A ação da Ligue 1 retorna à Córsega, com o AC Ajaccio tentando retomar de onde parou, depois de marcar seis vezes nas duas últimas partidas antes do intervalo (1V, 1E). Isso não foi o suficiente para passar o Natal fora da zona de rebaixamento, mas, depois de manter um raro clean sheet em um jogo de preparação contra o St. Étienne durante o intervalo, as esperanças de um começo positivo podem ser altas.
Uma batalha de rebaixamento era esperada nesta temporada, depois de ser promovido em 2021/22 sob o comando do técnico mais longevo da Ligue 1, Olivier Pantaloni. Depois de mais de oito anos e quase 500 jogos no comando, até mesmo Pantaloni pode ter ficado chocado depois que sua equipe triplicou o total de gols em casa em um jogo com uma vitória por 4 a 2 sobre o Strasbourg no mês passado, um resultado que eles realmente precisam acompanhar contra um Angers no fundo do poço.
Ao contrário de seus anfitriões, não houve pontos positivos para o Angers levar para o intervalo, já que uma derrota por 1 a 0 para o Lille igualou a maior sequência de derrotas consecutivas do clube na primeira divisão (D7) e, sem surpresa, significou o fim do técnico Gérald Baticle. Com pelo menos 14 pontos a menos nesta fase do que em qualquer uma das três temporadas anteriores na Ligue 1, o técnico interino Abdel Bouhazama tem seu trabalho cortado desde o início, até porque ele estará sem as estrelas marroquinas da Copa do Mundo, Sofiane Boufal e Azzedine Ounahi.
É difícil justificar um sucesso do Angers após uma sequência desesperada de apenas três vitórias nos últimos 26 jogos fora de casa (E10, D13). Eles podem pelo menos tirar um pouco de ânimo de seu histórico positivo nos últimos cinco confrontos diretos fora de casa (V1, E3, D1), mas já se passou mais de uma década desde sua última vitória aqui.
Youcef Belaïli foi a chave para o mini-renascimento do Ajaccio antes do intervalo, contribuindo com cinco de seus seis gols nos últimos dois jogos (G3, A2). O Angers pode olhar para Adrien Hunou em meio à ausência de suas estrelas marroquinas, embora três de suas quatro aparições contribuindo com gols tenham terminado em derrota.
O Ajaccio é o único time da Ligue 1 a somar um único ponto como favorito antes da partida nesta temporada (D2).