatar apenas na temporada de 1983-84, e ficou ainda mais popular no país, após dominar o futebol durante décadas.
Por conta da grande sequência de vitórias, o Al-Arabi ficou conhecido como "O Time Dos Sonhos" ou, em árabe, “Diabos Vermelhos”. Além disso, ele também conseguiu se destacar fora do Oriente Médio após a contratação do atacante argentino Gabriel Batistuta, em 2003.
Atualmente, o Al-Arabi é o segundo clube mais bem-sucedido ao nível local, depois do Al-Sadd. Aliás, seu principal rival é o Al-Rayyan.
A confusão que definiu o nome do clube
O Al-Arabi possui uma história engraçada em relação ao seu nome. Isso porque, o clube foi fundado com o nome de “Al-Tahrir”. Entretanto, em 1957 ele acabou sendo confundido com o Al-Wehda, uma associação criada naquele ano por Mohamed Ansari, após jogar um amistoso.
Com isso, o clube passou a se chamar Al-Wehda. Mas, mesmo com o novo nome, ele não conseguiu atuar fora do Qatar, por conta do seu baixo poder financeiro. Já no ano de 1972, o time adotou a denominação atual, Al Arabi, a qual usa atualmente.
A casa do Al-Arabi Sports Club
Com um gramado natural, o Al-Arabi tem como casa um dos estádios mais conhecidos do Oriente Médio, o Grand Hamad Stadium, localizado na cidade de Doha - onde o time também foi fundado
O local tem capacidade de receber 18 mil espectadores, incluindo os setores VIPs e foi construído em 2006. Apesar das suas características positivas, o Al-Arabi não é o único clube que tem o estádio como casa, pois ele também é utilizado no dia a dia pelo Umm Salal SC e Al-Shahania SC.
Levantando a taça da Liga do Qatar pela primeira vez
Apesar de ter tido a oportunidade de disputar a Liga do Qatar em 1982, não foi na sua estreia que o time do Catar conseguiu ser o campeão da edição. Ao contrário disso, ele ficou na 14ª colocação.
Entretanto, pouco mais de um ano depois, na temporada de 1983/1984, o time retornou ao campeonato e ganhou o seu primeiro título da Liga do Qatar.
Depois disso, o Al-Arabi voltou a levantar a taça da Liga outras seis vezes, sendo na temporada de 1985/1986, 1991/1992, 1993/1994, 1994/1995, 1996/1997 e, por último em 1997/1998.
Dando a volta por cima
Desde que conquistou a sua última vitória na Liga do Qatar, o Al-Arabi não passou por uma boa fase, e estima recuperar-se, especialmente em relação à administração do clube, feita por Sheikh Falah, no passado.
Por conta de diversos erros no gerenciamento do time, muitos dos seus torcedores criticaram o clube, e em 2006 houve uma mudança em sua administração, quando assumiu o Sheikh Faisal Escaninho Mubrak.
Com essa mudança importante, o Al-Arabi voltou a ser campeão da Copa Sheikh Jassem do Qatar, quebrando treze anos na fila de títulos.
Vale destacar que em relação à administração do elenco, o clube conta com o técnico Younes Ali, de 39 anos.
Atualmente, o técnico aplica no time uma das suas formações preferidas: 4-2-3-1, que possibilitou o Al-Arabi a conquistar oito vitórias dos 17 jogos que fez na Qatar Stars League e outras duas vitórias dos oito jogos que realizou na Qatari Stars Cup (Ooredoo) este ano.
Como treinador Younes Ali também já teve passagem pelo Qatar SC e Al-Markhiya. Já quando era jogador vestiu a camisa do Al-Ahli SC, Umm Salal SC, Al-Rayyan SC e Umm Salal SC.
Brasileiros na organização do time
Uma das curiosidades do famoso Al-Arabi é que apesar dele não contar com nenhum brasileiro na sua equipe atualmente, ele já teve diversos treinadores de nacionalidade brasileira.
No total foram nove vezes que o clube teve à frente do seu time técnicos brasileiros. O mais recente deles foi o Roberto Carlos, no ano de 2015.
Além dele, Paulo César Gusmão, Silas, Péricles Chamusca, Zé Mario, Abel Braga, Adilson Fernandes e Carlos Roberto Pereira, que também comandou a seleção brasileira, também já estiveram no comando técnico do Al-Arabi.
Temporada passada bateu na trave a vaga na Champions
A temporada 2020/2021, foi de muito trabalho para o Al-Arabi que teve o melhor desempenho no comparativo com os últimos anos.
O clube ficou na quinta colocação após ter feito uma boa campanha, obtendo 26 pontos em 17 partidas disputadas.
Ao todo, o time conquistou oito vitórias, dois empates e perdeu sete jogos para seus adversários. Marcou 22 gols e sofreu 23 na competição do Catar.
Porém, a vaga na Liga dos Campeões da Africa ficou para esta temporada, uma vez que para conseguir entrar na fase de classificação, o time precisa ter somado 31 pontos, feitos pelo Al-Wakrah
Desempenho do clube em 2022
Durante este ano, o clube disputa duas importantes competições, a Qatar Stars League e a Qatari Stars Cup (Ooredoo).
Na Qatar Stars League o clube está na 18ª rodada, e vem carregando resultados bastante equilibrados, entre vitórias e derrotas. Até agora, ele já conquistou 8 vitórias, 7 derrotas e 2 empates. Na sua próxima partida pela competição ele deve enfrentar o Al-Ahli.
Já no Qatari Stars Cup o Al-Arabi teve 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. A sua próxima disputa no campeonato será contra o Al-Sailiya pelas oitavas de final da competição.
O jeito é ficar de olho aqui no blog Bets e conferir como vai ser o andamento do Al-Arabi na competição, além da possibilidade de ficar bem informado sobre os diversos esportes do planeta.