Adama Traoré Diarra nasceu no dia 25 de janeiro de 1996, na cidade de L'hospitalet de Llobregat, na Espanha.

O atleta espanhol é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube espanhol da La Liga, Barcelona, em um acordo de empréstimo, desde Janeiro de 2022, quando assinou um contrato, com validade até Junho de 2022.

Porém, o  clube principal do craque,  que detém os direitos sobre o atleta é o clube inglês Wolverhampton Wanderers, da Premier League, desde o ano de 2018.

O jogador atua dentro de campo na posição de atacante e ponta direita, e usa a camisa do Barcelona Nº 11. O craque tem 1,78m de altura, pesa aproximadamente 86 kg e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) Logomarca do clube Wolverhampton

Além de representar com muita determinação o  seu clube dentro de campo, Adama Traoré também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a sua nação, a seleção da Espanha desde 2012, quando começou a disputar jogos mundiais, pela seleção juvenil espanhola, SUB-16, aos 16 anos de idade.

O jogador é assessorado pela empresa Gestifute, uma agência de Portugal, especializada em gerenciamento de carreiras para atletas profissionais, principalmente jogadores e treinadores no segmento do futebol. O valor comercial de mercado de Traoré atualmente é de € 20 milhões de euros.

O jogador possui dupla cidadania. Ele tem a cidadania da Espanha por nascimento e também a cidadania da África Ocidental, de Mali, de onde o jogador possui suas origens.

Adama Traoré possui uma forte religiosidade, e ele é muçulmano.  

PERFIL DO JOGADOR

O estilo de jogo de Adama Traoré reúne algumas das características presentes nos melhores jogadores do mundo. Ele é rápido, incisivo, determinado e inteligente. O seu ritmo de jogo é altamente produtivo e sua velocidade e seu domínio de bola é realmente surpreendente.

O craque já foi comparado a Cristiano Ronaldo e Lionel Messi por seu treinador, Tim Sherwood, do Aston Villa. O comentarista esportivo da ESPN, Matt Stanger, havia mencionado sobre a força e o excelente ritmo de Traoré dentro de campo, aliada a sua aceleração rápida e surpreendente.

Um outro editor importante do jornal  ”Teesside Gazette'', Phillip Tallentyre, descreveu Adama como um “criador de jogo talismânico”, depois que o craque surpreendeu dentro de campo, durante a temporada de 2017/2018, ao atingir sua velocidade máxima de 37,78 Km/h, sendo portanto um dos 3 jogadores mais rápidos  do mundo.

E o jornal The Guardian, através do editor Michael Butler, mencionou: “Traoré sempre foi considerado um diamante bruto, rápido como um relâmpago”.

(footballfancast.com) Adama Traoré a direita, jogando pelo Wolverhampton em 2018.

PRINCIPAIS  CLUBES

CENTRE d’Esports L’hospitalet - (futebol amador)

Depois de ter ingressado em um clube local de sua cidade, o Centre d’Esports L’hospitalet, para receber treinamento no futebol amador juvenil, Adama Traoré acabou se juntando ao clube Barcelona.

FC BARCELONA - (futebol amador e profissional)

No ano de 2004, os pais de Traoré o matricularam no clube FC Barcelona, onde o garoto, com apenas 8 anos de idade, passou a receber orientações táticas e treinamentos avançados para desenvolver seu futebol.

Ele começou a treinar junto com as equipes infanto juvenis, e com o tempo, passou a desenvolver melhor seu estilo de jogo, atuando pelas categorias de base do clube. Depois de anos de estudos e de muito empenho, o craque finalmente foi reconhecido pelo clube, em 2013, como um jogador sênior e profissional.

No dia 6 de outubro de 2013, Adama realizou sua estreia junto ao clube, jogando pela equipe Barcelona B, um time reserva da equipe principal. O primeiro jogo do craque foi contra o clube Deportiva Ponferradina, durante o campeonato da 2ª divisão, em que o Barcelona foi derrotado por 1x0.

