Maior vencedor da competição, a equipe sueca enfrenta um jejum grande de títulos do torneio nacional

A Copa da Suécia, ao lado da Liga Sueca de Futebol, é um dos maiores torneios disputado pelos times locais. Ao todo, 96 equipes se enfrentam no torneio, que tem edições anuais, e premia o vencedor com o título de campeão da copa nacional.

Entre as equipes mais vencedoras, o Malmö, time de maior tradição no futebol local, é o que tem o maior número de conquistas, com 14 títulos. Porém, ao longo dos anos, o clube vem encarando um jejum de mais de 30 anos sem levantar o troféu.

Com 22 conquistas da Liga Sueca de Futebol, o Malmö é a única equipe da Suécia a chegar perto de conquistar a Champions League, maior torneio do continente europeu. O vice-campeonato na temporada de 1978/79, marca o clube até os dias de hoje.

Por pouco o Malmö não coloca seu nome na história do futebol europeu

Tradicional time da Suécia, o Malmö já chegou bem perto de uma conquista da Champions League. Com uma campanha impecável na edição de 1978/79, o clube foi vice-campeão do torneio continental, e teve o seu melhor desempenho na história do torneio.

A trajetória do Malmö começa primeira fase do mata-mata, contra o Monaco. Na primeira partida, jogada na Suécia, o empate em 0 a 0, fez com que o time francês chegasse como favorito para o confronto da volta.

Porém, no segundo jogo, o Malmö leva a melhor, e vence o adversário por 1 a 0, fora de casa. Na sequência, o adversário seria o time russo do Dínamo de Kiev. No primeiro jogo, disputado na então União Soviética, o 0 a 0 foi o resultado.

Na volta, no jogo na casa do Malmö, os suecos não tomaram conhecimento do adversário, e venceram por 2 a 0, garantindo o passaporte para as quartas de final da competição mais importante da Europa.

Pelas quartas, o adversário era o Wisla Cracóvia da Polônia. Em dois jogos distintos, o que se viu, foi a diferença entre as partidas, e como se desenhava a classificação de uma das equipes para as semifinais.

Grupo de pessoas posando para foto em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time do Malmo de 1978/79. Foto: O Curioso do Futebol

No primeiro confronto, a vitória do Cracóvia por 2 a 1, em casa, deixou a equipe sueca abatida. Porém, para o retorno, com o estádio do Malmö lotado, a vitória por 4 a 1, sacramentava a classificação do time sueco para a próxima fase da competição.

Na semifinal, o Austria Viena foi o adversário do Malmö. Novamente, o empate na casa do rival, deu tranquilidade para o time sueco garantir a vaga na grande decisão. A vitória, no jogo da volta, por 1 a 0, colocou pela primeira vez na história, um time da Suécia na final da Champions.

Na final, o tradicional inglês do Nottingham Forest. Com o jogo acontecendo em Munique (Alemanha) para mais de 57 mil torcedores, os ingleses foram superiores, e venceram o Malmö com gol de Francis.

Mesmo com a decepção da derrota para o Forest na final, o orgulho do clube sueco, permanece em si, por ser a única equipe da história da Suécia, a chegar em uma decisão de Champions League.

Além de grandes conquistas e histórias marcantes na Suécia, o Malmö revelou um dos maiores atacantes do futebol mundial recentemente

Em 1999, vindo das categorias de base do clube sueco, um atacante começava a se destacar entre os demais, e passava a ter mais oportunidades no time do Malmö. Esse jogador, de passagens por grandes equipes, é um dos maiores atacantes do mundo na atualidade.

Zlatan Ibrahimovic é conhecido por sua habilidade sem igual dentro do campo, mas também por sua forte personalidade. O sueco que é o líder da atual seleção, começa a ter destaque no esporte europeu, no Malmö, em 1999.

Homem com os braços para cima

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Ibra em ação pelo Malmö. Foto: Goal

Dali em diante, o jogador jogou por várias equipes, e marcou seu nome na história de algumas delas. Entre os times, talvez o que mais idolatre Ibra, é o Milan. O jogador que teve duas passagens pelo time italiano, é amado pela torcida do clube de Milão.

Na lista dos clubes em que o atleta já jogou na carreira, estão outros times de destaque, como a Internazionale e Juventus, da Itália, Barcelona (Espanha) e o PSG (França). Mesmo com seu forte temperamento, o jogador é amado pelo estilo irreverente, e pelo futebol apresentado.

Na última edição da Copa da Suécia, o vencedor foi o Hammarby IF

A temporada de 2020/21 do torneio nacional, marcou a história do time do Hammarby. Até aquele ano, a equipe havia apenas conseguido campanhas de destaque, batendo na trave e sendo três vezes vice-campeão da competição local nas temporadas de 1976/77, 1982/83 e 2010.

Ao longo daquela edição, o time do Hammarby apresenta uma crescente incrível, e passa a pegar confiança na conquista do torneio nacional. Na reta final do torneio, a equipe tem como primeiro adversário, o Trelleborgs.

Nessa parte da competição, os jogos são disputados em partidas únicas, sem o modelo de ida e volta. Pelas quartas de final do torneio, o Hammarby vence o Trelleborgs por 3 a 2 na prorrogação, e se classifica para a semifinal.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Equipe do Hammaby comemora conquista. Foto: Brila

Na sequência, o adversário foi o Djurgardens. A partida terminou com o 1 a 0 para o Hammarby, que iria para a sua quarta decisão da Copa da Suécia. Na grande final, a vitória nos pênaltis, contra o BK Häcken, deu o título tão sonhado, ao clube sueco.

A temporada 2021/22 da Copa da Suécia está em andamento, e agora prepara as equipes para a parte decisiva do torneio. Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol sueco? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance!

Compartilhe esse conteudo