O Golden State derrotou com folga o melhor time da liga, respondendo a algumas perguntas no processo
Klay Thompson está lavado. Jordan Poole foi uma maravilha de um ano. A defesa não é a mesma. Os jovens simplesmente não estão prontos. A rotação é uma bagunça.
Todos nós já ouvimos alguma versão dessas histórias enquanto o Golden State Warriors se arrastava para um recorde de 0,500 nas primeiras seis semanas da temporada, aparentemente cuidando de uma ressaca persistente do campeonato de junho passado. E no sábado à noite eles estavam programados para enfrentar um buzzsaw, um time do Boston Celtics 21-5 que liderava a liga em vitórias, eficiência ofensiva e classificação líquida. O encontro foi o primeiro desde que o Golden State venceu o Boston nas finais da NBA da última temporada . Uma vitória do Celtics, e eles ouviriam a narrativa da "mudança da guarda" todos os dias até a próxima partida em Boston em meados de janeiro.
Em vez disso, diante de uma multidão agitada do Chase Center que parecia entender o que estava em jogo, os Warriors mostraram exatamente por que as preocupações do início da temporada não significam muito, ao chegarem a uma vitória por 123 a 107, na qual nunca perderam após o marca de seis minutos do primeiro quarto. Cada corrida em Boston encontrou resistência febril de um grupo do Warriors que, apesar de suas falhas, perdeu apenas dois jogos em casa até agora nesta temporada.
"Achei que precisávamos de um jogo como aquele", disse o técnico do Warriors, Steve Kerr, após a vitória. "Estivemos um pouco presos na lama e parece que melhoramos nas últimas semanas, mas não muito para mostrar. Portanto, esta foi uma vitória importante para nós."
A história chamativa foi Klay Thompson, que estava elétrico desde o salto. Deixado para morrer às vezes nesta temporada pelos fãs e pela mídia, Thompson terminou com 34 pontos em 14 de 26 arremessos, incluindo 4 de 11 na linha de 3 pontos. Seu colega Splash Brother, Stephen Curry , era de tirar o fôlego, exalando a combinação precisa de paciência e bravata que o tornou impossível de defender por quase uma década. Ao todo, ele terminou com 32 pontos em 21 arremessos e foi o melhor do jogo com 20 pontos em seus minutos. Ho hum. Ele também acrescentou uma ruga a um de seus lances de 3 pontos, perguntando aos fãs se ele entrou depois de bater a campainha do primeiro quarto.
Por mais empolgante que tenha sido o ataque de Curry e Thompson, a defesa do Golden State foi a história do jogo. O Warriors entrou no sábado com 112,7 pontos por 100 posses, bom para uma classificação entre os 10 últimos da liga e muito longe dos 106,6 que desistiram na temporada passada. Com seu melhor zagueiro de perímetro, Andrew Wiggins , perdendo o jogo devido a uma lesão no adutor, Kerr optou por iniciar Poole em seu lugar. Isso deixou Thompson ou Curry para cobrir um membro da dupla dinâmica de Boston, Jaylen Brown e Jayson Tatum .
Chame isso de instinto, mas Kerr escolheu Thompson, cujas capacidades defensivas diminuíram em relação ao seu padrão All-NBA anterior, para começar o jogo protegendo Tatum - talvez o principal candidato a MVP neste momento da temporada. Thompson deu o tom imediatamente ao prender a primeira tentativa de chute de Tatum contra o vidro, evitando o que de outra forma teria sido uma bandeja fácil. Thompson disse que não tinha esse tipo de bloqueio há pelo menos quatro anos, então foi "incrível" e ele vai assistir novamente ao filme.