Saiba tudo sobre a história da Liga Indiana de Futebol e como anda a atual temporada do torneio
Uma das maiores competições da Índia, a Superliga Indiana tem oito anos de existência, e tem no ATK o time mais vencedor da competição nacional. Na atual temporada, o Jamshedpur se sagrou campeão, e conquistou o seu primeiro título do torneio.
Na temporada passada, o Mumbai City, um dos grandes times do país, se sagrou campeão nacional, e levantou, pela primeira vez, a taça do campeonato nacional mais disputado entre os clubes da Índia.
Nessa temporada, além do campeão, outros três times se destacaram na disputa do torneio: Hyderabad, ATK e Kerala. Essas equipes, ao lado do Jamshedpur, fecham o grupo dos quatro primeiros colocados da Liga Indiana.
O Mumbai City, campeão da temporada 2020/21, terminou o campeonato em quinto lugar na tabela de classificação do torneio nacional na atual temporada. Disputada no formato de turno e returno, ao todo, são 20 jogos entre as equipes do campeonato.
Campanha do Jamshedpur rendeu o primeiro título do clube na Índia
Com a melhor trajetória na temporada 2021/22 em relação aos demais concorrentes pelo caneco nacional, o Jamshedpur sagrou-se campeão da Liga Indiana. A equipe vencedora do torneio local, teve em 20 jogos, 43 pontos conquistados.
A trajetória do time campeão foi de 13 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. Com um ataque poderoso, o clube do Jamshedpur marcou 42 gols ao longo do torneio. Pela parte defensiva, a equipe indiana sofreu apenas 21 gols, e terminou a competição com saldo de gols positivo em +21.
Vale destacar que o clube do Jamshedpur, emplacou uma sequência generosa de cinco vitórias consecutivas na reta final do torneio nacional, que foram fundamentais para confirmar a conquista do clube indiano.
Hyderabad fez boa campanha, mas perdeu o torneio
Dono da segunda melhor campanha na competição nacional na edição 2021/22, o time do Hyderabad perdeu o título por pouco. Cinco pontos de diferença para o rival campeão, deixaram a equipe sem o troféu do torneio.
Com 20 jogos disputados, o clube do Hyderabad somou 38 pontos. Ao longo da trajetória da equipe, o time indiano obteve 11 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Dono do melhor ataque da competição, o time do Hyderabad marcou 43 gols no torneio, e sofreu 23, terminando a temporada com saldo de gols positivo em +20.
Os vice-campeões nacionais, deixaram a competição de forma honrosa, e assim como o Jamshedpur, tiveram uma boa reta final, acumulando vitórias consecutivas na parte decisiva do torneio nacional. A diferença entre os times é no número dos confrontos ganhos, com cinco para os campeões, e três para o Hyderabad.
O maior campeão viu outro time levar o troféu
Time indiano com mais títulos da liga de futebol local, o ATK terminou a edição 2021/22 em terceiro lugar na classificação geral. A equipe que acumula três conquistas do torneio nacional, teve nessa temporada, adversários difíceis e que complicaram a trajetória do gigante local.
O ATK conquistou 37 pontos em 20 jogos disputados, com 10 vitórias, sete empates e três derrotas. A parte ofensiva do clube foi destaque na trajetória no ATK, com 37 gols marcados nas 20 partidas da equipe na competição, deixando o clube como uma média de mais de um gol marcado por partida.
Na parte defensiva, 26 gols sofridos ao longo da competição, explicam como o time do ATK sofreu durante o torneio nacional. A reta final da disputa nacional, também não foi das melhores. Nos últimos cinco jogos da equipe, o ATK venceu apenas dois, empatando outros dois, e perdendo um jogo.
A equipe que fecha o G4 da Liga Indiana teve uma das melhores defesas da competição
O Kerala Blasters somou 34 pontos em 20 partidas disputas na liga nacional. Ao longo da trajetória da equipe na atual temporada, foram nove vitórias, quatro empates e sete derrotas na Liga Indiana.
O principal destaque do Kerala, foi sua sólida defesa, que ao longo da principal competição do futebol indiano, sofreu apenas 24 gols, que deixam o clube com a terceira melhor defesa do torneio local.
Pela parte ofensiva, o time do Kerala marcou 34 gols, e foi um dos cinco melhores ataques da competição nacional. Na sequência da classificação geral da Liga Indiana, o Mumbai City foi o quinto colocado.
A campanha do Mumbai teve em 20 jogos, 31 pontos conquistados, com nove vitórias, quatro empates e sete derrotas. A equipe da cidade de Mumbai marcou 36 gols e sofreu 31, fechando o torneio nacional com saldo de gols positivo em +5.
Na parte de baixo da tabela de classificação, três times brigaram contra o rebaixamento, e fizeram as piores campanhas da Liga Indiana: Goa, NorthEast e o East Bengal. As equipes que tiveram desempenhos ruins ao longo da temporada, ficaram marcada pela quantidade alta de derrotas.
O Goa foi o 9º colocado da competição nacional, e teve nessa temporada 19 pontos conquistados em 20 jogos disputados, com quatro vitórias, sete empates e nove derrotas. O NorthEast terminou em 10º lugar na tabela de classificação, e durante sua trajetória o clube indiano conquistou 14 pontos em 20 partidas.
Com apenas três vitórias, cinco empates e 12 derrotas, o NorthEast foi o vice lanterna da competição nacional. Na última colocação, o East Bengal somou 11 pontos nos 20 jogos disputados, e a equipe teve apenas uma vitória no torneio. Nos demais jogos, oito empates e 11 derrotas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol na Índia? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado em tudo o que acontece no mundo da bola!