O estrategista português colocou mais uma vez o Verdão entre os quatro melhores do continente.
O Palmeiras de Abel Ferreira conquistou o respeito de toda a América do Sul. Pelo quarto ano consecutivo, o treinador português conseguiu levar a sua equipe às semifinais da CONMEBOL Libertadores. Nesta edição, o Verdão ficou entre os quatro primeiros da região após deixar no caminho o Deportivo Pereira, da Colômbia. Seu próximo rival será o Boca Juniors, da Argentina.
Dessa forma, o time paulista tornou-se o clube brasileiro com mais participações nesta instância (11), ao mesmo tempo em que igualou o recorde do Santos de Pelé, que chegou às semifinais consecutivamente entre 1962 e 1965. Ferreira, por sua vez, já tem mais presença nesta rodada do que vários rivais do campeonato.
Com quatro participações nas semifinais da Libertadores, o português vence 13 times do Brasileirão. Sete deles nunca chegaram a esta fase da competição; Bragantino, Fortaleza, Cuiabá, Goiás, Bahia, Coritiba e América Mineiro.
Além disso, Ferreira conseguiu isso mais vezes do que outros clubes renomados do futebol brasileiro. Entre eles, um antigo rival do Palmeiras, o Corinthians:
Atlético Mineiro – 3 semifinais
Botafogo – 2
Corinthians – 2
Athletico Paranaense – 2
Fluminense – 2
Vasco – 1
Portanto, apenas seis clubes superam o Ferreira:
São Paulo – 10 semifinais
Guilda – 10
Santos – 9
Internacional – 7
Flamengo – 69
Cruzeiro – 6