Porém, no dia 23 de novembro de 2013, jogando pela equipe principal do Barcelona, Traoré fez a sua estreia pela La Liga em um jogo vitorioso, contra o rival Granada CF, que foi derrotado por 4x0 naquele dia. Traoré, com apenas 17 anos de idade, entrou em campo para substituir Neymar, aos 83’ minutos de jogo.

(claretvillans.com) Adama Traoré, no centro, defendendo o Aston Villa em 2015

No dia 16 de dezembro de 2014, Adama conseguiu marcar seu primeiro gol oficial, disputando um jogo contra o rival Deportiva Huesca, durante os jogos da Copa Del Rey de 2014/2015. Naquele jogo que terminou com placar em 8x1, o craque conseguiu marcar seu gol aos 78’ minutos, ajudando muito o Barcelona a vencer.

ASTON VILLA FC -

Depois de brilhar por 11 anos nos gramados defendendo o Barça, o craque passou a jogar pelo Aston Villa da Premier League. No dia 14 de agosto de 2015, ele assinou um contrato válido por 5 anos e com valor de € 10 milhões de euros.

O jogo de estreia do craque ocorreu contra o clube Crystal Palace, no dia 22 de agosto. Traoré entrou como um substituto de Carlos Sánchez, aos 69’ minutos de jogo, e 8 minutos depois, ele fez um cruzamento forte para a área, que levou o jogador rival, Pape Souaré, marcar um gol contra, a favor do Villa.

Porém Traoré logo depois marcou o seu próprio gol, em uma disputa do dia 25 de agosto de 2015, contra o clube Notts County, durante a 2ª rodada da Copa da Liga. Ele marcou seu gol aos 24 minutos de jogo, o que contribuiu muito para toda a equipe ficar empolgada, levando ao resultado final com a vitória do Aston Villa por 5x3.

(uol.com.br) Adama Traoré #11, lutando pelo Barcelona, contra o Napoli, pela Liga Europa em 2022.

MIDDLESBROUGH FC -

No dia 31 de agosto de 2016, Adama ingressou junto ao clube inglês, Middlesbrough, e assinou um contrato válido por 4 anos, e com valores não divulgados.

O jogador participou durante toda a temporada de jogos em  2017/2018, sob as orientações do treinador Garry Monk e também posteriormente, de Anthony Pulis.

Ambos os treinadores ficaram maravilhados com a atuação e a energia de Traoré, e principalmente com a rapidez das duas corridas, o que acarretou muitos desafios para os defensores rivais.

O jogador se destacou muito também em uma partida contra o clube Leeds United, que ocorreu no dia 2 de março de 2018, onde o craque foi fundamental dentro de campo, para sua equipe alcançar a vitória por 3x0 no placar final.

Adama Traoré marcou  5 gols e fez 10 assistências até o final do campeonato, conquistando os  prêmios  de melhor jogador do ano, pela torcida do Middlesbrough, jogador jovem do ano e jogador do ano dos jogadores.

WOLVERHAMPTON WANDERERS FC -

No dia 8 de agosto de 2018, Traoré juntou-se ao clube inglês Wolverhampton assinando um contrato válido por 5 anos, com valores não divulgados, mas que alguns comentaristas imaginavam algo em torno de £18 milhões de libras.

Depois de participar em diversas partidas, no dia 6 de outubro de 2019, o craque fez sua 50ª aparição pelo clube, e garantiu 2 gols no enfrentamento contra o Manchester City, que foi derrotado por 2x0.

No dia 15 de dezembro de 2019, o craque marcou mais um gol contra o rival Tottenham Hotspur, que naquele dia venceu os andarilhos por 2x1. Adama conquistou a premiação de melhor jogador do mês da PFA, Professional Footballers Association, no mês de Janeiro de 2020, obtendo 45% dos votos dos torcedores do clube.

O jogador conseguiu atingir sua 100ª participação pela Premier League na defesa dos andarilhos, e marcou seu 10º gol pelo clube, durante a disputa contra o Brighton & Hove Albion, no dia 9 de maio de 2021.

E durante os jogos de estreia da temporada 2021/2022, o craque marcou mais um gol no dia 15 de janeiro de 2022, jogando contra o Southampton, com placar final vitorioso em 3x1.

Compartilhe esse conteudo