A Copa da França feminina chega a sua reta final e tem time grande na disputa!

Saiba tudo sobre o torneio que tem no Lyon o grande vencedor da competição

Uma das competições mais tradicionais da França no futebol feminino, a Copa da França é realizada desde 2002, e tem no Lyon o grande time do país. Além do Lyon, nos últimos anos o time do Paris Saint-Germain vem aparecendo como um dos grandes rivais da equipe do sudeste francês.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadoras levantam a taça. Foto: Olimpíada Todo Dia

Formado desde 2002 pelo clube francês, a equipe do Lyon é um dos grandes destaques da Europa, e é dona de sete conquistas da Champions League feminina, rivalizando com o Barcelona no cenário europeu.

O início da competição tem o Toulouse como primeiro campeão

Na edição inaugural do torneio, o Toulouse foi o grande vencedor, ao bater o Lyon na final da Copa da França. Por curiosidade, o torneio foi lançado no mesmo ano que a Champions League feminina.

Organizada no formato de mata mata, a competição é o segundo maior torneio do futebol feminino na França. O país tem grande tradição no esporte, que já levou a campanhas de destaque, como o 4º lugar na Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2011.

Atualmente, a seleção tem como grandes destaques a atacante Le Sommer, dona da camisa 9 da França e a meia Abily, camisa 10 do selecionado francês. Ambas as atletas jogam pelo Lyon e são destaques das conquistas do clube.

A partir de 2005 a participação do Lyon nas finais é garantida

Como dito antes, o Lyon é o grande time do cenário francês no futebol feminino. Com nove conquistas da Copa da França, “Les Lyonnaises” (no português, “As Lyonnais”) mostram sua força e tradição a cada ano de disputa da competição.

Desde 2005, a presença do Lyon nas fases finais do torneio é garantida, com exceção das temporadas 2008/09 e 2010/11. A primeira, vencida pelo Montpellier, teve no Le Mans a outra equipe na grande decisão. Já na segunda, o Saint-Étienne é o time vencedor, enfrentando o Montpellier na final.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadora do Lyon comemora. Foto: Globo Esporte

A equipe do Lyon venceu a competição nos anos de 2008, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020. Na atual temporada, o Lyon foi eliminado por outro time que vem rivalizando com a equipe francesa pela hegemonia do cenário nacional: o PSG.

O projeto do PSG no futebol feminino visa grandes conquistas no cenário continental

Desde 2011, o Paris Saint-Germain é um dos clubes mais procurados pelos apaixonados no mundo da bola. Com a venda da equipe ao grupo de investimentos do Qatar, a equipe francesa passou a contar com um aporte financeiro forte tanto no futebol feminino como no masculino.

Alguns exemplos são as contratações recentes que abalaram o mundo do futebol, como de Neymar e Mbappé. O atacante brasileiro que teve no Barcelona o seu auge como jogador de futebol, foi contratado pela equipe francesa em 2017, e permanece no clube até hoje.

O projeto em torno do futebol masculino do PSG, envolve a conquista da Champions League. Para auxiliar Neymar no objetivo principal do clube francês, a jovem revelação e um dos maiores atacantes do mundo foi contratado pelo time de Paris: Kyllian Mbappé.

Para o futebol feminino, o PSG segue na caça do Lyon para conseguir a hegemonia do esporte. Mesmo com recentes eliminações na Champions League feminina, como para o Barcelona na última temporada, o time francês começa a dar retorno ao investimento feito no clube.

Grupo de pessoas lado a lado

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
PSG levanta a taça de campeão da Copa da França. Foto: Portal Olimpíada Todo Dia

As meninas do Paris conseguiram, na atual temporada, eliminar o Lyon na Copa da França. O grande favorito e principal time francês caiu para o PSG pelo placar de 3 a 0 em jogo único válido pelas oitavas de final da Copa da França.

Com gols de Sandy Baltimore, Kadidiatou Diani e Maria Antoinete Katoto, o PSG conseguiy eliminar o rival e seguir na competição, que está na fase de quartas de final, e já tem data marcada para que os confrontos ocorram.

Mesmo perdendo finais da Copa da França recentes para o Lyon, a vitória do PSG nessa temporada marcou os apaixonados pelo futebol da equipe de Paris, que muito comemoram a vitória em cima do grande rival.

Entre os maiores vencedores, um time de menor expressão no cenário nacional tenta desbancar as potências

O Montpellier é um time que vem fazendo boa campanha pelo futebol masculino atualmente. Brigando por vaga em competições europeias, a equipe é a 6ª colocada da Ligue One, tradicional liga do futebol francês.

No futebol feminino, o passado de glórias é orgulho entre os apaixonados pelo clube. As conquistas nos anos de 2006, 2007 e 2009, fazem do Montpellier o time com mais troféus da Copa da França Feminina, ficando atrás apenas do Lyon.

Os títulos de 2006 e 2007, vencidos em finais disputadas contra o Lyon, são os troféus que tem um carinho especial de todo torcedor do Montpellier. Por curiosidade, as duas decisões foram vencidas nas penalidades.

Grupo de pessoas jogando futebol em um campo

Descrição gerada automaticamente
Jogadoras do Montpellier comemoram gol da equipe. Foto: Couers de Foot

Na primeira, o empate em 1 a 1, levou a partida para as penalidades, onde o Montpellier venceu a decisão por 4 a 3, levantando a taça de campeão da Copa da França de 2006. No ano seguinte, outras vez pênaltis. Depois de um jogo eletrizante com o empate em 3 a 3, a decisão nas penalidades foi vencida por 3 a 0, com o destaque para a goleira do time do Montpellier.

Fecham a lista dos campeões o PSG com dois títulos (2010 e 2018), e Toulouse (2002), Juvisy (2005) e Saint-Étienne (2011) com uma conquista cada.

Na atual temporada, as partidas das quartas de final têm início marcado para o mês de março. E aqui no Bets, você fica ligado em tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo