A fascinante história do tênis, um esporte de elite que é praticado no mundo todo

andre.c
andre.c,
4 em minutos de leitura
A fascinante história do tênis, um esporte de elite que é praticado no mundo todo

O tênis, como o conhecemos hoje, é o quarto esporte mais popular do mundo, tendo cerca de 1 bilhão de fãs que acompanham o jogo.

Com uma base de torcedores tão grande, não é de se estranhar que o tênis possa ter origens antigas. O aspecto verdadeiramente interessante da história do tênis é o fato de estar envolta em mistério e muitas hipóteses.

A HISTÓRIA ANTIGA DO TÊNIS

Há evidências de que culturas como os antigos egípcios, romanos e gregos teriam praticado jogos que poderiam ser considerados precursores do tênis.

Entretanto, as evidências são frágeis, então a maioria das pessoas acredita que as origens do tênis vêm da Idade Média.

blog photos
Gravura de um jogo que teria sido o “pai” do tênis moderno. (Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_t%C3%AAnis)

Segundo uma teoria, as raízes do tênis remontam ao século XII. Acredita-se que os monges franceses inventaram um precursor do tênis quando praticavam um jogo de pátio, batendo uma bola para frente e para trás com as mãos ou fora das paredes do pátio.

Esse jogo ficou conhecido como Jeu de Paume, ou “Jogo da Palma”.

blog photos
Jeu de paume era praticado pelos monges franceses no século XII. (Foto: https://fr.wikipedia.org/wiki/Jeu_de_paume)

Aqueles que acreditam nessa teoria também creem que o nome 'tênis' se originou desses monges: ao sacar a bola, eles gritavam “tenez” (“pegar”, em francês).

A HISTÓRIA DO TÊNIS 'REAL'

Porém, a maioria das evidências para a origem do esporte vem do século 16.

Foi então que uma raquete de estrutura de madeira atada com intestinos de ovelha foi inventada e usada com uma bola feita de cortiça ou tecido.

Além das melhorias nas raquetes, havia outras diferenças entre a versão medieval e o tênis moderno.

TÊNIS DE VERDADE

O jogo foi praticado de forma diferente do que é hoje, com as bolas sendo rebatidas em janelas de redes em quadras cobertas. 'Tênis de verdade', como era conhecido, era popular entre os nobres europeus.

O rei Henrique VIII era um ferrenho praticante de tênis de verdade. Na verdade, sua segunda esposa, Ana Bolena, estava apostando em um jogo quando foi presa e levada para a Torre de Londres antes de sua execução em 1536.

Em 1625, uma corte real foi construída para o rei Carlos I no Hampton Court Palace, e existe até hoje!

PALÁCIO DE HAMPTON COURT

A história do tênis de grama

Durante os anos 1700, a popularidade do tênis diminuiu, mas foi trazida de volta à vida em 1850, quando Charles Goodyear inventou o processo de vulcanização, que tornou a borracha mais elástica.

Essa borracha vulcanizada foi usada para melhorar as bolas de tênis e permitiu que o jogo fosse praticado na grama, o que abriu o caminho para o moderno tênis de grama.

Ainda que as origens antigas do tênis tenham pouquíssimas evidências, as origens do tênis moderno estão muito bem documentadas.

Em 23 de fevereiro de 1874, o Major Walter Wingfield recebeu uma patente para “A Portable Court of Playing Tennis”.

As informações sobre o jogo patenteado foram impressas em revistas, para que as pessoas pudessem ler sobre as instruções para montar uma quadra e as seis regras do jogo.

KIT DE TÊNIS

O jogo se espalhou rapidamente! Os equipamentos para jogar eram vendidos em kit com rede portátil para montagem de quadra, bolas, “bastões de tênis” e manual de instruções.

Esses kits foram vendidos em todo o mundo e o tênis foi promovido como forma de exercício. As pessoas podiam usar as quadras de croquet existentes como quadras de tênis. Então o kit portátil era a maneira perfeita de promover o jogo.

Não demorou para que as pessoas começassem a jogar tênis em parques e gramados públicos, e até mesmo foi introduzido em quadras de croquet populares.

Alguns outros tentaram publicar suas próprias regras de tênis, o que, naturalmente, gerou uma grande confusão.

Várias partes interessadas concordaram em se reunir para discutir essa questão. Eles chegaram a um acordo sobre as regras oficiais do tênis e anunciaram a nova lista em maio de 1875.

Em 1877, três anos após a invenção oficial do tênis, um torneio foi realizado no All England Club.

Havia 22 participantes no torneio, com Spencer Gore sendo o vencedor do primeiro Wimbledon.

TÊNIS NA AMÉRICA DO NORTE

O tênis chegou à América do Norte logo após sua introdução na Europa em 1874. Ele apareceu pela primeira vez em toda a costa leste no verão de 1874 antes de se espalhar pelo país e até o Canadá.

O primeiro clube de tênis dos Estados Unidos, o New Orleans Lawn Tennis Club, foi fundado em 1876.

A US National Lawn Tennis Association foi formada em 1881. Nesse mesmo ano, o primeiro torneio nacional reconhecido foi realizado em Newport, Rhode Island, a base do US Open.

A HISTÓRIA DO TÊNIS FEMININO

Embora as mulheres jogassem tênis desde a sua invenção, o primeiro torneio a permitir mulheres foi o Campeonato Irlandês em Dublin em 1879 com um evento feminino de simples e duplas mistas.

Wimbledon permitiu pela primeira vez partidas de simples femininas em 1884 (o mesmo ano em que adicionaram duplas masculinas).

O primeiro Campeonato Feminino dos Estados Unidos foi realizado na Filadélfia, em 1887.

AS ORIGENS DO TÊNIS PROFISSIONAL

A popularidade do tênis se espalhou tão rapidamente que foi adicionado aos Jogos Olímpicos em 1896 – apenas 22 anos após a invenção do esporte moderno.

O tênis só permaneceu como parte dos jogos até 1924 devido a divergências entre o Comitê Olímpico Internacional e a Federação Internacional de Tênis de Gramado.

No entanto, em 1926, a primeira turnê profissional ocorreu quando Suzanne Lenglen recebeu 50.000 dólares para competir contra a campeã Mary K. Brown em uma turnê pela América.

blog photos
Suzanne Lenglen foi uma tenista famosa no ano de 1926. (Foto: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Suzanne_Lenglen_02.jpg)

Quatro jogadores masculinos também fizeram parte desta turnê que se tornou muito popular entre os espectadores e foi um enorme sucesso financeiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

A fascinante história do tênis, um esporte de elite que é praticado no mundo todoA fascinante história do tênis, um esporte de elite que é praticado no mundo todo
A fascinante história do tênis, um esporte de elite que é praticado no mundo todo

O tênis, como o conhecemos hoje, é o quarto esporte mais popular do mundo, tendo cerca de 1 bilhão de fãs que acompanham o jogo. Com uma base de torcedores tão grande, não é de se estranhar que o tênis possa ter origens antigas. O aspecto verdadeir...

andre.c
4 em minutos de leitura
#Futebol,#Egito,#Mohamed Salah

Mohamed Salah: Conheça a surpreendente história e trajetória do ponta-direita egípcio que hoje joga para o Liverpool!

História e trajetória no futebol Mohamed Salah nasceu no dia 15 de junho de 1992, na vila de Nagrig, localizada dentro da província árabe de Gharbia, no Egito. Nasceu filho de p...

Larissa Tosca

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Egito,#Premier League

Tudo sobre a Premier League do Egito

A Premier League do Egito, é a primeira divisão do futebol egípcio e é considerado o campeonato de futebol, disputado apenas por clubes egípcios, mais importante. Sendo a competi...

Eduardo Carneiro

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Egito,#Copa do Egito

A Supercopa do Egito reúne os dois melhores times do esporte nacional em uma disputa única!

Realizada desde 2001, o torneio coloca frente a frente os campeões da Copa do Egito e da Liga de Futebol do Egito O torneio que coloca em embates épicos os dois melhores times d...

Victor Simonelli

4 em minutos de leitura

#Futebol,#Egito,#Copa do Egito

Na Copa do Egito, o maior vencedor e principal time do torneio é o Al Ahly!

Conheça a história de conquistas do gigante egípcio e o campeonato local A competição nacional disputada no formato de mata-mata, é uma das maiores do Egito, e tem no Al Ahly o ...

Victor Simonelli

4 em minutos de leitura