Saiba toda a história do torneio eslovaco que premia a melhor equipe com o título de campeão nacional

Principal competição do futebol da Eslováquia, a Fortuna Liga reúne os grandes clubes do esporte local, e o formato atual de disputa, foi colocado a partir do ano de 1993. Ao todo, 12 equipes brigam pelo título do grande torneio nacional.

O grande vencedor da competição nacional é o Slovan Bratislava com 11 títulos em sua galeria, das temporadas de 1993/94, 1994/95, 1995/96, 1998/99, 2008/09, 2010/11, 2012/13, 2013/14, 2018/19, 2019/20 e 2020/21.

Na sequência, o MSK Zilina aparece como o segundo maior ganhador da competição nacional com sete títulos nas temporadas de 2001/02, 2002/03, 2003/04, 2006/07, 2009/10, 2011/12 e 2016/17.

A competição é dividida em duas etapas. Na primeira fase, os 12 clubes se enfrentam em turno e returno, e definem os mais bem colocados do torneio. Na sequência, dois grupos com seis times em cada, definem os primeiros lugares da competição e os rebaixados da Superliga.

Na atual temporada, o Slovan briga para manter o título de campeão nacional

Com uma campanha impressionante nos primeiros jogos da Superliga, o Slovan mostra a sua força no cenário nacional, e teve apenas uma derrota ao longo da primeira fase do torneio local.

Ao todo, o clube somou 53 pontos em 22 jogos, e tem uma campanha até aqui, de 16 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. No saldo de gols da equipe, foram 52 gols à favor e 16 contra o time, dando o saldo positivo de +36.

Com um ataque poderoso na primeira etapa do torneio nacional, o Slovan teve uma média superior a 2 gols por jogo, e é dono do melhor ataque da competição. A defesa também, sofre poucos gols, e é uma das grandes linhas defensivas da Superliga até aqui.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Slovan tenta a jogada em partida da equipe. Foto: UEFA

Com apenas 16 gols sofridos em 22 jogos, a média do gigante eslovaco é menor do que um gol sofrido por jogo, e perde apenas para o segundo coloca, o Spartak Trnava no quesito, que tem 12 gols sofridos.

O Slovan agora tem pela frente, a disputa com os mais bem colocados do torneio, pelo título nacional. No grupo que define o campeão nacional, além do Slovan, estão: Spartak Trnava, Ruzomberok, Dunajska Streda, Sered e Zilina.

O Zilina, por sinal, é o grande adversário histórico do time do Slovan, mas que nessa temporada, não vem repetindo o sucesso de anos anteriores, e teve uma campanha mediana, quase não se classificando para a fase decisiva da competição.

Zilina começa o mata-mata como o pior time entre os seis primeiros colocados

Com campanhas de destaque a partir dos anos 2000 no Campeonato Eslovaco de Futebol, o Zilina nessa temporada vem preocupando aos torcedores e amantes do gigante clube local.

O sexto lugar na fase classificatória da atual temporada do torneio nacional, mostram uma equipe irregular, que sofre muitos gols e perde muitos jogos. Com 30 pontos somados em 22 jogos, o clube eslovaco quase perdeu a vaga para a fase decisiva da competição nacional na reta final.

Uma imagem contendo trem, fumaça, motor, pista

Descrição gerada automaticamente
Torcedores do Zilina fazem a festa antes de jogo do clube. Foto: Facebook

O Senica, rival do clube pela briga por uma vaga na fase decisiva da competição nacional, ficou a três pontos do gigante eslovaco. A campanha do Zilina teve em 22 jogos, oito vitórias, seis empates e oito derrotas, com 34 gols marcados e 33 sofridos.

O alto número de gols levados pelo Zilina, acendem o alerta da equipe na parte defensiva, pois a média do clube na competição nacional, passa de um gol sofrido por jogo. O pouco tempo para a recuperação, tendo em vista que o mata-mata decisivo tem seu início marcado para essa semana, deixa a equipe preocupada a sequência da competição nacional.

No restante do grupo dos campeões, campanhas consistentes das equipes eslovacas

O segundo colocado na fase inicial, Spartak Trnava, somou 45 pontos em 22 jogos disputados, sendo 13 vitórias para a equipe eslovaca, seis empates e três derrotas. A defesa foi o grande destaque do time, que é a melhor da competição nacional.

Com apenas 12 gols sofridos em 22 jogos, é uma das armas do clube para desbancar o bom time do Slovan na luta pelo torneio nacional. Além disso, a equipe tem um ataque competente, que marcou 29 gols na Superliga Eslovaca.

Na sequência, o Ruzomberok é o terceiro time na classificação geral. A equipe eslovaca tem na atual temporada, 41 pontos em 22 jogos, com 11 vitórias, oito empates e três derrotas. O ataque efetivo do time, é um dos grandes destaques, com 39 gols marcados pela equipe.

A defesa do clube do Ruzomberok é uma das armas do clube para vencer essa liga, sendo a terceira menos vazada do torneio nacional, com apenas 17 gols sofridos ao longo da competição local.

Multidão de pessoas

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Torcida do Ruzomberok marca presença nos jogos. Foto: Lost Boyos

Quarto colocado da competição nacional, o Streda possui uma campanha instável, com um ataque pouco efetivo. Ao todo, foram 28 gols marcados em 22 gols. Número baixo, quando olhamos as equipes da ponta da tabela.

E esse dilema é repassado ao Sered, time que ocupa a quinta colocação do Campeonato Eslovaco. O clube que possui o mesmo número de gols do Streda, divide com o rival o posto de pior ataque entre os seis primeiros colocados da competição nacional.

O mata-mata decisivo da competição nacional tem início nessa sexta-feira (04/03), com o jogo entre Ruzomberok x Streda. A partida que abre a segunda fase do torneio nacional tem o horário de início do jogo marcado para às 13:00 (horário de Brasília).

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol da Eslováquia? Aqui no Bets, você vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo