logo_islandia.gif
A COPA DA ISLÂNDIA É UM TORNEIO DE FUTEBOL DA ISLÂNDIA E É CONSIDERADO UM DOS PRINCIPAIS CAMPEONATOS DE FUTEBOL DO PAÍS. CRÉDITOS DA IMAGEM: Campeões do Futebol

Apesar de ser um dos principais campeonatos de futebol do país, a Copa da Islândia é pouco conhecida no futebol, não só em outras regiões do mundo, mas também no próprio Continente Europeu.

É claro que no seu país, a Copa da Islândia é bastante conhecida por quem acompanha futebol, mas está longe de ter um conhecimento geral em outros países que não seja o seu.

E isso é bastante aceitável e até compreensível, por se tratar de um país onde o futebol tem pouca tradição e times desconhecidos por grande parte daqueles que assistem futebol.

O futebol islandês em si não possui um nível alto, até por ser um país extremamente pequeno, com um pouco mais de 350 mil habitantes.

O futebol na Islândia tem um nível tão inferior aos principais países de futebol do mundo, que alguns jogadores que são considerados revelações do futebol islandês, antes de ir para o profissional, vão para times de outros países europeus.

É o caso do jogador islandês mais conhecido do mundo, que é o Sigurdsson.

Antes mesmo do jogador se tornar profissional, ele (Sigurdsson), foi para o time do Reading, em 2005. Somente em 2008, ele estreou no time profissional da conhecida equipe inglesa.

Sigurdsson fez praticamente toda a sua carreira futebolística na Inglaterra, jogando por times como o Tottenham e o Swansea City, que apesar de ser um time do País de Gales, disputa campeonatos na Inglaterra.

Apenas em um curto período, Sigurdsson não jogou futebol profissionalmente em times da Inglaterra.

Isso porque o jogador jogou no Hoffenheim, da Alemanha, durante dois anos.

Mas tirando este pequeno período de tempo, Sigurdsson jogou grande parte da sua carreira profissional no futebol inglês.

Sigurdsson Islândia.jpg
SIGURDSSON, QUE JOGOU NA MAIORIA DA SUA CARREIRA PROFISSIONAL POR TIMES INGLESES, É O JOGADOR ISLANDÊS MAIS CONHECIDO DO MUNDO. CRÉDITOS DA IMAGEM: Surto Olímpico

Apesar de ser pouco conhecida na maior parte do mundo, a Copa da Islândia possui um grande prestígio no futebol islandês e é um dos campeonatos mais importantes do futebol do país.

Outro jogador conhecido do futebol da Islândia, Alfred Finnbogason, venceu o título da Copa da Islândia, ainda quando jogava no futebol do seu país.

Finnbogason venceu a Copa da Islândia, quando jogava pelo time do Breidablik.

Este título veio na temporada 2008 – 2009, sendo este, o primeiro título da carreira de Finnbogason como jogador profissional.

Finnbogason Breidablik.jpg
FINNBOGASON, AO LADO DO SEU COMPANHEIRO DE EQUIPE, QUANDO JOGAVA PELA EQUIPE DO BREIDABLIK. FOTO POR: BREIDABLIK

Finnbogason, junto com Sigurdsson, jogou a Copa do Mundo da Rússia pela seleção islandesa, e ele proporcionou algo histórico para a seleção do país.

Foi ele (Finnbogason) o responsável pelo primeiro gol da seleção da Islândia em Copa do Mundo.

Depois de ver os principais destaques do futebol da Islândia e ver que um destes já foi campeão da Copa da Islândia, é hora de conhecer um pouco mais sobre esta competição.

A Copa da Islândia é o principal torneio eliminatório do futebol islandês.

A competição é disputada desde o ano de 1960.

Logo nos cinco primeiros anos da competição, um time ganhou a competição nas 5 primeiras edições.

Trata-se do time do KR Reykjavík, que de 1960 até 1964, venceu o torneio em todos estes anos.

No ano seguinte, um time da mesma cidade venceu a Copa da Islândia, que foi o time do Valur Reykjavík.

Nos próximos 2 anos, ou seja, nas duas edições seguintes, a equipe do KR Reykjavík volta a vencer a competição, de maneira consecutiva.

No início da Copa da Islândia, apenas times da capital do país venceram a competição.

Ou seja, a Copa da Islândia, nas suas primeiras 8 edições e nos seus 7 primeiros anos, foi dominado por equipes de uma mesma cidade.

É como se nos primeiros anos da Copa da Inglaterra, dois times de Londres dominassem a Copa do país.

Isso é algo extremamente significativo, pois estas duas equipes ganharam muito destaque no futebol do seu país por este feito e se isso acontecesse no futebol atualmente, ganhariam um destaque ainda maior.

Mas na nona edição da Copa da Islândia, isso acabou, pois um time de outra cidade, o ÍBV Vestmannaeyjar, da própria cidade de Vestmannaeyjar, venceu o título da Copa da Islândia, sendo o primeiro time de fora da Capital do país a conquistar o título da competição.

O maior campeão da Copa da Islândia, é o time do KR Reykjavík, com 14 títulos da competição.

KR.jpg
TIME DO KR REYKJAVÍK É O MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA DA COPA DA ISLÂNDIA, COM 14 TÍTULOS. FONTE: maccabi

O maior sucesso da equipe do KR Reykjavík, se tratando de campeonatos de nível europeu, foi na Europa League de 2009 – 2010, quando o time derrotou o AE Larissa, mas foi eliminado na fase seguinte para o time do Basel, antes mesmo da fase de grupos daquela competição.

Lembrando que o campeão da Copa da Islândia, se classifica para a Europa League.

O atual campeão da Copa da Islândia, é o time do é o time do Vikingur.

É uma competição que possui a sua história no futebol, e é bastante acompanhada pelos torcedores islandeses, que a cada temporada, torcem muito para o seu time vencer o título da competição.

A equipe que ganha o título da Copa da Islândia, ganha um grande destaque no futebol do país, e a expectativa dos torcedores da equipe vencedora, fica maior ainda mais na temporada seguinte do título, para ver o time em um campeonato europeu de clubes.

A Copa da Islândia ainda não começou, mas na próxima temporada, todos os times vão em busca do título tão importante e disputado no país. E caso uma equipe vença a competição pela primeira vez em sua história, esta conquistará o título do torneio para entrar na história do futebol islandês como campeão da Copa da Islândia.

Compartilhe esse conteudo