A A-League, é um dos campeonatos de futebol mais importantes da Austrália.

A league logo.jpg
LOGO DA A-LEAGUE. FONTE: reddit.

O torneio da A-League, é o campeonato australiano de futebol que vem sendo um dos principais campeonatos de futebol do país desde a sua origem.

Por mais que, não sendo na própria Austrália e nem no seu Continente, é um campeonato longe de ser conhecido pela maioria das pessoas que gostam e acompanham futebol pelo mundo todo.

É uma competição que possui pouco prestígio mundial justamente pelo fato de o país não ser uma grande vitrine do futebol, e estar longe de ter um futebol com uma qualidade e um nível altíssimo.

Não é como são os campeonatos de primeira divisão de outros países, onde o futebol é muito conhecido, como é o campeonato inglês e o campeonato espanhol, por exemplo.

Sendo uma competição pouco conhecida, é muito interessante conhecer a história de uma competição desconhecida no radar dos principais campeonatos do futebol mundial.

E isso que será abordado por aqui.

Começando pelo fato de ser uma liga com pouquíssimos anos de existência, comparado a grandes ligas do futebol mundial.

A A-League foi fundada no ano de 2004, e possui apenas 18 anos de história.

Lembrando que outros campeonatos nacionais existem já faz muito tempo, muitos anos antes da A-League, como exemplo, o campeonato italiano, que foi criado lá no ano de 1898.

Porém, se tratando da A-League, a competição, além de ser mais recente, teria menos times também em relação a vários outros campeonatos nacionais de futebol.

A primeira temporada da competição, aconteceu nos anos de 2005 e 2006, tendo como campeão naquela oportunidade, a equipe do Sydney FC, que se tornou a primeira equipe a vencer o campeonato australiano, a A-League.

Sydney fc.jpg
TIME DO SYDNEY FC FOI A PRIMEIRA EQUIPE A VENCER A A-LEAGUE NA HISTÓRIA. FOTO POR: D. MOIR / REUTERS

O time do Sydney FC, é também a equipe que mais venceu o campeonato na sua história, com 5 títulos.

As outras equipes que já conquistaram o título da competição, são: Melbourne Victory, Brisbane Roar, Central Coast Marines, Adelaide United, Newcastle United Jets e Melbourne City.

A equipe do Melbourne Victory, é outra equipe de destaque da A-League, por ser a segunda equipe que mais venceu a competição, tendo 4 títulos da mesma.

Melbourne Victory.jpg
O MELBOURNE VICTORY, É OUTRA EQUIPE QUE TEM UM GRANDE DESTAQUE NA HISTÓRIA DA A-LEAGUE, SENDO QUE O TIME TEM 4 TÍTULOS DA COMPETIÇÃO E SÓ NÃO FOI CAMPEÃO DA MESMA EM MAIS OPORTUNIDADES DO QUE O SYDNEY FC. FONTE: melbournevictory


Já o atual campeão da competição, é o time do Melbourne City, que venceu o torneio pela primeira vez em sua história com este título recente.

nuno-reis-sagra-se-campeao-australiano-pelo-melbourne-city.jpg
O TIME DO MELBOURNE CITY, É O ATUAL CAMPEÃO DA A-LEAGUE. CRÉDITOS DA IMAGEM: zerozero.

Observando o uniforme da equipe do Melbourne City, parece com um uniforme de um time europeu, não é mesmo?

Pois bem, o time é do mesmo proprietário do Manchester City, este mesmo clube que provavelmente quem observa a camisa do Melbourne City, associa o time à equipe inglesa.

A camisa do time do Melbourne City, inclusive, possui o mesmo patrocinador que aparece na camisa do Manchester City e que quem acompanha o futebol inglês, está acostumado a observar na camisa do Manchester City, que é o logo da Etihad Airways.

Provavelmente, se alguém que não acompanha futebol olhasse para a camisa das duas equipes, diria que se tratava de uma camisa da mesma equipe, a não ser que esta pessoa observasse os mínimos detalhes da camiseta, como os detalhes do escudo da equipe, mas mesmo assim poderia não diferenciar as duas.

Enfim, semelhanças como estas que fazem do futebol um esporte maravilhoso, pois mesmo sendo uma equipe que disputa um campeonato pouco conhecido no futebol mundial, esta mesma equipe possui algo em comum com uma das grandes equipes do futebol atual e que disputa um campeonato nacional que é considerado um dos mais conhecidos do futebol mundial.

Lembrando que a era moderna do campeonato australiano de futebol, desde a criação da A-League, a competição é disputada normalmente, em pontos corridos, mas ao término dos pontos corridos, tem as eliminatórias para decidir o time campeão.

Nela, possuem 6 times que disputam o título da liga, sendo que os dois primeiros colocados dos pontos corridos, já estão classificados nas semifinais, e os quatro, distribuídos em dois em cada partida, disputam para um time de cada jogo se classificar para as semifinais para estes, enfrentarem, cada um, os dois times que já garantiram antes a vaga nas semifinais da A-League.

Um exemplo é na própria temporada passada, onde os times do Melbourne City e do Sydney FC garantiram as suas vagas nas semifinais por terem sido as duas primeiras colocadas na disputa de pontos corridos e as equipes do Central Coast, Macarthur, Brisbane e Adelaide United.

Essas foram as equipes que ficaram em terceiro, quarto, quinto e sexto lugar, disputaram a fase anterior da competição, para jogarem por duas vagas nas semifinais da liga.

Além disso, outra coisa que difere a A-League de outros campeonatos nacionais de clubes, é que a competição da Austrália não possui times rebaixados e nem times promovidos.

A A-League garante vaga na fase de grupos e na fase preliminar da Liga dos Campeões da AFC.

A competição também é disputada por 12 equipes, sendo que onze delas são da Austrália e um clube é da Nova Zelândia.

Outro detalhe, é que a A-League tem 26 rodadas nos pontos corridos.

Os times que disputam a competição são os seguintes: Western United, Sydney FC, Melbourne Victory, Adelaide United, Macarthur, Melbourne City, Wellington Phoenix, Central Coast, Wanderers, Newcastle Jets, Brisbane Roar e Perth Glory.

O atual líder da competição é o time do Western United, com 19 pontos, com 10 jogos.

O segundo colocado da competição é o time do Sydney FC, com 16 pontos, porém, tem um jogo a mais do que o time do Western United.

A equipe que tem chances de ultrapassar o líder da competição, é o time do Melbourne Victory, que tem 15 pontos na atual A-League, porém, tem dois jogos a menos do que o líder.

Ou seja, caso vença as duas partidas, passaria, com o mesmo número de jogos, o time do Western United e se tornaria o atual líder da competição com 21 pontos, 2 a mais do que o atual líder do campeonato.

Estas três equipes são as equipes que atualmente estão na disputa da liderança da A-League e tem chances reais de garantir vaga direta nas semifinais da próxima fase da competição.

O time do Western United pode vencer o título pela primeira vez em sua história.

O Melbourne Victory quer empatar, em número de títulos da competição, com o time do Sydney FC e igualar a equipe neste quesito.

A equipe do Sydney FC, por sua vez, quer se distanciar ainda mais das outras equipes em número de conquistas da A-League.

Independente de qual equipe conquiste a competição nesta temporada, ainda tem muitas rodadas pela frente, antes do mata-mata da competição, e até lá, tanto o título quanto as vagas para a próxima fase, serão disputadas por várias equipes.

Compartilhe esse conteudo