Entre os destaques recentes da competição, alguns fizeram parte da conquista da Eurocopa de 2021 pela Seleção Italiana.

Um dos maiores torneis das categorias de base do futebol italiano, a Copa Italiana de Primavera teve sua fundação em 1972. Ao todo, são 50 edições do torneio nacional, e muita gente boa já passou pela competição.

Nomes como Maldini e Del Piero, ídolos de Milan e Juventus, respectivamente, participaram do torneio quando estavam começando a carreira. Porém, nas conquistas recentes da Seleção Italiana, como no título da Eurocopa de 2021, alguns jogadores também passaram pela competição nacional.

O selecionado nacional comandado por Roberto Mancini, teve na escalação do jogo contra a Inglaterra, que decidiu o título da Euro para os italianos, a seguinte formação: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini, Emerson; Barella, Jorginho, Verratti; Chiesa, Insigne e Immobile.

Grupo de pessoas num palco com instrumentos musicais

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Jogadores da Fiorentina comemoram o título da Coppa Italia Primavera. Foto: Viola Nation

Entre os titulares, apenas Emerson e Jorginho, jogadores naturalizados italianos, não tiveram passagem por uma das maiores competições de base da Itália. Ao longo da história, o Torino é o maior vencedor do torneio, com oito títulos, nos anos de 1983, 1984, 1986, 1988, 1989, 1990, 1999 e 2018.

Na sequência, Inter e Fiorentina, com seis títulos cada, dividem a segunda colocação, e a Roma fecha o top 3 dos maiores vencedores da competição Sub-19, com cinco taças levantadas pela equipe da capital italiana.

Para a atual edição do torneio, Fiorentina, Roma, Atalante e Empoli, brigarão pelo título nacional. Os confrontos marcados para o dia 06/04, ainda não tiveram o horário confirmado pela Federação Italiana de Futebol.

Donnarumma é um dos maiores goleiros do mundo e começou sua trajetória no Milan

Uma carreira curta, mas recheada de expectativas e polêmicas. Gianluigi Donnarumma é um dos goleiros mais reconhecidos por seu talento no futebol mundial. Dono de uma altura de 1,96 m, o jogador teve no Milan, a passagem pela Coppa Italia Primavera.

A equipe de Milão que, no começo deste século, teve em Dida, goleiro brasileiro, uma das maiores referências de sua história, viu o surgimento de Donnarumma como alguém que pudesse ajudar o clube a retomar as glórias do passado.

Jogador de futebol com pessoas jogando

Descrição gerada automaticamente
Festa dos jogadores com Donnarumma após a decisão com a Inglaterra. Foto: Lance

Dentro de campo, o goleiro foi um dos maiores destaques dos últimos anos pelo Milan. Porém, fora dele, Donnarumma é odiado por torcedores do clube italiano. O processo de transição para o PSG, que veio após a não renovação de seu contrato com o Milan, deixou os fanáticos pelo time de Milão, irados com o goleiro.

O jogador foi anunciado como reforço do PSG antes da temporada 2021/22 começar, e atualmente é um dos destaques do time de Paris e da Seleção Italiana, além de um dos maiores goleiros do mundo.

Chiesa acumulou boas temporadas antes de chegar a Juventus

Um atacante rápido, com boa finalização e com faro de gol. Federico Chiesa é uma das maiores esperanças de gols da atual geração da Seleção Italiana. O ponta que é destaque da Juventus, vem emplacando boas temporadas, desde antes de chegar ao gigante italiano.

Pela Fiorentina, clube que revelou Chiesa para o futebol, o jogador veio, desde a base, acumulando bons jogos pela equipe italiana, e as atuações cada vez mais destacadas, chamaram a atenção da Juventus, que apostou no jogador.

Hoje, Chiesa é um dos grandes nomes do time da Juve e da Seleção Italiana, e será peça fundamental na decisão que a Itália irá encarar nos próximos meses, em busca de uma vaga na repescagem europeia, para a Copa do Mundo do Qatar.

Barella é um meia moderno, e destaque na Internazionale

Outro grande jogador que figurou na conquista da Eurocopa de 2021 pela Itália, o meia Nicolò Barella é um dos destaques da Internazionale. O clube de Milão tem no jogador, uma das grandes apostas dos últimos anos.

O atleta que fez sua formação nas categorias de base, e disputou a Coppa Italia Primavera pelo Sub-19 do Cagliari, começou a se destacar no pequeno time da Itália, até que na temporada 2020/21, teve a sua venda firmada para a Inter, pela quantia de 32,50 milhões de euros.

Pintura de homem com camisa azul

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Barella é um dos melhores meias do futebol mundial. Foto: Globo Esporte

No ano em que chega à Internazionale, o jogador é um dos melhores atletas do Campeonato Italiano, e passa a ser destaque internacional. Barella hoje é um dos grandes meias do futebol mundial, e peça fundamental no esquema de Roberto Mancini na Seleção Italiana.

Revelado pela Juventus, Immobile acumula boas temporadas na Lazio

Um dos grandes atacantes italianos dos últimos anos, Ciro Immobile teve a sua passagem pela Coppa Italia Primavera, no time Sub-19 da Juventus. O jogador que demorou à se firmar como titular da Seleção Italiana, não obteve muito sucesso na Juve.

Porém, nos anos seguintes, Immobile passou a empilhar gols, e marcar seu nome nas equipes que passou. Desde o início da carreira, Immobille ainda passou por Torino (Itália), Borussia Dortmund (Alemanha), Sevilla (Espanha), até chegar na Lazio (Itália).

Em todos esses clubes, o atacante foi destaque com gols e assistências, e marcou eu nome na história dessas equipes. Mas nada, como na Lazio. Na equipe italiana o jogador retomou a confiança e passou a disputar o prêmio de maior artilheiro do continente europeu.

Homem com a mão no ar

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Immobile comemora gol pela Itália. Foto: 90Min

Além disso, o jogador passou a ser titular da Seleção Italiana, e uma das peças fundamentais do esquema do técnico Roberto Mancini. Immobile marcou dois gols, em seis jogos pelo time italiano, e foi um dos grandes destaques da campanha da Eurocopa de 2021, que rendeu o título aos italianos.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol italiano? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo