Saiba tudo sobre a história da Liga Indiana de Futebol e como anda a atual temporada do torneio

Uma das maiores competições da Índia, a Superliga Indiana tem oito anos de existência, e tem no ATK o time mais vencedor da competição nacional. Na atual temporada, o Jamshedpur se sagrou campeão, e conquistou o seu primeiro título do torneio.

Na temporada passada, o Mumbai City, um dos grandes times do país, se sagrou campeão nacional, e levantou, pela primeira vez, a taça do campeonato nacional mais disputado entre os clubes da Índia.

Copo com líquido verde

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Troféu da Superliga Indiana. Foto: Troféus do Futebol

Nessa temporada, além do campeão, outros três times se destacaram na disputa do torneio: Hyderabad, ATK e Kerala. Essas equipes, ao lado do Jamshedpur, fecham o grupo dos quatro primeiros colocados da Liga Indiana.

O Mumbai City, campeão da temporada 2020/21, terminou o campeonato em quinto lugar na tabela de classificação do torneio nacional na atual temporada. Disputada no formato de turno e returno, ao todo, são 20 jogos entre as equipes do campeonato.

Campanha do Jamshedpur rendeu o primeiro título do clube na Índia

Com a melhor trajetória na temporada 2021/22 em relação aos demais concorrentes pelo caneco nacional, o Jamshedpur sagrou-se campeão da Liga Indiana. A equipe vencedora do torneio local, teve em 20 jogos, 43 pontos conquistados.

A trajetória do time campeão foi de 13 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. Com um ataque poderoso, o clube do Jamshedpur marcou 42 gols ao longo do torneio. Pela parte defensiva, a equipe indiana sofreu apenas 21 gols, e terminou a competição com saldo de gols positivo em +21.

Grupo de homens com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time do Jamdshedpur perfilado antes de jogo da equipe. Foto: Jamshedpur Official

Vale destacar que o clube do Jamshedpur, emplacou uma sequência generosa de cinco vitórias consecutivas na reta final do torneio nacional, que foram fundamentais para confirmar a conquista do clube indiano.

Hyderabad fez boa campanha, mas perdeu o torneio

Dono da segunda melhor campanha na competição nacional na edição 2021/22, o time do Hyderabad perdeu o título por pouco. Cinco pontos de diferença para o rival campeão, deixaram a equipe sem o troféu do torneio.

Com 20 jogos disputados, o clube do Hyderabad somou 38 pontos. Ao longo da trajetória da equipe, o time indiano obteve 11 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Dono do melhor ataque da competição, o time do Hyderabad marcou 43 gols no torneio, e sofreu 23, terminando a temporada com saldo de gols positivo em +20.

Jogador de futebol com jogadores em campo e pessoas por trás

Descrição gerada automaticamente
Jogadores comemoram gol pela equipe indiana. Foto: Hyderabad Official

Os vice-campeões nacionais, deixaram a competição de forma honrosa, e assim como o Jamshedpur, tiveram uma boa reta final, acumulando vitórias consecutivas na parte decisiva do torneio nacional. A diferença entre os times é no número dos confrontos ganhos, com cinco para os campeões, e três para o Hyderabad.

O maior campeão viu outro time levar o troféu

Time indiano com mais títulos da liga de futebol local, o ATK terminou a edição 2021/22 em terceiro lugar na classificação geral. A equipe que acumula três conquistas do torneio nacional, teve nessa temporada, adversários difíceis e que complicaram a trajetória do gigante local.

O ATK conquistou 37 pontos em 20 jogos disputados, com 10 vitórias, sete empates e três derrotas. A parte ofensiva do clube foi destaque na trajetória no ATK, com 37 gols marcados nas 20 partidas da equipe na competição, deixando o clube como uma média de mais de um gol marcado por partida.

Pessoa com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Jogadores do ATK comemoram gol da equipe durante partida da Liga. Foto: Sportsadda

Na parte defensiva, 26 gols sofridos ao longo da competição, explicam como o time do ATK sofreu durante o torneio nacional. A reta final da disputa nacional, também não foi das melhores. Nos últimos cinco jogos da equipe, o ATK venceu apenas dois, empatando outros dois, e perdendo um jogo.

A equipe que fecha o G4 da Liga Indiana teve uma das melhores defesas da competição

O Kerala Blasters somou 34 pontos em 20 partidas disputas na liga nacional. Ao longo da trajetória da equipe na atual temporada, foram nove vitórias, quatro empates e sete derrotas na Liga Indiana.

O principal destaque do Kerala, foi sua sólida defesa, que ao longo da principal competição do futebol indiano, sofreu apenas 24 gols, que deixam o clube com a terceira melhor defesa do torneio local.

Pela parte ofensiva, o time do Kerala marcou 34 gols, e foi um dos cinco melhores ataques da competição nacional. Na sequência da classificação geral da Liga Indiana, o Mumbai City foi o quinto colocado.

A campanha do Mumbai teve em 20 jogos, 31 pontos conquistados, com nove vitórias, quatro empates e sete derrotas. A equipe da cidade de Mumbai marcou 36 gols e sofreu 31, fechando o torneio nacional com saldo de gols positivo em +5.

Na parte de baixo da tabela de classificação, três times brigaram contra o rebaixamento, e fizeram as piores campanhas da Liga Indiana: Goa, NorthEast e o East Bengal. As equipes que tiveram desempenhos ruins ao longo da temporada, ficaram marcada pela quantidade alta de derrotas.

O Goa foi o 9º colocado da competição nacional, e teve nessa temporada 19 pontos conquistados em 20 jogos disputados, com quatro vitórias, sete empates e nove derrotas. O NorthEast terminou em 10º lugar na tabela de classificação, e durante sua trajetória o clube indiano conquistou 14 pontos em 20 partidas.

Com apenas três vitórias, cinco empates e 12 derrotas, o NorthEast foi o vice lanterna da competição nacional. Na última colocação, o East Bengal somou 11 pontos nos 20 jogos disputados, e a equipe teve apenas uma vitória no torneio. Nos demais jogos, oito empates e 11 derrotas.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol na Índia? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado em tudo o que acontece no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo