O Alcorcón, clube originado na Espanha e que completou em 2021 50 anos de existência, disputa atualmente a segunda divisão do futebol espanhol. Vamos ver aqui um pouco sobre como o clube se iniciou, sua jornada para chegar ao ponto que está hoje e ainda sua situação atual dentro da liga espanhola.

História

O surgimento do clube se deu no dia 20 de julho de 1971, ideia essa colocada em prática por Dionísio Muñoz, esse que, juntamente com alguns sócios, criou o clube com o intuito de ser um local para que jovens tivessem a oportunidade de jogar futebol. O primeiro elenco, seguindo essa ideia principal, foi composto por jovens de um clube já existente (CD Juventud de Alcordón).

As primeiras aparições do clube no futebol espanhol foram feitas dentro de torneios regionais durante os primeiros seis anos de existência do mesmo. Foi somente em 1977 que o Alcorcón conseguiu sua vaga dentro da terceira divisão para que começasse sua jornada em busca dos principais títulos do país.

Contudo, essa conquista durou pouco, uma vez que o clube perdeu sua vaga logo após a primeira temporada, tendo que disputar novamente os regionais. Nesse período o Alcorcón também disputou sua primeira Copa Del Rey (1978), mas foi eliminado logo no primeiro jogo que fez.

Esse recuo logo de cara parece ter dado um novo ânimo ao clube, pois em 1979, logo após recuperar sua vaga na terceira divisão, o Alcorcón garantiu um incrível terceiro lugar na competição. Além disso, o clube também avançou na Copa Del Rey em relação à sua primeira participação, sendo eliminado desta vez na segunda fase da Copa.

Partida entre Sporting e Alcorcón (Temporada 2020/21). Foto por: MARCOS LEÓN
Partida entre Sporting e Alcorcón (Temporada 2020/21). Foto por: MARCOS LEÓN

A década de 80 foi marcada por um início consideravelmente bom, repetindo as mesmas colocações em 81 e 82 na Copa Del Rey (chegando à segunda fase da competição), além de se manter estável na terceira divisão até perto do final da década. Foi então, em 1988, que o clube perdeu novamente sua vaga quando foi rebaixado para a liga regional, liga na qual o Alcorcón jogou até 1994.

Esse retorno à terceira divisão ao final de 1994 veio devido a algumas medidas tomadas pelo então presidente do clube Ángel Rubio.

Uma delas foi a abertura do estádio de forma gratuita para jovens abaixo de 15 anos em todos os jogos, para buscar mais adeptos ao clube que vinha perdendo forças. Outra medida, e talvez a principal, foi a contratação de jovens promessas para o clube, o que deu um gás para o elenco.

Alguns anos se passaram e, com mais um rebaixamento tendo ocorrido, algumas mudanças tiveram de ser feitas a nível administrativo. A principal delas foi a troca da presidência em 1998, cargo que passou a ser ocupado por Esteban Márquez Ponce. Realizando um trabalho incrível de reajuste de contas e elenco, Esteban conseguiu levar o clube de volta à terceira divisão logo na sua primeira temporada no comando.

Já “satisfeitos” com a promoção, o objetivo do clube para a temporada 1998-99 era somente permanecer na terceira divisão, objetivo que até então não tinha sido alcançado por um tempo satisfatório.

Contudo, as mudanças feitas por Esteban surtiram grande efeito e o clube acabou conquistando mais uma promoção após ficar bem colocado na temporada e nos playoffs de promoção da liga.

A temporada 2000/01 seria então a primeira vez do clube dentro da segunda divisão B (considera-se como terceira divisão pela presença também da “Segunda Divisão A”).

Os anos que vieram foram de campanhas boas, com o Alcorcón se mantendo em colocações neutras por 8 anos, tendo sua melhor campanha sido feita na temporada 2005/06, na qual garantiu um sétimo lugar na tabela.

Foi da temporada 2008/09 que o Alcorcón quase conquistou sua primeira promoção para a Segunda Divisão A, quando conquistou um terceiro lugar após a temporada regular, sendo eliminado na rodada final dos playoffs de promoção.

Foto por: JUANJO MARTÍN / EFE
Foto por: JUANJO MARTÍN / EFE

Apesar dessa tentativa frustrada de ser promovido, o Alcorcón não abaixou a cabeça e entrou na temporada seguinte com a mentalidade de ser promovido a qualquer custo.

Juntamente com isso vieram os rumores de que o clube era o favorito a ser promovido nesta temporada, e os rumores não eram falsos. Após conquistar o título da segunda divisão B, e sua vaga para os playoffs de promoção, o Alcorcón garantiu sua promoção para a Segunda Divisão A no final dos playoffs, com um gol polêmico no último minuto da partida decisiva contra o Ontinyent CF.

Após essa promoção para a Segunda Divisão A, o clube não foi rebaixado até então, e permanece disputando a liga de forma competitiva buscando a tão sonhada vaga na La Liga (Primeira Divisão espanhola).

A estreia do Alcorcón na segunda divisão A atingiu as expectativas traçadas, que eram primariamente se manter na divisão. Durante essa temporada o clube passou pela zona de rebaixamento e até mesmo pelas colocações que dariam direito aos playoffs de promoção, mas acabou terminando na nona colocação.

Sua melhor temporada até então foi feita no período de 2011/12, quando além de conquistar a vaga para os playoffs de promoção, chegou na fase final.

