A Veikkausliiga é o nível mais desenvolvido do campeonato finlandês, sendo considerada a primeira divisão do futebol nacional. Participam dele os 12 melhores clubes do país.

O seu nome, Veikkaus, está relacionado ao seu principal patrocinador: uma agência de apostas da Finlândia.

Logo atual da Veikkausliiga. Fonte: Wikipedia

História

A liga foi fundada em 1989 e é comandada pelos clubes participantes. Atualmente, é gerida por um acordo da Federação Finlandesa de Futebol, a mesma é também responsável pela arbitragem, sistema de licenciamento e outras questões da Liga.

A diretoria da Veikkausliiga é responsável por todas as decisões tomadas referente a liga e é composta por cada representante dos clubes.

A história desta liga começou lá em 1989, mas em 1890 no verão, aconteceu a sua primeira temporada, e o primeiro campeão daquele ano foi o HJK.

O time do HJK Helsinque. Fonte: Trivela

No entanto, desde 1930 se tornou uma competição eliminatória e passou a ser conhecida como uma liga de futebol semiprofissional ou amadora e seu nome era Mestaruussarja.

No decorrer de sua existência, o campeonato foi até agora, dividido em partes iguais, e já aconteceram mais de 30 partidas. Sendo que o clube que fez mais sucesso foi o HJK, que já venceu treze campeonatos. O HJK é também conhecido por ser o único clube que já jogou todas as temporadas da liga.

O atual presidente do conselho da Veikkaus é Kaarlo Kankkunen e foi nomeado no final do ano de 2020, após Matti Apunen deixar o cargo que ocupava a mais de três anos e meio.

Para 2020, foi realizado uma reforma do modelo de governança da liga e a partir destas mudanças, a Veikkausliiga terá três comitês que são:

Comitê de vendas, que será liderado pelo presidente: Thomas Hood (FC Lahti) e pelos membros Marko Laaksonen (FC Haka), Markku Raatikainen (KuPS) e Kaj Grussner (IFK Mariehamn).

Comitê de Competição, liderado pelo presidente: Hexi Arteva (FC Honka), membros: Juho Meriläinen (AC Oulu), Toni Hevonkorpi (Ilves) e Miika Takkula (HJK).

Como também o Comitê de Desenvolvimento da Sociedade, sendo o presidente: Jan Holst (HIFK), e seus mebros Lauri Kemppainen (FC Inter), Sami-Petteri Kivimäki (SJK) e Satu Nieminen (VPS).

Lances e campeonatos

No final da temporada de 2009 o jogador Toni Huttunen encerrou suas 441 partidas com a camisa do MYPA, ele foi considerado o jogador com mais partidas na Veikkausliiga.

Já o jogador que mais marcou gols durante os campeonatos da liga, foi o Valeri Popovits, que terminou sua última temporada no outono de 2009.

Contudo, em 2019 o campeão da temporada foi o KuPS (Kuopio), seu vice, que levou a prata foi o FC Inter (Turku) e o FC Honka (Espoo) que ficou em terceiro lugar e ganhou o bronze. Nessa mesma temporada, os times que foram rebaixados foram VPS (Vaasa) e KPV (Kokkola) que não se classificaram nas eliminatórias.

Premiações

O campeonato Veikkausliiga criou logo em sua primeira temporada, uma estátua para retratar a história de dois jogadores brigando por uma bola. Esta estátua ficou tão famosa, que agora ela é considerada parte da família para os amantes do futebol finlandês.

A estátua, inicialmente conhecida por Futura de acordo, foi criada pelo artista Timo Livonen e foi encomendada propositalmente pelos responsáveis da Veikkaus.

Mas a partir dos anos 2000, o nome da estátua mudou e passou a ser chamado de Estátua do Campeonato da Veikkausliiga.

Então, desde a criação da liga todas as equipes vencedoras do torneio levantam uma medalha de 15 quilos, montada com mais de trezentas peças de metal.

Até o momento apenas nove times conseguiram ser campeões em toda a história da liga. Entre eles, está o HJK que ganhou 14 campeonatos e o Haka, que levantou cinco vezes.

Troféu da veikkausliiga. Fonte: Site veikkausliiga.com

Assim como a estátua foi criado a placa do campeonato da Copa da Liga, chamada de Prêmio Sami Hyypiä. Trata-se de um prêmio rotativo, o qual é entregue anualmente para a equipe campeã da copa da Liga.

Lá em 2007, a Veikkausliiga lançou o Legenda Honorary Club, em que os considerados jogadores lendas são colocados como importantes para os seus torcedores, os clubes, seguido por suas localidades, melhor performance no Veikkausliiga e no futebol finlandês.

Foi criada em 2009 a equipe da constelação da Liga, afim de comemorar os 20 anos da Veikkaus, formada pelas melhores equipes da temporada e usando critérios claros. Desde então, a liga em todas as suas temporadas seleciona os melhores treinadores e jogadores.

Títulos e Atualidade

Ao longo da existência da Veikkausliiga os times que já garantiram mais títulos foram: O HJK com 31, FC Haka e HPS com 9 títulos cada, TPS com 8, HIFK com 7, KuPS com 6, FC Kuusysi com 5 e Kiffen com 4 titulos.

Já os clubes que tiveram menos troféus foram: ÅIFK, Reipas Lahti, VIFK e Tampere United com 3 títulos cada, VPS, KTP, OPS e FC Jazz com 2 e com apenas 1 título as equipes do Myllykosken Pallo -47, FC Inter Turku, SJK, PUS, Sudet Vyborg, KPV, FC Ilves, Sports Club Unitas, HT, Ilves-Kissat, Pyrkiva Turku, TPV e IFK Mariehamn.

Mesmo na pandemia, a temporada de 2021 não parou e contou com todos os clubes participantes e o campeão deste ano foi o HJK, que já acumula 63 temporadas disputadas na Veikkausliiga e na Mestaruussarja.

Também em 2021, a classificação dos times ficou da seguinte forma:

KuPS que foi vice-campeão, o SJK garantiu o terceiro lugar, o FC Inter ficou em quarto lugar, Ilves quinto lugar, HIFK ficou em sexto, FC Lahti em sétimo, FC Haka oitavo, o FC Honka em nono, IFK Mariehamn em décimo, AC Oulu em decima primeira posição e o VPS que terminou em último lugar na Veikkausliiga, porém ficou em 1º lugar na Ykkönen.

Equipe do VPS se preparando para a temporada de 2022. Fonte: Site veikkausliiga.com

Para a temporada de 2022, a liga conta com 12 clubes participantes: AC Oulu, FC Haka, FC Honka, FC Inter, FC Lahti, HIFK, HJK, IFK Mariehamn, Lince, KuPS, SJK e VPS. E o HJK vai iniciar a primeira partida contra o IFK Mariehamn.

Compartilhe esse conteudo