Você que acompanha o mundo esportivo como um todo com certeza conhece algumas das equipes cipriotas de futebol como o APOEL, o AC Omonia, o Anorthosis Famagusta, o AEL Limassol, entre várias outras equipes de ponta.

Mas você, caro leitor, sabia que o belo país também carrega consigo vários representantes de peso no basquete mundial também?

Vem com a gente e fique por dentro sobre absolutamente tudo de uma das equipes mais valentes populares de todo o antigo local, sendo esse clube em questão o Achilleas Kaimakliou.

O imponente Achilleas Kaimakliou é um clube de basquete cipriota fundado há muitos anos atrás, para ser mais exato foi no ano de 1943 que o clube iniciou as suas atividades internas, mostrando assim o quão tradicional e antigo é o time.

Imagem do belo escudo do Achilleas Kaimakliou. Créditos da imagem: Wikipédia.

Atualmente, a equipe tem divisões em esportes como o basquete, o vôlei e o tênis de mesa. O clube faz parte também da comunidade do subúrbio de Kaimakli, que fica situado no nordeste de Nicósia.

O clube tem o nome de Aquiles (Ἀχιλλεύς) que é uma figura lendária da mitologia grega, sendo essa a mais popular e difundida mitologia de todo o planeta, por conta de suas histórias magníficas e por conta de suas criaturas surpreendentes também, sendo essa uma forte referência da valentia e da braveza que o clube carrega consigo, já que todos nós sabemos o quão destemido era o personagem grego.

Disputa de bola durante partida. Crédito da imagem: Facebook do Achilleas Kaimakliou.

A divisão de basquete masculino do time foi um dos clubes fundadores da Federação de Basquetebol do Chipre, mostrando assim o quão importante e influente é o time de Nicósia no cenário nacional.

E um outro fato interessante é que hoje a poderosa equipe cipriota é uma das mais bem-sucedidas e emblemáticas de todo o basquete, e graças aos seus vários títulos nacionais, o Achilleas representou o pequeno Chipre em várias competições internacionais, o que certamente é algo louvável.

Imagem da belíssima ilha de Chipre. Créditos da imagem: Passaporte Feliz.

E uma outra curiosidade é que o talento dos jogadores do clube era tão notório que vários e vários atletas do time cipriota acabaram sendo convocados para disputar jogos pela seleção cipriota de basquetebol.

Agora que você já conferiu como o clube foi criado, além de ter visto também algumas curiosidades que giram em torno desse acontecimento, veja como anda a situação do valente clube hoje, além de ver também, que competições o clube cipriota joga hoje.

Hoje, a imponente equipe cipriota vem de uma equilibrada sequência de partidas, somando ao longo de seus 5 últimos jogos uma marca de 3 vitórias e 2 derrotas, e por mais que a média de vitórias por partida não esteja lá essas coisas, tanto os torcedores quanto os jogadores do clube acreditam fielmente que esta temporada será de muito proveito para todos.

As partidas relatadas acima foram todas disputadas pela Divisão A de Basquetebol do Chipre, sendo essa a mais importante e acirrada competição de basquete masculino de toda a ilha.

Pela Divisão A de Basquetebol do Chipre, hoje o Achilleas Kaimakliou se encontra na nona posição da tabela, com uma marca de 8 vitórias e 13 derrotas em um total de 21 partidas jogadas até o momento.

E como foi dito acima, por mais que hoje a situação do clube não seja uma das melhores na importante competição, não há ninguém que se encontre preocupado com a sequência de jogos desempenhada pela equipe.

Pois tão certo quanto o sucesso do clube de Nicósia em terras cipriotas é a sua força de vontade e a sua determinação, o que significa que a qualquer momento veremos o valente time disparando para o topo da tabela, o que obviamente já aconteceu em outras oportunidades.

Jogador da equipe com a posse de bola. Crédito da imagem: Facebook do Achilleas Kaimakliou.

E agora que você conferiu como anda a situação do destemido time cipriota hoje, conheça agora o honroso e glorioso acervo de conquistas que o Achilleas construiu durante esses vários anos de trajetória no basquete local.

Entre os títulos que já foram faturados pelo clube cipriota, podemos citar alguns como as 5 conquistas da equipe pela Divisão A de Basquetebol do Chipre, tendo a equipe vencido a importante competição nos anos de 1974-75, 1976-77, 1983-84, 1985-86 e 1992-93, sendo hoje a quarta equipe que mais venceu o torneio.

Podemos citar também as 7 conquistas do time pela Taça de Basquetebol do Chipre, tendo o clube faturado o título nos anos de 1973-74, 1974-75, 1975-76, 1976-77, 1987-88, 1989-90 e 1999-2000, sendo também o quarto clube que mais ergueu o almejado título em toda a história da competição.

E por fim, mas não menos importante, podemos notar também as 4 conquistas da equipe pela Supercopa de basquete masculino do Chipre.

Mostrando assim que você nem precisa acompanhar o basquete do Chipre, nem mesmo conhecer a fundo as raízes e a trajetória do clube cipriota para se ter uma noção do quão grandioso e poderoso é o time de Nicósia no basquete local.

E tão certa quanto a grandeza da equipe cipriota, é que neste exato momento, o Achilleas Kaimakliou se encontra em meio a uma seca tremenda de títulos, já que faz muitos anos que o clube venceu o seu último título expressivo.

O que só aumenta ainda mais a expectativa e o ânimo dos torcedores e jogadores do clube para esta temporada, pois todos esses já se imaginam campeões da relevante competição no fim desta temporada.

Os jogos disputados em casa pela equipe cipriota são jogados na Arena Pallouriotisa que é uma arena coberta, que tem capacidade para cerca de 1.000 torcedores.

E um fato interessante é que a proximidade dos adeptos ao campo de jogo deu ao o local a reputação de ser um terreno intimidante e difícil para as equipes visitante, o que obviamente é algo muito interessante.

O que você acha que irá acontecer daqui até o fim desta temporada com o icônico clube cipriota?

Será que veremos ao fim desta temporada o valente time erguendo o almejado título da Divisão A do Basquetebol do Chipre, fazendo assim o Achilleas quebrar esse amargo jejum que vem hoje assombrando o clube?

Ou será que veremos um desfecho completamente diferente para esta edição?

Fique por dentro de tudo que acontece no basquete cipriota e mundial com a Bets!
Pois aqui, você não perde um lance sequer!

Se você gostou deste artigo não se esqueça de deixar o seu valioso comentário e claro, não se esqueça de compartilhar com a galera também.

Um abraço e até a próxima!

Compartilhe esse conteudo