Infelizmente o Alcorcón não se classificou por causa de um gol, perdendo a melhor chance até hoje de se classificar para a primeira divisão. Nessa temporada o Alcorcón também fez sua melhor campanha dentro da Copa Del Rey, na qual chegou até as oitavas de final, fase na qual foram eliminados pelo Levante UD.

Segue abaixo uma imagem que representa os anos disputados pelo Alcorcón em cada liga do futebol espanhol ao longo do tempo:

Imagem por: Wikipédia.
Imagem por: Wikipédia‌ ‌


Situação Atual do Alcorcón

A última temporada jogada pelo Alcorcón dentro da Segunda Divisão A espanhola foi a de 2020/21, na qual o clube apresentou uma campanha que apenas garantiu a estadia na divisão. Ficando na décima posição, a performance do clube não foi grandes coisas, mas também não deixou a desejar em relação às outras equipes da divisão.

Para a temporada 2021/22 o Alcorcón apresentou o seguinte elenco:

Goleiros

- Dani Jiménez

- José Aurelio Suárez

- Jesús Ruiz

Defensores

- Laureano Sanabria Ruiz (Capitão)

- José Carlos Ramírez

- Fidel Escobar

- Nicolás Gorosito

- Carlos Hernández

- Carlos Bellvís

- Victor García

- David Fernández

- David Forniés

- Emiliano Hernandez Moreno

- Álvaro Yuste

- Óscar Rivas

- Iván Calero

- Javier Castro (Contratação de 2022)

Meio-campistas

- Juan Aguilera

- Juan Manuel Bravo

- Luciano Gastón Vega

- Ander Gorostidi

- Hugo Fraile

- Juan Hernández

- Jorge Giovanni Zarfino

- Asier Córdoba

- Óscar Arribas

- Antonio Moyano

- José Ángel Jurado

Atacantes

- Xisco Jiménez

- Borja Valle

- Joel Valencia

- Álvaro Juan de la Torre (Contratação de 2022)

- Alejandro Escardó Llamas (Contratação de 2022)

- Rapael Ramos “Pipo” (Contratação de 2022)

- Abdel Al Badaoui (Contratação de 2022)

Comissão Técnica

- Técnico: Fran Fernández

- Assistente Técnico: Héctor Berenguel

- Preparador Físico: Asen de la Fuente

- Treinador de Goleiros: Javi Roda

- Assistente: Jose Miguel Marcos

- Fisioterapeutas: Guillermo Gallardo, Jorge Barañano, Carlos Fueyo

- Equipe Médica: Roberto Redondo, Miguel González.

Estádio

Partida entre Alcorcón e Ontiyent. Foto por: Pichu VI
Partida entre Alcorcón e Ontiyent. Foto por: Pichu VI

Desde 1999, o Alcorcón disputa seus jogos em um estádio próprio, o Estádio Municipal Santo Domingo (que na realidade é posse da Câmara Municipal de Alcorcón). O clube começou a usar o mesmo nesse ano, pois foi quando o mesmo foi inaugurado.

Com gramado natural e capacidade para 5000 pessoas sentadas, o mesmo foi palco para a maioria das conquistas de expressão do clube, e provavelmente ainda será utilizado por muitos anos.

Alguns projetos de reforma já foram colocados em prática. O primeiro deles aconteceu em 2009, quando a capacidade do estádio passou de 2800 para 5880 pessoas.

A segunda veio para que fossem construídas instalações como banheiros, bares e vestiários mais modernos dentro do estádio. Além disso, algumas arquibancadas foram substituídas para que um pouco de segurança fosse adicionado.

Com isso, a capacidade do estádio passou de 5880 para 5100 espectadores sentados e com maior segurança.

Títulos Desde A Fundação

Segue abaixo uma lista com todas as conquistas do Alcorcón desde a sua fundação em 1971. Estão incluídos aqui títulos de torneios amistosos, regionais, assim como o título da segunda divisão de 2009/10.

- Torneios Nacionais

Segunda Divisão B (1): 2009-10.

- Torneios Regionais

Primeiro Castelhano Preferido Regional (1): 1978-79.

Primeiro Castelhano Preferido Regional (1): 1989-90.

Primeiro Castelhano Preferido Regional (1): 1992-93.

Primeiro Castelhano Preferido Regional (1): 1998-99.

Taça Ramón Triana (1): 1974-75.

Campeonato Amador de Castilla (1): 1976-77.

Vice-campeão no Campeonato Amador de Castilla (1): 1978-79.

- Torneios amistosos

Troféu Puchero (13): 1978, 1980, 1984, 1987, 1992, 2001, 2006, 2007, 2011, 2012, 2013, 2017 e 2019.

Troféu Cidade de Tomelloso (2): 2007, 2020

Troféu da Feira de Toledo (2): 2011, 2014

Troféu Santo Domingo (1): 1974.

Troféu Árias (1): 1977.

Troféu Uralita Getafe (1): 1983.

Troféu Villa de Leganés (1): 2010.

Troféu Vallecas (1): 2019.

Chegamos então ao fim desse artigo sobre o Agrupación Deportiva Alcorcón. Caso tenha aprendido sobre o clube, e veja esse texto como algo que pode te ajudar nas apostas, lembre-se de compartilhar com amigos e conhecidos. Também lembre-se de ler todos os outros artigos disponibilizados aqui no Bets!

Um grande abraço e até a próxima!









Compartilhe esse conteudo