O OFK Akademik Svishtov é um time de futebol da Bulgária sediado na cidade de Svishtov e que atualmente participa da Terceira Liga Búlgara, na divisão conhecida por “Northwestern”.

As cores predominantes do uniforme do Akademik são o azul e branco e quando atua em casa, a equipe manda os seus jogos no estádio Acadêmico.

O clube é, em sua maioria, formado por alunos da Academia de Economia de Svishtov e, por isso, são conhecidos tanto pela sua torcida, como pelos adversários por “Estudantes”.

O Akademik Svishtov foi fundado no ano de 1949, no primeiro auditório da Academia de Economia D. A. Tsenov, em uma assembleia realizada para a criação da associação esportiva estudantil “Akademik”.

A equipe do Akademik antes do confronto contra o líder da Terceira Liga Spartak Pleven (Foto: Divulgação / site oficial Akademik Svishtov)

Entretanto, o futebol na cidade não começa a existir nesse momento da criação do Akademik, o esporte tem séculos de história em Svishtov.

O início do futebol na cidade e a criação do Akademik Svishtov

A história do futebol na simpática cidade de Svishtov, com cerca de 70 mil habitantes, é datada no ano de 1898.

Foi quando o professor de língua francesa Louis Levorle chegou até o município para lecionar na Dmitar Hadzhivasilev State Trade High School. Ele trouxe em sua bagagem uma bola de futebol de couro original e nos tempos livres começou a ensinar o esporte para os seus alunos.

Um ano depois o professor partiu da cidade, mas a semente ali plantada continuou a germinar nas mãos, ou pés, do Dr. Ulrich Levenson, que deu sequência ao trabalho iniciado por Levorle.

No ano seguinte, ainda em 1900, a escola teve o seu primeiro time de futebol que mais tarde viria a se tornar uma equipe da Associação Juvenil, com sede em Svishtov.

Dr . Levenson foi o responsável por comandar o time no Primeiro Encontro de Futebol de Demonstração na Bulgária. Isso aconteceu no dia 11 de abril de 1900, realizado em Varna, durante a Primeira Feira Heróica. Os duelos acontecem entre equipes dos municípios de Svishtov e Gabrovo.  

O futebol foi ganhando o seu espaço na Bulgária e no decorrer dos anos a cidade de Svishtov teve diversos times de futebol, como o Slavia, Danúbio, General Boris Kopchev, entre outros.

Fundado em 1949, o Akademik Svishtov venceu a partida contra o Lokomotiv Mezdra por 3x0 na Terceira Liga (Foto: Divulgação / site oficial Akademik Svishtov)

Em 1950, um ano após a fundação do Akademik Svishtov, entre tantos times na cidade, um dos que mais se destacava era o Stroitel, que participou do Grupo B do Norte.

Um ano depois, o Akademik também ganhou o direito de participar do torneio e a cidade de Svishtov se tornou um dos poucos municípios da Bulgária a ter duas equipes no campeonato.

Reorganização do futebol na cidade e um Akademik Svishtov mais forte

Em 1957, ocorreu uma grande reorganização do esporte na cidade. Foi quando diversos times, como os Builder, Spartak, Dynamo e Red Flag se uniram sob a bandeira do Akademik Svishtov.

Fato esse transformou a equipe em uma potência do Segundo Escalão Búlgaro e, por muitas vezes, “Os Alunos” quase chegaram a Primeira Liga da Bulgária.

O sonho se torna realidade na temporada 1975/76 após vencer por 3x0 o time Angel Kanchev, da cidade de Tryavna. A partida aconteceu no dia 5 de junho de 1976 e, na ocasião, mais de 3 mil moradores de Svishtov se dirigiram para a cidade da equipe adversária para acompanhar a partida e celebrar o inédito acesso.

A conquista foi tão especial para a cidade que em apenas um mês, com muito trabalho voluntário dos torcedores do Akademik Svishtov, o estádio teve sua capacidade aumentada de 5 mil assentos para 13.500.

Estádio Akademik Svishtov, onde o clube manda seus jogos (Foto: Playmakerstats)

Os altos e baixos do Akademik Svishtov

No ano seguinte ao acesso, apesar de bons resultados, o time não consegue se manter na elite do futebol e retorna para a segunda divisão do país.

Entretanto, anos mais tarde, jogando um futebol imparável a equipe retorna para a Primeira Liga Búlgara.

Já em 1985, a União Búlgara de Futebol foi criada como uma organização esportiva independente e autônoma.

Assim, o esporte ficou a cargo das Sociedades de Educação Física e Esportes e uma nova reforma exigia a criação de novos clubes de futebol e em 15 de agosto de 85, foi realizada uma assembleia constituinte originando o OFC Akademik.

Na temporada de 1985/86, o Akademik Svishtov teve o seu melhor desempenho na Primeira Liga da Bulgária, coroada com o 11º lugar na classificação final do torneio, onde o time marcou 30 pontos em uma campanha com 11 vitórias, quatro empates e 15 derrotas.

Após nova queda na temporada 1986/87, onde amargou a penúltima colocação no campeonato, conquistou apenas 07 vitórias, a equipe volta a fazer boas temporadas na Segunda Liga Búlgara, sempre próximo aos líderes.

A última vez que participou da Segunda Liga foi na temporada 2012/13 onde o Akademik Svishtov acaba regressando para a Terceira Liga, onde estão os clubes amadores da Bulgária.

Histórico da equipe na Terceira Liga Búlgara, na divisão “Northwestern”

Desde o ano de 2013, o Akademik Svishtov disputa a Terceira Liga Búlgara, na divisão Northwestern.

Akademik em ação durante o mês de fevereiro na Terceira Liga (Foto: Divulgação / site oficial Akademik Svishtov)

A equipe segue tentando se manter forte e fazer boas campanhas para quem sabe, um dia, consiga retornar para a elite do futebol local, onde já esteve por quatro vezes. Entretanto, é preciso melhorar o desempenho para isso ser viável.

Na atual temporada, o clube se encontra na 16ª colocação da sua divisão, com apenas 11 pontos somados em 19 partidas, onde conquistou apenas três vitórias, dois empates e 14 derrotas.

Elenco do Akademik Svishtov preparado para encarar a próxima partida (Foto: Divulgação / Facebook Akademik Svishtov)

O Akademik Svishtov está apenas um ponto na frente do último colocado do seu grupo, o Juventus Malchika.

Será que a equipe consegue se recuperar e fazer boas campanhas nos próximos anos e sonhar com novos acessos? Só o tempo dirá. E você, já fez a sua aposta no clube?

Compartilhe esse conteudo