A Superliga é o principal campeonato de futebol da Sérvia, é um campeonato muito importante por lá!

SuperLiga_logo.png
Logo oficial da Superliga da Sérvia. Fonte: Media


O campeonato de futebol da sérvia da primeira divisão é muito importante no seu país, principalmente pelo fato da independência dos clubes na questão da disputa do campeonato.

Para ficar menos confusa esta história de independência dos clubes de futebol da Sérvia, na questão do campeonato nacional que eles disputam, é melhor entender passo a passo o que ocorreu.

Começando lá no ano de 1923, onde os clubes sérvios disputavam a Primeira Liga Iugoslava, que era o campeonato Iugoslavo de futebol, onde as melhores equipes da antiga Iugoslávia disputavam a competição.

A partir de 1991, os clubes da Eslovênia e da Croácia se retiraram da liga e formaram as suas próprias ligas.

Foi aí que começou o movimento separatista da Iugoslávia, onde os países viriam a se separar do mesmo e iriam em busca de recuperar a sua própria independência, que foi o caso da própria Croácia na época, por exemplo.

Em 1992, os clubes da Bósnia e da Macedônia fizeram a mesma coisa que a Eslovênia e a Croácia, que também deixaram o campeonato no ano anterior.

A Sérvia, junto com Montenegro, se manteve na Primeira Liga Iugoslava até o ano de 2006, quando finalmente Montenegro declarou independência e após isso, formou o seu próprio campeonato, até que a Sérvia, finalmente, fez a mesma coisa.

Desde o ano de 2006, o campeonato de futebol da Sérvia é formado apenas por clubes da Sérvia e o mesmo foi renomeado para Super Liga da Sérvia, nome este que permanece sendo o do campeonato até hoje.

Por isso da independência do campeonato sérvio, já citada, pois a mesma independência do campeonato veio junto com a própria independência do país.

Desde a criação da Superliga, apenas duas equipes foram campeões da competição, o que se torna curioso, pois o fato de apenas dois times vencerem a competição em toda a sua história, apesar de ser um campeonato com menos de 20 anos de existência, já é algo bastante curioso.

Mas o fato de apenas duas equipes terem conquistado a Superliga Sérvia em toda a sua história, é porque estas duas equipes dominam o futebol da sérvia.

Trata-se de as equipes do Partizan e do Estrela Vermelha.

Entre as duas equipes que venceram o campeonato da Sérvia, a Superliga da Sérvia, até hoje, o time que mais tem títulos da competição, é o Partizan.

O Partizan tem 8 títulos da Super Liga Sérvia, em sua história, vencendo estes títulos nos anos de: 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2015, e o mais recente conquistado pela equipe, em 2017.

Everton-Luiz-2.jpg
Na foto, os brasileiros Leonardo e Everton Luiz, comemorando o título mais recente da equipe do Partizan no Campeonato Sérvio. Fonte: Instagram 

Já a equipe do Estrela Vermelha, tem 6 títulos da Superliga Sérvia, conquistados em 2007 (na primeira edição da competição), sendo o primeiro time a conquistar a Super Liga Sérvia, em 2014, 2016, 2018, 2019 e em 2020.

O atual campeão da Superliga Sérvia é o próprio time do Estrela Vermelha, com a conquista da competição na temporada de 2020 – 2021.

estrela-vermelha.jpg
Equipe do estrela vermelha comemora mais um título do time da superliga sérvia. Foto: Twitter / FK CRVENA ZVEZDA


Nesta temporada, o time do Estrela Vermelha terminou a competição com 78 pontos, 14 pontos a mais do que o vice-líder daquele campeonato, o próprio time do Partizan.

Já na temporada passada, a temporada de 2020 – 2021, do atual título mais recente da equipe no campeonato, o Estrela Vermelha terminou a Superliga Sérvia com incríveis 108 pontos, com 35 vitórias e 3 empates na competição.

Partizan e Estrela Vermelha.jpg
Partizan e estrela vermelha, além de ser o maior clássico da Sérvia, é também um dos maiores clássicos e rivalidades do futebol mundial.

As duas equipes, inclusive, disputaram, recentemente, a final da Copa da Sérvia.

O time do Estrela Vermelha foi campeão daquela competição, vencendo, nos pênaltis, após um empate de 0 a 0, a equipe do Partizan.

No atual campeonato sérvio, a disputa pelo título está muito boa e interessante, com exatamente o Partizan e o Estrela Vermelha, disputando o título da Superliga Sérvia desta temporada.

Quem leva vantagem entre as duas equipes nesta atual competição, é a equipe do Partizan, que tem 59 pontos até agora no campeonato.

O Estrela Vermelha, por sua vez, que é o segundo colocado da competição, atrás do líder da Superliga Sérvia, o time do Partizan, tem exatamente 54 pontos na competição.

Com 5 pontos de diferença entre as duas equipes na atual Superliga Sérvia, o título do campeonato tem tudo para ser disputado até o final da competição, e estas duas equipes irão em busca de vencer mais um título do torneio nesta temporada.

A atual Superliga Sérvia, tem, ao todo, 30 jogos de competição, sendo que 16 equipes disputam o campeonato.

Estando na vigésima segunda rodada de campeonato, contando com esta rodada que ainda será disputada, a Superliga Sérvia desta temporada tem mais 9 jogos a ser disputado, e tudo pode acontecer até lá no campeonato e a tabela de classificação da competição pode mudar e muito até o termino da Super Liga.

A chance que a equipe do Estrela Vermelha pode aproveitar para se aproximar ainda mais do líder Partizan, é que as duas equipes ainda se enfrentarão na atual competição.

Tem tudo para ser um grande jogo, e é com certeza o jogo mais esperado da competição.

A partida entre Estrela Vermelha e Partizan, na vigésima quarta rodada da competição, pode, inclusive, decidir o campeonato, ou simplesmente encaminhar o campeão desta atual competição.

Por exemplo, se a equipe do Estrela Vermelha vencer as duas próximas partidas do campeonato, e a equipe do Partizan perder as duas próximas partidas na competição, o time do Estrela Vermelha assumiria a liderança do campeonato já na reta final.

Na rodada seguinte, no jogo entre Estrela Vermelha e Partizan, Caso vença ou empate com o time do Partizan, o time do Estrela Vermelha permaneceria na liderança da competição nesta possível situação.

Mas, caso a própria equipe do Partizan vença o time do Estrela Vermelha, ultrapassaria a equipe do Estrela Vermelha e se tornaria novamente líder da Superliga Sérvia.

Esta partida entre as duas equipes tem tudo para ser um jogaço e uma espécie de final antecipada de campeonato.

Independente de qual destas duas equipes vença a competição, esta Superliga Sérvia estará em ótimas mãos, por serem as duas grandes potências em seu país, sendo que o time do Partizan já foi finalista de Liga dos Campeões e a equipe do Estrela Vermelha já conquistou a Liga dos Campeões da Europa e também o título Mundial e qualquer das duas que seja campeã desta Superliga, será muito merecido o título.

Compartilhe esse conteudo