A A Lyga é o campeonato de futebol mais importante do futebol da Lituânia.

A Lyga Logo.png
LOGO DA A LYGA, O CAMPEONATO DE FUTEBOL MAIS IMPORTANTE DA LITUÂNIA. CRÉDITOS DA IMAGEM: https://en.wikipedia.org/wiki/A_Lyga

A A Lyga, trata-se do Campeonato Lituano de Futebol e a competição tem uma importância muito grande no futebol do país desde a sua criação.

O campeonato não é muito conhecido na maioria dos lugares do mundo, apesar de as pessoas saberem da existência desta competição por dedução, já que todos os países que possuem o futebol profissional como parte do esporte possuem campeonatos nacionais.

O que é totalmente desconhecido pela maioria das pessoas que não acompanham o futebol lituano, é o próprio nome do Campeonato Lituano de Futebol. Mas no geral, é uma competição que as pessoas sabem da sua existência.

É comum não ser um campeonato muito conhecido e bastante acompanhado no mundo todo, pois a competição, apesar de ter um bom nível no seu país, não possui equipes com um nível mundial, como por exemplo, as principais equipes do futebol inglês.

E isso faz com que o futebol do país da Lituânia não tenha uma grande popularidade fora do país.

Mas apesar disso, os torcedores dos times da Lituânia vibram muito com que as equipes que eles torcem, para que tenham uma grande temporada no futebol nacional.

Apesar de as equipes do país já serem reconhecidas por lá, caso estas equipes tenham uma boa temporada no futebol do país, ou até mesmo alguma delas seja campeã da elite do futebol Lituano, recebem um destaque ainda maior em relação às equipes que foram bem na competição, mas não alcançaram o título da mesma.

Então, o Campeonato Lituano, assim como os outros campeonatos de elite nacional de outros países do mundo onde o futebol destes países é bastante acompanhado mundialmente, tem grande tradição e importância no futebol nacional, a diferença é que o Campeonato Lituano de Futebol, não é um centro de atenção no esporte.

Apesar disso, é um campeonato de muita história e a partir de agora, você vai conhecer a história desta competição, que é tão importante no futebol Lituano.

Começando a falar pelo primeiro ano de disputa da era moderna do Campeonato Lituano de Futebol. O Campeonato Lituano, foi fundado no ano de 1991.

O Campeonato Lituano de Futebol, já existia antes deste ano, mas teve uma nova fundação a partir desde ano de 1991, pois a partir deste ano, por razões políticas, a Lituânia foi banida pela UEFA de competições continentais que recusavam o licenciamento da equipe do Zalgiris de competir como clube lituano e não como clube soviético.

Por este motivo, ou seja, por questões políticas, a competição mais importante de futebol da Lituânia teve que ter uma nova fundação no ano de 1991.

A partir do ano seguinte, ou seja, em 1992, o futebol da Lituânia, se tornou afiliado da UEFA, no caso a Federação Lituana de Futebol (ou Federação de Futebol da Lituânia).

A Federação de Futebol da Lituânia se juntou à UEFA, em 1992 com um objetivo muito importante da federação do país, visando o futuro a longo prazo do futebol Lituano.

Desde que se juntou a UEFA, em 1992, a Federação de Futebol da Lituânia tem investido no desenvolvimento das infra-estruturas futebolísticas do país, ou seja, na maior competitividade das equipes e do futebol como um todo do país em campeonatos europeus de clubes e de seleção, com o objetivo também, de aumentar a visibilidade do futebol do país.

Ou seja, com tudo isso, com todo este investimento, a Federação Lituana de Futebol, quer que a seleção do país e seus clubes atinjam um melhor nível internacional no futebol.

Falando mais agora do Campeonato Lituano de Futebol, em si, a competição, na sua era moderna, possui alguns campeões na história do campeonato.

O time que é o maior campeão da história do Campeonato Lituano de Futebol, é a equipe do FK Zalgiris Vilnius, com 9 títulos conquistados do campeonato até hoje.

Lituania time de futebol.jpg
O TIME DO FK ZALGIRIS VILNIUS É O MAIOR VENCEDOR DA HISTÓRIA DA A LYGA, O CAMPEONATO LITUANO DE FUTEBOL, COM 9 TÍTULOS DA COMPETIÇÃO. FOTO POR: INPHO

Alguns outros times já venceram o Campeonato Lituano de Futebol em sua história, que são: FBK Kaunas, FK Ekranas, FK Suduva, FK Inkaras Kaunas, Kareda Siauliai e ROMAR Mazeikiai.

Uma curiosidade destas equipes, é que 5 destas 7 que venceram o Campeonato Lituano de Futebol nem existem mais. Ou seja, a maioria dos times que já foram campeões do Campeonato Lituano de Futebol, nem existem mais dentro do esporte.

O maior campeão da história da competição, o time do FK Zalgiris Vilnius, também é o atual campeão do campeonato, tendo vencido de maneira seguida a competição, em 2020 e agora, na temporada passada, em 2021.

Zalgiris Lituânia.jpg
O TIME DO FK ZALGIRIS VILNIUS, ALÉM DE SER O MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA DO CAMPEONATO LITUANO DE FUTEBOL, TAMBÉM É O ATUAL CAMPEÃO DA COMPETIÇÃO. FOTO POR: BNS PHOTO

Outro destaque na história do Campeonato Lituano de Futebol é o time do FBK Kaunas, com 8 títulos.

time lituano.jpg
NA FOTO, O TIME DO FBK KAUNAS QUANDO ENFRENTOU O LIVERPOOL PELA UEFA CHAMPIONS LEAGUE, QUANDO O PRÓPRIO LIVERPOOL ERA O ATUAL CAMPEÃO DA COMPETIÇÃO. CRÉDITOS DA IMAGEM https://lithuaniatribune.com/on-this-day-in-football-3-november/

O TIME DO FBK KAUNAS, É UM DOS MAIORES DESTAQUES DA HISTÓRIA DO CAMPEONATO LITUANO DE FUTEBOL, COM 8 TÍTULOS.


Ao todo, 10 times disputam o Campeonato Lituano de Futebol, sendo que essas equipes se enfrentam entre si na competição, em um total de 36 rodadas.

Na próxima temporada, as equipes vão disputar ao máximo que puderem o título do Campeonato Lituano de Futebol e a equipe do FK Zalgirus, vai em busca de mais um título da competição para aumentar ainda mais o seu número de conquistas do campeonato Lituano de Futebol.

Compartilhe esse conteudo