Conheça tudo sobre essa competição que marca o calendário do futebol irlandês

Criada em 2014 com o intuito de reunir os dois grandes times do país, em um torneio no formato de Supercopa, a Copa do Presidente da Irlanda é uma singela homenagem ao mandatário do país, que é considerado uma das grandes figuras políticas da história da Irlanda.

A competição que tem no Cork City e no Dundalk como os maiores vencedores da disputa com três títulos para cada um, teve no Shamrock Rovers o campeão de 2022, em confronto realizado contra o St Patrick’s Athletic.

Vencedor em 2015, 2019 e 2021, o Dundalk é um dos times irlandeses de maior tradição, com muitas participações nas competições continentais organizadas pela UEFA. Dono de 14 conquistas da Liga Irlandesa, é uma das equipes mais vencedoras do cenário nacional.

Já o Cork City, tem na competição uma das memórias afetivas recentes mais queridas, por conta da equipe forte que foi montada pelo time, e que levou a conquistas de títulos nacionais tanto da Liga Irlandesa, como da Copa da Irlanda.

Michael Higgins é um dos orgulhos do povo irlandês

Eleito pela primeira vez para a presidência do país em 2011, o mandatário que completará, ao fim de seu mandato, 14 anos no comando da Irlanda, tem no seu carisma o principal ponto de destaque.

Sua trajetória, marcada pela defesa dos trabalhadores, é conhecida no mundo todo. O presidente irlandês é considerado pela população local como um dos maiores políticos que o país já teve.

Defensor dos direitos humanos, Higgins é radialista, poeta e escritor, e já contribuiu com diversas obras que tratam os aspectos do povo irlandês, como política, sociologia, história e cultura.

Homem de terno e gravata

Descrição gerada automaticamente
Presidente da Irlanda é querido pela população local. Foto: VEJA

No auge de seus 79 anos, o mandatário tem na defesa do trabalhador local, um dos pontos mais favoráveis dentro de seu governo, que defende a igualdade de salário entre homens e mulheres, como um dos pontos chaves do mercado de trabalho irlandês.

Por mais que o formato da política irlandês seja parlamentarista, o mandatário é a cara do país, tanto nas relações exteriores, como nas locais, que colocam Higgins como uma imagem simbólica e sólida do governo local.

Por curiosidade, o presidente irlandês é tão querido, a ponto da morte de um dos seus fiéis escudeiros, os cachorros que vivem com o mandatário para todos os lugares, ter chocado o país e ser motivo de luto nacional.

Depois da Copa do Presidente, a Liga Nacional começa

A competição que sucede à Copa do Presidente, já tem bola rolando nos gramados irlandeses. O Shamrock Rovers, atual campeão e maior vencedor da Liga nacional, teve um ótimo começo de campeonato.

Mesmo com a segunda colocação momentânea na tabela de classificação, o time do Shamrock está a um ponto do primeiro colocado, o Derry. A equipe líder da competição na edição atual, soma quatro pontos, com uma vitória e um empate.

Fechando o G4 atual da competição irlandesa, o St Patricks está empatado com o Shamrock no número de pontos, e com a mesma campanha que o rival local, e o Sligo Rovers fecha o grupo dos quatro primeiros colocados, com um jogo a menos que os demais.

Shamrock Rovers aposta em Mandroiu novamente para se destacar

O meia que foi o grande destaque da equipe na temporada passada, com 15 gols e 6 assistências em 35 jogos do time na Liga Irlandesa, é o principal nome do time, e buscará ser tão decisivo, como na temporada passada.

Entre os reforços trazidos pela equipe na atual temporada, o destaque fica por conta do meia Richie Towell. O jogador irlandês de 30 anos, chega para somar à equipe campeã na temporada anterior.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time do Shamrock Rovers perfilado antes de partida da equipe. Foto: Noonze

Com nove jogos como titular nessa temporada, o atleta já marcou o seu primeiro gol pelo Shamrock. Contratado do Salford City (Inglaterra), o jogador é a grande contratação da temporada para a equipe irlandesa.

O Dundalk, segundo maior vencedor do torneio, largou mal na competição nacional

Com 14 conquistas da Liga Irlandesa, o Dundalk começou a atual temporada contra o Derry, no último dia 18/02. A partida marcada pelo empate, já mostraria uma prévia de como seria o próximo jogo do grande time irlandês.

Com o 2 a 2 como placar na primeira partida, o resultado se repetiu na segunda rodada, dessa vez contra o Bohemian, em partida disputa na sexta-feira (25/02). Mesmo que o campeonato ainda esteja começando, esses pontos perdidos, podem fazer falta na parte final da competição.

Homens jogando futebol de campo

Descrição gerada automaticamente
Jogadores do Dundalk comemora gol em partida da equipe irlandesa. Foto: Mercado do Futebol

O Dundalk tem no zagueiro irlandês e capitão da equipe, Connolly, o jogador mais conhecido do time e o líder do elenco que busca retomar o caminho das vitórias para a equipe irlandesa o quanto antes.

Entre os destaques ofensivos, Bradley é a grande aposta. O ponta escocês tem apenas 19 anos, mas já esbanja seu talento na equipe principal do Dundalk. Além dele, o atacante Patrick Hoban, de 30 anos, e o centroavante e dono da camisa 9 da equipe.

Próximas rodadas acontecem nessa semana

Com o início do Campeonato Irlandês, os jogos estão a todo vapor no país. E essa semana, tem rodada dupla do torneio, com os jogos da terceira rodada programados para essa segunda-feira (28/02) e os da quarta rodada para sexta-feira (04/03).

A expectativa em torno das próximas rodadas, é ver quais times irão se recuperar, depois de resultados ruins nas primeiras duas rodadas da competição nacional.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol da Irlanda? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado em tudo o que acontece no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo