Racing Genk, ou apenas Genk, é um clube de futebol da Bélgica, sediado na cidade de mesmo nome, um dos principais centros industriais de Flandres, região norte do país.
O clube foi fundado em 1988, da fusão de dois times que haviam passado as últimas décadas entre quedas para a segunda divisão e retornos à elite.
Apesar de meio século mais jovem que muitos de seus adversários, se tornou um dos mais vitoriosos de sua época: de 1998 a 2021, conquistou 11 títulos, entre Campeonato Belga, Copa da Bélgica e Supercopa.
Confira abaixo sua linha do tempo, desde a fundação dos clubes que o deram origem até o título de 2021, passando pela revelação de suas maiores pratas da casa: o meio-campista De Bruyne (Manchester City) e o goleiro Courtois (Real Madrid).
Linha do tempo
As fundações
1919
Foi fundado o K Waterschei SV Thor.
1923
Foi fundado o FC Winterslag.
1955
Waterschei chegou a sua primeira final da Copa da Polônia, no entanto, levou um chocolate do Antwerp por 4 a 0.
1958
Foi acrescentado Koninklijke ao nome do Winterslag, que se tornou KFC Winterslag.
1972
O Winterslag conquistou o título da terceira divisão do Campeonato Belga.
1976
O Winterslag conquistou o título da segunda divisão do Campeonato Belga.
1980
Waterschei venceu sua primeira Copa da Polônia em 1979–80 com 2 a 1 sobre o Beveren.
1981
Terminando o Campeonato Polonês no quinto lugar, Winterslag garantiu vaga para sua primeira Liga Europa.
1982
Waterschei venceu sua segunda e última Copa da Polônia, com 2 a 0 no Waregem.
1983
Winterslag retornou à segunda divisão após terminar o Campeonato Polonês na última colocação.
A fusão
1988
Foi fundado o Koninklijke Racing Club Genk a partir da fusão de Thor Waterschei e KFC Winterslag.
1998
Em grande estilo, seu primeiro título na Copa da Bélgica veio através de uma goleada por 4 a 0 sobre o Brugge, diante de 35 mil espectadores no Estádio Rei Balduíno. Ainda de quebra, quase conseguiu a dobradinha com o vice no Campeonato Polonês.
Na Supercopa, por outro lado, perdeu por 2 a 1 para o Bruges. Marcaram De Brul e Schockaert, Oular diminuiu o placar.
1999
Um ano mais do que especial, teve a Inauguração de seu estádio, Arena Cegeka, e a chegada de seu primeiro Campeonato Polonês.
Na Supercopa novamente levou a pior, perdendo por 3 a 1 para o Lierse após abrir o placar aos 17 minutos com Pereira. Peelman empatou ainda no primeiro tempo, e nos 10 minutos finais Huysegems fechou o placar marcando dois.
Além disso, aquele foi também o ano da chegada de Thibaut Courtois. Goleiro titular do Real Madrid e da seleção belga, foi revelado pelo Genk, que o contratou com apenas 7 anos e o colocou para jogar no gol.
2000
Foi campeão da Copa da Bélgica realizando uma campanha sólida, coroada com uma bela goleada na grande final:
- Décima-sextas de final: Genk x Tongeren (3 a 0);
- Oitavas de final: Genk x Ingelmunster (8 a 1);
- Quartas de final: Genk x Gent (3 a 1);
- Semifinal: Genk x Sint-Truidense (0 a 0 e 1 a 0);
- Final: Genk x Standard Liège (4 a 1).
Na Supercopa, entretanto, perdeu pela terceira vez seguida,e mais uma vez por 3 a 1 para o Lierse. Após o adversário fazer dois gols em cinco minutos, o Genk ainda diminuiu antes do intervalo. No entanto, no segundo tempo não só não conseguiu reagir como ainda levou o gol de misericórdia aos 58 minutos.
2002
Sofrendo apenas duas derrotas e tendo o melhor ataque da competição, Genk faturou o Campeonato Belga, deixando como vice o Brugge e em terceiro o Anderlecht.
Na Supercopa uma nova derrota para o Bruges, em jogo disputado que permaneceu 0 a 0 até os 15 minutos finais, quando Sillah e De Cock definiram o placar
De Bruyne e Courtois
2005
Contratação de Kevin De Bruyne, ambidestro, futuro meio-campista do Manchester City e da seleção belga. Revelado pela equipe juvenil do Genk, o craque chegou ao clube com apenas 14 anos.
2007
Foi vice no Campeonato Belga, cinco pontos atrás do Campeão, o Anderlecht, que levou a melhor por sua estabilidade.
2009
Foram promovidos à equipe principal De Bruyne e Courtois, esse último ainda para fazer 17 anos. A dupla estreou com poucas semanas de diferença, e naquela temporada ajudou o Genk a vencer a Copa da Bélgica e também — finalmente! — a inédita Supercopa.
2011
Na campanha que rendeu ao clube mais um Campeonato Suíço, De Bruyne e Courtois já eram protagonistas na equipe. O goleiro, eleito o melhor da competição, dali partiu para o futebol inglês, contratado pelo Chelsea.
2012
Também contratado pelo Chelsea, De Bruyne se juntou a Courtois na Premier League.
2019
Genk faturou o Campeonato Belga com sete pontos à frente do segundo colocado, Brugge, e 10 à frente do Standard Liège. Aplicando 3 a 0 no Mechelen, venceu também a Supercopa.
2021
Embora tenha ficado no vice no Campeonato Polonês, conquistou a Copa da Bélgica sobre o Standard Liège por 2 a 1, e mais uma vez a Supercopa.
Para finalizar, confira no quadro abaixo os títulos do Genk:
Para ficar por dentro de tudo sobre o Genk, fique ligado aqui no Bets! Aqui você encontra as últimas novidades e histórias dos maiores clubes e campeonatos do mundo.