A Seleção de Futebol do Azerbaijão ainda busca sua primeira classificação para as grandes competições, desde o fim da URSS

Conheça a história do país e da seleção azeri que já fizeram parte da União Soviética

Um dos países que fez parte do bloco formado pela URSS no século passado, o Azerbaijão, busca no futebol alcançar as colocações que a antiga União Soviética conquistou, de participações tanto em Copa do Mundo, como na Eurocopa.

O país que teve a sua independência declarada em 1991, com a dissolução do bloco liderado pela Rússia, tem mais de 9.5 milhões de habitantes em seu território, e tem no futebol, o esporte mais popular do país.

Jogador de futebol com pessoas ao fundo

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Futsal também é uma paixão local. Foto: Portal Arquivo Futsal

Tradicionalmente, a seleção costuma disputar suas partidas no Estádio Olímpico de Baku, a capital do Azerbaijão, e cidade mais populosa do estado azeri. Além do futebol, o futsal é outro esporte de destaque, com a seleção nacional tendo campanhas de destaque nas competições continentais e internacionais.

Ao longo dos anos, o selecionado azeri é marcado por ter no futebol um destaque a ponto de brigar por vagas nas competições mais importantes do mundo. E isso tem início, na primeira competição oficial da equipe, nas Eliminatórias de 1998.

As Eliminatórias da Copa do Mundo de 1998 são o primeiro teste do time azeri

A competição que reúne as grandes seleções e jogadores de todo o mundo é um prato cheio para todos os amantes do futebol. Porém, o caminho até a competição é árduo e exige muito empenho das equipes que buscam a qualificação ao Mundial.

O Azerbaijão, após a sua independência em relação a URSS ser oficializada e reconhecida pelas entidades mundiais em 1991, disputa sua primeira competição oficial como um selecionado nacional reconhecido pela UEFA, em 1996.

A seleção azeri inicia naquele ano sua trajetória em busca de uma vaga para a Copa do Mundo de 1998, que seria realizada na França. A competição, que teve os donos da casa como campeões, não contou com o Azerbaijão entre os times a disputarem o torneio.

Nas Eliminatórias, o time foi alvo fácil no grupo 03, que teve a Noruega e a Hungria classificadas para as fases seguintes da disputa pela vaga na competição internacional. O Azerbaijão terminou a competição no último lugar do grupo, vencendo apenas um dos oito jogos realizados.

Para a Copa de 2002, novo fracasso da seleção azeri

A nova corrida do Azerbaijão por uma vaga na Copa do Mundo, começaria no ano de 2000. Em um grupo qualificado, que teve na Suécia e Turquia os times que foram adiante e conquistaram as vagas para o Mundial, Azerbaijão repetiu o último lugar das Eliminatórias anteriores.

Com uma campanha que deu a equipe cinco pontos em 10 jogos, o time fechou as Eliminatórias em último lugar no grupo 04, com uma vitória, dois empates e sete derrotas na competição.

Por curiosidade, a Turquia, que terminou como vice-líder desse grupo, iria longe na Copa do Mundo, fechando a competição com o 3º lugar, após perder a semifinal para o Brasil. O time da América se sagraria campeão do torneio mundial.

A última colocação no grupo das Eliminatórias se repete no caminho até 2006

O Mundial, realizado na Alemanha em 2006, teve a disputa pelas vagas iniciada no ano de 2004. No cenário europeu, alguns times de destaque, como França, Inglaterra, Portugal e Itália, se classificaram com facilidade em seus grupos das Eliminatórias.

O Azerbaijão repetiu as últimas campanhas, e terminou em último lugar no grupo 06, que tinha ainda Inglaterra, Polônia, Áustria, Irlanda do Norte e País de Gales. A seleção azeri fecha a competição sem vencer nenhum jogo, e com apenas três empates em 10 jogos.

Na trajetória até 2010, outro fracasso da seleção azeri

Com o início da disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 no ano de 2008, o Azerbaijão tem no grupo 04 grandes adversários, como a Alemanha e a Rússia. Os outros times do grupo são Finlândia, País de Gales e Liechtenstein.

Homens jogando futebol de campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Azerbaijão em partida contra a Alemanha. Foto: Placar

A seleção azeri fecha sua campanha com o penúltimo lugar do grupo, com cinco pontos em 10 jogos. Ao longo de sua trajetória nas Eliminatórias da Copa de 2010, o selecionado azeri teve uma vitória, dois empates e sete derrotas.

Para a Copa que foi disputada no Brasil, Azerbaijão faz sua melhor campanha nas Eliminatórias

A seleção que caiu no grupo 06 e tinha Rússia, Portugal, Israel, Irlanda do Norte e Luxemburgo como adversários, chegou a sonhar com a vaga para a Copa do Mundo pela primeira vez. Aquela disputa foi a melhor colocação do Azerbaijão em torneios das Eliminatórias.

Grupo de homens com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores do Azerbaijão perfilados. Foto: Sapo Desporto

Com uma campanha de nove pontos conquistados em 10 jogos, a equipe do Azerbaijão teve na sua trajetória uma vitória, seis empates e três derrotas, e ficou em 4º lugar no grupo que teve Portugal e Rússia classificados para a Copa de 2014.

No caminho para a Rússia, mais uma decepção

Em um dos grupos mais complicados das Eliminatórias, Azerbaijão encarou no grupo C Alemanha, Irlanda do Norte, República Tcheca, Noruega e San Marino. Dono da segunda pior campanha, a equipe se manteve sem conseguir a sonhada vaga para o Mundial.

Ao longo da trajetória da equipe, foram 10 pontos em 10 jogos, sendo três vitórias, um empate e seis derrotas do selecionado azeri, fechando a competição na 5ª colocação do grupo que teve na Alemanha e Irlanda Norte classificadas para a Copa do Mundo e a repescagem europeia, respectivamente.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Azerbaijão em partida das Eliminatórias. Foto: Gazeta do Povo

Para a Copa do Mundo de 2022, o Azerbaijão não conquistou uma vaga para a competição, e agora aguarda pelo reinício das competições europeias para reunir o selecionado azeri e retomar as disputas de jogos oficiais.

Quer saber tudo o que acontece com as seleções europeias? Então fica ligado no Bets! Aqui, você não perde nenhum lance.

Compartilhe esse conteudo