Saiba toda a história do torneio eslovaco que premia a melhor equipe com o título de campeão nacional
Principal competição do futebol da Eslováquia, a Fortuna Liga reúne os grandes clubes do esporte local, e o formato atual de disputa, foi colocado a partir do ano de 1993. Ao todo, 12 equipes brigam pelo título do grande torneio nacional.
O grande vencedor da competição nacional é o Slovan Bratislava com 11 títulos em sua galeria, das temporadas de 1993/94, 1994/95, 1995/96, 1998/99, 2008/09, 2010/11, 2012/13, 2013/14, 2018/19, 2019/20 e 2020/21.
Na sequência, o MSK Zilina aparece como o segundo maior ganhador da competição nacional com sete títulos nas temporadas de 2001/02, 2002/03, 2003/04, 2006/07, 2009/10, 2011/12 e 2016/17.
A competição é dividida em duas etapas. Na primeira fase, os 12 clubes se enfrentam em turno e returno, e definem os mais bem colocados do torneio. Na sequência, dois grupos com seis times em cada, definem os primeiros lugares da competição e os rebaixados da Superliga.
Na atual temporada, o Slovan briga para manter o título de campeão nacional
Com uma campanha impressionante nos primeiros jogos da Superliga, o Slovan mostra a sua força no cenário nacional, e teve apenas uma derrota ao longo da primeira fase do torneio local.
Ao todo, o clube somou 53 pontos em 22 jogos, e tem uma campanha até aqui, de 16 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. No saldo de gols da equipe, foram 52 gols à favor e 16 contra o time, dando o saldo positivo de +36.
Com um ataque poderoso na primeira etapa do torneio nacional, o Slovan teve uma média superior a 2 gols por jogo, e é dono do melhor ataque da competição. A defesa também, sofre poucos gols, e é uma das grandes linhas defensivas da Superliga até aqui.
Com apenas 16 gols sofridos em 22 jogos, a média do gigante eslovaco é menor do que um gol sofrido por jogo, e perde apenas para o segundo coloca, o Spartak Trnava no quesito, que tem 12 gols sofridos.
O Slovan agora tem pela frente, a disputa com os mais bem colocados do torneio, pelo título nacional. No grupo que define o campeão nacional, além do Slovan, estão: Spartak Trnava, Ruzomberok, Dunajska Streda, Sered e Zilina.
O Zilina, por sinal, é o grande adversário histórico do time do Slovan, mas que nessa temporada, não vem repetindo o sucesso de anos anteriores, e teve uma campanha mediana, quase não se classificando para a fase decisiva da competição.
Zilina começa o mata-mata como o pior time entre os seis primeiros colocados
Com campanhas de destaque a partir dos anos 2000 no Campeonato Eslovaco de Futebol, o Zilina nessa temporada vem preocupando aos torcedores e amantes do gigante clube local.
O sexto lugar na fase classificatória da atual temporada do torneio nacional, mostram uma equipe irregular, que sofre muitos gols e perde muitos jogos. Com 30 pontos somados em 22 jogos, o clube eslovaco quase perdeu a vaga para a fase decisiva da competição nacional na reta final.
O Senica, rival do clube pela briga por uma vaga na fase decisiva da competição nacional, ficou a três pontos do gigante eslovaco. A campanha do Zilina teve em 22 jogos, oito vitórias, seis empates e oito derrotas, com 34 gols marcados e 33 sofridos.
O alto número de gols levados pelo Zilina, acendem o alerta da equipe na parte defensiva, pois a média do clube na competição nacional, passa de um gol sofrido por jogo. O pouco tempo para a recuperação, tendo em vista que o mata-mata decisivo tem seu início marcado para essa semana, deixa a equipe preocupada a sequência da competição nacional.
No restante do grupo dos campeões, campanhas consistentes das equipes eslovacas
O segundo colocado na fase inicial, Spartak Trnava, somou 45 pontos em 22 jogos disputados, sendo 13 vitórias para a equipe eslovaca, seis empates e três derrotas. A defesa foi o grande destaque do time, que é a melhor da competição nacional.
Com apenas 12 gols sofridos em 22 jogos, é uma das armas do clube para desbancar o bom time do Slovan na luta pelo torneio nacional. Além disso, a equipe tem um ataque competente, que marcou 29 gols na Superliga Eslovaca.
Na sequência, o Ruzomberok é o terceiro time na classificação geral. A equipe eslovaca tem na atual temporada, 41 pontos em 22 jogos, com 11 vitórias, oito empates e três derrotas. O ataque efetivo do time, é um dos grandes destaques, com 39 gols marcados pela equipe.
A defesa do clube do Ruzomberok é uma das armas do clube para vencer essa liga, sendo a terceira menos vazada do torneio nacional, com apenas 17 gols sofridos ao longo da competição local.
Quarto colocado da competição nacional, o Streda possui uma campanha instável, com um ataque pouco efetivo. Ao todo, foram 28 gols marcados em 22 gols. Número baixo, quando olhamos as equipes da ponta da tabela.
E esse dilema é repassado ao Sered, time que ocupa a quinta colocação do Campeonato Eslovaco. O clube que possui o mesmo número de gols do Streda, divide com o rival o posto de pior ataque entre os seis primeiros colocados da competição nacional.
O mata-mata decisivo da competição nacional tem início nessa sexta-feira (04/03), com o jogo entre Ruzomberok x Streda. A partida que abre a segunda fase do torneio nacional tem o horário de início do jogo marcado para às 13:00 (horário de Brasília).
Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol da Eslováquia? Aqui no Bets, você vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!