Disputada entre equipes da cidade de Lisboa, é uma das mais antigas do futebol local

Conhecida na história do futebol português por contar com grandes equipes ao longo dos anos, na disputa da competição nacional. Entre os times que já participaram do torneio lusitano, o Benfica é o principal vencedor.

Com 18 conquistas, o gigante português é o clube que mais vezes venceu a competição nacional. Na sequência, o Sporting com 13 títulos e Belenenses com seis troféus, fecham a lista dos maiores vencedores da Copa da Honra.

A competição que foi disputada pela última vez em 2015, sofreu com alguns hiatos na história. O torneio teve a sua edição inaugural na temporada de 1914/15, que teve na equipe do Sporting, o grande campeão.

Imagem de jogo de vídeo game

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Troféu da antiga Taça da Honra entregue ao campeão do torneio nacional. Foto: Portal Record

O torneio que era disputado no começo da temporada europeia, servia como preparação e amostra de como os times como Sporting e Benfica se apresentariam para as demais competições.

Sporting e Benfica merecem um destaque a parte na história do futebol português. Ao lado do Porto, o trio se mantém forte até os dias atuais, e são os maiores clubes de Portugal. Na atual temporada, a briga dos três pelo troféu nacional, é o que tem atraído a todos os amantes do esporte português.

Porto é o líder do Campeonato Português e se aproxima de mais uma conquista nacional

Primeiro colocado na Liga Portuguesa de Futebol, o Porto é o principal time do país atualmente. Grande vencedor nacional, e com duas conquistas de Champions League no currículo, o clube português comandado pelo técnico Sérgio Conceição tem um time ofensivo nas mãos.

O treinador que tem em Evanilson, ex-atacante do Fluminense, como o principal goleador da equipe lusitana, perdeu outro jogador do ataque do Português, que vinha sendo o grande destaque do Porto.

O atacante colombiano Luis Díaz acertou a sua transferência para o Liverpool (Inglaterra) no mês de janeiro, na janela do inverno europeu. O valor da transação, contabilizando os bônus que podem ser gerados ao clube português, envolveu 49 milhões de libras (R$ 352 milhões).

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Brasileiro Evanilson em jogo pelo Porto. Foto: Globo Esporte

Porém, com a venda do colombiano ao Liverpool, o Porto teve a ascensão de Evanilson, que passa pela fase mais goleadora desde a chegada no time português. A campanha do líder do Campeonato Português, está próxima de concretizar mais um torneio ao clube do Porto.

Ao todo, são 64 pontos conquistados em 24 jogos, com 20 vitórias e quatro empates. O clube que não tem nenhuma derroa no torneio, ainda tem 59 gols marcados e 17 sofridos, e fica com um saldo de gols positivo de +42.

A distância do Porto para os rivais Sporting e Benfica já é larga, e restam apenas 10 rodadas de campeonato, que fazem do time português o favorito ao título nacional desse ano. Entre Porto e Sporting (segundo colocado), a diferença é de seis pontos. Para o Benfica, já são 10 pontos a mais.

O segundo colocado Sporting tem em Rubén Amorim o grande nome da equipe

Atual técnico do clube da capital de Portugal, Rúben Amorim está na sua segunda temporada como o comandante da equipe do Sporting, e é um dos grandes técnicos do futebol nacional. Dono de uma personalidade forte e de um esquema de jogo ofensivo, o treinador é amado pela torcida do Sporting.

No comando do clube, o técnico encerrou o jejum da equipe na temporada passada, vencendo a Liga Portuguesa, e agora briga com o Porto pela conquista consecutiva da competição nacional.

Ao todo, a campanha do Sporting é de 24 jogos disputados, com 58 pontos conquistados. A equipe possui 18 vitórias no Campeonato Português, com quatro empates e apenas duas derrotas, sendo o segundo clube que menos perdeu no torneio.

Homem de uniforme branco e azul

Descrição gerada automaticamente
Rúben Amorim é um dos maiores treinadores portugueses. Foto: Blog Mercado do Futebol

O clube que durante a temporada nacional teve o esquema 3-5-2 como a sua marca durante os jogos, tem na consistência defensiva do trio de zagueiros, liderados pelo capitão Coates, outra arma do clube lusitano.

Durante a campanha no torneio nacional, o Sporting sofreu apenas 16 gols, e é a melhor defesa da Liga Portuguesa. O ataque, de 47 gols marcados, tem uma alta média de quase dois gols feitos por jogo.

O Benfica teve uma troca no comando técnico durante a competição

No começo da temporada, o Benfica que tinha em Jorge Jesus, o nome do comando do clube, e que acreditava que o treinador poderia devolver o clube lusitano às glórias nacionais, optou pela demissão do técnico ao fim de 2021.

Atualmente desempregado, Jorge Jesus, por curiosidade, foi sondado por diversos clubes brasileiros de janeiro em diante para conseguir repetir o sucesso feito no Flamengo em 2019.

Porém, o mesmo sucesso, não foi reproduzido no Benfica. Com altos e baixos ao longo da última passagem do treinador português, os constantes pedidos de demissão, por conta da perda de constantes campeonatos nacionais, marcaram a passagem de Jesus pelo Benfica.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Darwin Nuñez comemora gol pelo Benfica. Foto: Portal Lance

O clube que após a saída de Jesus, fica sob o comando do técnico Nelson Veríssimo, e já se especula em Portugal, a procura de um novo treinador pelo Benfica, ao término da atual temporada.

Na atual edição da Liga Portuguesa de Futebol, o Benfica é o terceiro colocado, e está a 10 pontos do líder Porto. Na campanha do clube, são 54 pontos conquistados em 24 jogos, com 17 vitórias, três empates e quatro derrotas.

O destaque ofensivo do Benfica, melhor ataque do torneio, fica por conta do atacante uruguaio, Darwin Nuñez, artilheiro e principal jogador do clube lusitano.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol de Portugal? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo