Organizado a partir de 1993, a competição teve sua última edição em 2014.

Um dos torneios mais tradicionais do território eslovaco, reunia os campeões nacionais em um confronto único, marcado pela rivalidade entre os times, em busca da honra de ser o campeão da Supercopa da Eslováquia.

Entre os campeões do torneio realizado em jogo único que valia o troféu da Supercopa, Slovan Bratislava e Zilina, foram os maiores vencedores da competição, com quatro títulos para cada lado.

Pessoas sentadas na grama em frente a mesa

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Troféu da extinta competição da Supercopa Eslovaca de Futebol. Foto: News Beezer

Além dos dois maiores clubes da Eslováquia, Kosice, Petrzalka, Inter Bratislava, Spartak Trnava e Senec, foram os vencedores da competição nacional, com um troféu para cada equipe. Pelo lado do Slovan Bratislava, as conquistas nos anos de 1994, 1996, 2009 e 2014, são guardadas com carinho no coração de seus torcedores.

Já no Zilina, as conquistas no começo dos anos 2000, nas temporadas de 2003, 2004, 2007 e 2010, foram muito festejadas pelos apaixonados pelo clube local. A competição nacional, tinha como objetivo (além de reunir os campeões nacionais), preparar as equipes para o restante da temporada.

Para a estreia do torneio nacional, o que se viu foi a vitória do Slovan contra a Seleção Eslovaca

Em 1993, foi dada a largada na competição local entre os campeões da Copa Eslovaca de Futebol e a Liga de Futebol da Eslováquia. Porém, para a edição inaugural, uma surpresa no confronto pela taça: a presença da seleção nacional.

Slovan Bratislava e a Seleção da Eslováquia disputaram uma partida com caráter amistoso naquele ano, que ficou marcada pela entrega do troféu ao time eslovaco, após o empate no tempo normal, por 3 a 3.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Seleção da Eslováquia participou da primeira edição do torneio. Foto: IOL

Na sequência, o 3 a 2 nas penalidades, deram o título da competição para o Slovan. No ano seguinte, já confirmada oficialmente no calendário eslovaco, o Slovan foi campeão novamente, ao bater o Tatran Presov, por 2 a 0, e levar o bicampeonato para casa.

A quebra do domínio do Slovan acontece em 1995

A final entre Slovan e Inter Bratislava na edição do torneio de 1995, colocava o soberano campeão nacional, contra a surpresa da temporada anterior do futebol da Eslováquia. Em um jogo com muitos gols, Inter e Slovan tiveram uma final digna do esporte de qualidade apresentado pelos times.

O 3 a 2 no marcador, apontando a Inter Bratislava como a campeã do torneio nacional, pôs fim à hegemonia do Slovan, que emplacava a sua terceira final consecutiva na competição do futebol da Eslováquia.

Já em 1996, o Slovan encara o Chemlon Humenné, e vence por 3 a 1, retomando o posto de atual campeão da Supercopa da Eslováquia. No ano seguinte, em 1997, uma goleada marcou a competição nacional.

O 5 a 0 do Kosice contra o Slovan Bratislava, colocou a equipe do Kosice no alto patamar dentro do futebol local. A vitória maiúscula sobre o grande time nacional do Slovan, apontava um novo domínio dentro da competição nacional.

No ano de 1998, o Kosice novamente estava na disputa para manter o caneco nacional. O adversário da vez, era o Spartak Trnava. A vitória do Spartak por 3 a 1, mostrou uma equipe mais sólida e forte, do que o Kosice, e que levou o título para casa.

Depois de ótimas disputas e partidas históricas, um hiato marca o torneio local

Entre 1999 e 2001, a competição nacional não foi disputada. O motivo da paralisação, havia sido a falta de espaço no calendário do futebol eslovaco, que ainda teve o mesmo time campeão das duas competições (Campeonato Eslovaco e Copa da Eslováquia).

No primeiro ano do hiato, o Slovan Bratislava foi o campeão dos dois torneios nacionais. Na sequência, o Inter Bratislava vencia as duas edições seguintes de ambas competições locais. O retorno da Supercopa da Eslováquia, ficou marcado para a temporada de 2002.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Zilina pressiona o adversário. Foto: News Beezer

Naquele ano, o Zilina foi o vencedor do embate com o Koba, após o empate em 1 a 1, e vitória nos pênaltis da equipe do Koba. Na sequência, as duas temporadas seguintes contaram com o Zilina na competição, levando os dois troféus para casa.

Em 2003, a vitória por 2 a 0 contra o Púchov, foi a marca da competição, e em 2004, contra o Artmedia, a disputa teve o resultado de 2 a 1 para o Zilina, que levantava ali o seu segundo título da competição eslovaca.

Dali em diante, hiatos e conquistas que firmam o Zilina entre os maiores vencedores da competição

Com específicos anos de ausência no calendário local, como nos anos de 2006, 2008, 2011, 2012 e 2013, uma coisa chama a atenção para a não realização da competição nesses anos citados: a vitória do mesmo time sobre as duas competições nacionais.

Porém, de lá para cá, o que se vê é a melhora do Zilina na sua competitividade nacional, e que entrega ao time eslovaco o troféu da Supercopa em mais duas oportunidades: 2007 e 2010, e faz com o clube se iguale ao gigante Slovan Bratislava no número de conquistas.

Pelo lado do Slovan, as conquistas ficaram nos anos de 2009 e 2014. O último, por sinal, foi a última temporada em que houve a competição nacional entre os clubes eslovacos. Na sequência, a Supercopa foi extinta do calendário local, por conta da falta do arranjo de data para a realização da competição.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time do Slovan perfilado antes de jogo da equipe. Foto: Portal Bola Rolando

Atualmente, a competição segue sem estar presente no calendário do futebol eslovaco. Porém, marcou época no esporte local e proporcionou grandes jogos para os amantes do futebol da Eslováquia.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol da Eslováquia? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado em tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo