Conhecida como a “Supercopa da Noruega”, o torneio reúne os dois campeões nacionais
A competição da Noruega que aconteceu no calendário do futebol local desde 2009, reunia o vencedor da Liga Nacional contra o campeão da Copa da Noruega, em um confronto único, cercado de emoção e grandes jogadas.
O torneio que começa em 2009 a escrever a história no cenário norueguês, é interrompido da disputa a partir de 2011, e tem até hoje, apenas quatro edições realizadas. Por questões de arranjo de datas no calendário local, o torneio foi interrompido.
Porém, ainda reservou espaço para o destaque do gigante time do Rosenborg, considerado um dos maiores times da Europa, e a grande equipe da Noruega. Com 104 anos de história, o clube soma três conquistas das quatro edições realizadas da Mesterfinalen.
Rosenborg se firma a cada ano como o grande time norueguês
Com 26 conquistas do Campeonato Norueguês, e 12 títulos da Copa da Noruega, o time do Rosenborg é o time mais vencedor do cenário nacional. Mesmo com um jejum de três anos sem o troféu da Liga Nacional, ainda é o maior ganhador da competição.
Pela Copa da Noruega, o time não vence o torneio desde a edição de 2018, e buscará, na atual temporada, quebrar esse jejum de títulos nacionais que incomoda aos torcedores do gigante norueguês.
Nas competições continentais, o time do Rosenborg teve a sua melhor campanha na Champions League, na temporada 1996/97. E ali foi também, o ano em que um clube da Noruega chegou à uma fase aguda da competição continental.
A campanha da equipe começa no Grupo D, e já com feitos realizados pelo Rosenborg. O grupo que tinha, além do clube norueguês, Porto (Portugal), Milan (Itália) e Göteborg (Suécia), viu o Rosenborg superar o Milan, e eliminar a equipe italiana no torneio.
Durante a primeira fase, foram seis jogos, com três vitórias e três derrotas, e um saldo de gols negativo em -4, por conta dos 11 gols sofridos nessa etapa inicial da Champions. Além disso, o clube teve sete gols feitos, e fechou com nove pontos a primeira fase.
Depois de eliminar o Milan, o sorteio das quartas de final colocou outro gigante italiano no caminho do Rosenborg: a Juventus. O time de Turim (que foi o vice-campeão daquela edição), empatou na Noruega e levou para a Itália a decisão da vaga.
Mesmo com a boa equipe do Rosenborg dificultando o jogo do time de Turim, a Juventus se saiu melhor, e venceu por 2 a 0 em casa. Ali se encerrava o sonho de uma campanha de maior destaque na competição continental.
O Stabaek foi o único a vencer a Supercopa além do Rosenborg
O primeiro campeão de uma edição da Supercopa em 2009, batendo o time do Valerenga na grande decisão por 3 a 1, e levantou o troféu nacional pela primeira vez na história. Na sequência da competição, a equipe não teve mais classificações para a disputa nacional.
Além do título de campeão da Supercopa, o Stabaek venceu a Liga Norueguesa em 2008, e a Copa da Noruega em 1998. Entre as campanhas de destaque, o vice-campeonato do Campeonato Norueguês em 2007, e a terceira colocação nos anos de 1998, 2003, 2009 e 2015, são lembrados pelos torcedores do time.
Pela Copa da Noruega, a campanha de 2008 foi sensacional para o clube, que acabou vice-campeão da competição. Acostumado com a disputa de divisões menores do cenário nacional, o Stabaek tem nessas temporadas as que mais marcaram os torcedores do time.
Na temporada passada, a equipe confirmou o rebaixamento para a segunda divisão nacional, após terminar em 15º lugar na classificação geral do torneio nacional. Com 30 jogos disputados, foram seis vitórias, sete empates e 17 derrotas em 2021, e o time fez apenas 25 pontos.
A última edição do torneio nacional teve um clássico norueguês
Rosenborg e Lillestrom protagonizaram o último jogo da Supercopa em 2018. Uma final que envolvia as duas maiores equipes do país, e que mexeu com duas grandes torcidas da Noruega.
A partida disputada no Arasen Stadion, para mais de 4 mil pessoas, teve a vitória do Rosenborg, depois de uma disputa amarrada no desenrolar do jogo. O gol salvador do centroavante da equipe, Nicklas Bendtner, selou o título para o Rosenborg.
O Lillestrom até se arriscou depois de levar o gol, mas viu que era tarde demais para recuperar da mão do rival nacional, e acabou perdendo o troféu.
Para o ano de 2019, novamente o Rosenborg
O clube que havia conquistado a Liga Nacional da Noruega, teria a chance de conquistar o seu quarto título da Supercopa da Noruega. Dessa vez, o adversário era o time do Molde. Porém, a partida não acontece, devido às condições climáticas da Noruega.
A neve em excesso, acabou por cancelar a partida por dois dias consecutivos, até que foi batido o martelo na sede da Federação Norueguesa de Futebol, de que a partida estava oficialmente cancelada.
De lá para cá, alguns boatos sobre o retorno da competição, passaram a circular entre os amantes do esporte da Noruega. Porém, não foi colocado em prática ainda pelos mandatários do futebol local.
A expectativa agora entre os apaixonados pela competição nacional, é de um retorno o quanto antes, para que todos possam assistir aos grandes times noruegueses em jogos repletos de emoção e qualidade durante as partidas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol da Noruega? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que acontece no mundo da bola!