Conheça a história da competição local mais disputada no futebol do Irã

Um dos grandes torneios disputados no Oriente Médio, a Liga de Futebol do Irã, tem no Persepolis o maior ganhador da competição nacional, com sete títulos e dois vice-campeonatos.

Disputado nesse formato atual, por pontos corridos, em turno e returno, com 16 equipes na primeira divisão nacional, desde a temporada 2001/02, o Persepolis emplacou conquistas em: 2001/02, 2007/08, 2016/17, 2017/18, 2018/19, 2019/20 e 2020/21.

Grupo de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Comemoração dos jogadores do Persepolis levantando a taça do penta consecutivo. Foto: Stringer Fix

O pentacampeonato consecutivo nos últimos anos, retrata a soberania nacional colocada pelo time iraniano perante os demais clubes do país. Na sequência da lista dos maiores vencedores, está o Sepahan com cinco títulos nas temporadas de 2002/03, 2009/10, 2010/11, 2011/12 e 2014/15.

Por fim, o Esteghlal fecha o top 3 dos times mais vencedores da competição nacional, já que venceu três edições do torneio, nas temporadas de 2005/06, 2008/09 e 2012/13. O último campeão nacional além do Persepolis, foi o Esteghlal Khuzestan, em 2015/16.

O pentacampeonato recente reafirma a soberania do Persepolis no futebol nacional

Além dos sete títulos conquistados na era moderna do campeonato nacional, a equipe do Persepolis já tinha em sua história, outros sete títulos do torneio, nos anos que antecederam a criação da Liga.

Sendo assim, nas temporadas de 1971/72, 1973/74, 1975/76, 1995/96, 1996/97, 1998/99 e 1999/2000, foram os anos em que o Persepolis levantou a taça do Campeonato Iraniano de Futebol, antes da formação atual da competição.

Jogador de basquete com pessoas ao redor

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Torcida local é apaixonada pelo clube do Persepolis. Foto: 90 Min

Dono de grandes conquistas nacionais, a equipe também é uma das fortes concorrentes na Champions League Asiática. Mesmo nunca conseguido um título dessa competição continental, o clube chegou perto nos anos de 2018 e 2020.

Os vice-campeonatos recentes da principal competição asiática, mostram a evolução que o clube vem conseguindo, com jogadores importantes, e que representam a Seleção Iraniana nas competições.

Grande rival do Persepolis, o Sepahan nunca conquistou um título asiático

Assim como o maior inimigo o futebol, a segunda equipe que mais venceu títulos da Liga Iraniana de Futebol, bateu na trave nos torneios continentais. A melhor campanha aconteceu na temporada de 2007, com o vice-campeonato, perdendo a decisão para o Urawa Red Diamonds, do Japão.

Nos anos recentes, o Sepahan tem amargado os vice-campeonatos perdidos para o grande rival, nas temporadas de 2018/19 e 2020/21. A situação vem aumentando a cobrança da torcida sobre o time, que espera encerrar esse incômodo jejum o quanto antes.

Pessoas com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Jogadores do Sepahan comemoram em partida da equipe. Foto: Tehran Times

Além da competição entre as duas equipes rivais no âmbito iraniano, o Esteghlal é o terceiro time mais vencedor da competição nacional e, quem sabe, não emplaca a sua quarta conquista do Campeonato Iraniano nessa temporada...

Líder isolado da atual temporada e terceiro time com mais troféus

Fechando o ciclo de grandes equipes do futebol iraniano, o Esteghlal é um dos gigantes locais. A equipe que possui três conquistas da Liga nacional, nas temporadas de 2005/06, 2008/09 e 2012/13, além de cinco vice-campeonatos, é o líder da atual temporada.

Dono de uma campanha impressionante, a expectativa que cerca o país, é do fim da hegemonia do Persepolis nessa temporada. Ao todo, o Esteghlal soma 47 pontos conquistados em 19 jogos disputados, e está a cinco do segundo colocado, o Persepolis.

Estádio de futebol

Descrição gerada automaticamente
Torcida do Esteghlal faz linda festa durante o jogo da equipe válido pela Liga Iraniana de Futebol. Foto: Wikimedia

A distância grande, é um ponto positivo na campanha do clube do Esteghlal, que ainda em 19 jogos, não perdeu nenhuma partida. Ao todo, foram 14 vitórias e cinco empates. O time que tem uma defesa forte, tem apenas seis gols levados na competição.

Com 29 gols feitos, é um dos melhores ataques até aqui do torneio. Nos últimos cinco jogos, o Esteghlal foi implacável, e alcançou cinco vitórias consecutivas. Para a próxima rodada, o time enfrenta o Nassaji Mazandaran, fora de casa, na segunda-feira (28/02), às 10:30 (horário de Brasília).

Na temporada atual, Persepolis e Sepahan buscam evitar o título do rival

Dois dos grandes rivais do Esteghlal no cenário do futebol iraniano, Persepolis e Sepahan tem objetivos diferentes dentro da competição. Um, quer manter a hegemonia conquistada desde o ano de 2016, e busca o hexa consecutivo.

Já o outro, quer encerrar o incômodo jejum, que já tem sete anos, e dar alegria ao seu torcedor. A campanha do Persepolis, o segundo colocado do Campeonato Iraniano de Futebol, é de 42 pontos conquistados em 19 jogos.

Ao todo, foram 12 vitórias, seis empates e apenas uma derrota. Nos últimos cinco jogos, o clube teve um empate e quatro vitórias. O Persepolis é também, uma das equipes com o melhor ataque da competição, com 28 gols marcados.

A defesa da equipe é sólida, e tem 12 gols sofridos. Com esses números, o time tem o saldo de gols positivo em +16. Já o Sepahan, está distante do time do Esteghlal. Com 13 pontos de diferença entre as equipes, a dificuldade em tirar essa vantagem do rival, será colocada à prova até o final do torneio.

Em 19 jogos da equipe do Sepahan, foram 10 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. O ataque do time, tem 24 gols marcados, e uma média de mais de 1 gol feito por jogo. Já na defesa, a equipe sofreu apenas 10 gols, e é a segunda menos vazada da competição nacional.

Nos últimos jogos do Sepahan, a instabilidade foi a marca registrada do clube, que empatou três vezes, venceu uma e perdeu outra. O próximo jogo da equipe iraniana, é contra o Tractor, fora de casa, na segunda-feira (28/02), às 08:30 (horário de Brasília).

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol iraniano? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo