Dividido entre regiões, a disputa nacional tem o Falkirk como o maior vencedor

A competição organizada pela Federação Escocesa de Futebol, disputada em jogo único eliminatório, tem sua primeira edição no calendário do esporte nacional em 1990. Além disso, o torneio conta com 50 equipes, divididos em grupos de times da mesma região.

O maior campeão do torneio é o Falkirk, vencedor de quatro edições do torneio, nas temporadas de 1993/94, 1997/98, 2004/05 e 2011/12. Na sequência do ranking de times com mais conquistas, Caledonian, Ross County e Airdrieonians com três títulos cada, fecham as primeiras colocações entre as equipes com mais conquistas.

Vale ressaltar que o Falkirk é o clube com o melhor aproveitamento da competição, já que disputou quatro decisões na história do torneio e vence todas as finais disputadas.

Entre os times da Escócia, os mais conhecidos, Rangers e Celtic, figuram em apenas uma conquista, para o time do Rangers. A rivalidade entre os dois, é o maior clássico nacional e o mais conhecido entre os times escoceses.

Rangers acumula em sua história recente a participação de dois grandes jogadores na comissão técnica

Na disputa das competições nacionais e continentais, o Rangers apostou em um ex-jogador que teve muita história na Inglaterra, e é um dos maiores meias da história do esporte inglês, além de ser considerado um dos grandes ídolos recentes do Liverpool: Steven Gerrard.

O ex-jogador que marcou época na equipe inglesa por permanecer no Liverpool desde as categorias de base até o ano que antecedeu o término de sua carreira como atleta profissional, Gerrard foi responsável por uma das maiores conquistas do time inglês.

Campeão da Champions League na temporada de 2004/05, Gerrard comandou o meio campo do Liverpool na épica final disputada naquela edição do torneio, contra o Milan (Itália). Ao longo da partida, o time italiano chegou a estar vencendo o Liverpool por 3 a 0.

Porém, Gerrard, como um maestro, comandou o empate e a ida do jogo para as penalidades. Na decisão, o Liverpool levou a melhor e se sagrou campeão da competição continental. Mesmo com esse título épico que marca a trajetória do ex-jogador dos Reds, Gerrard teve uma outra marca em sua carreira: nunca venceu a Premier League.

Homem segurando garrafa de bebida azul

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Gerrard campeão da Liga local. Foto: Marca

A principal competição entre os times ingleses, nunca foi vencida pelo Liverpool, com Steven Gerrard em campo. Na temporada 2015/16, o meia foi anunciado como reforço do Los Angeles Galaxy (Estados Unidos), e ao fim da temporada, o jogador anunciou o encerramento da carreira.

O começo como treinador tem no Rangers a melhor equipe que Gerrard já treinou, e o técnico foi o responsável por ajudar a equipe escocesa a vencer a Liga Escocesa de Futebol, título que o clube não conquistava há 10 anos.

Nessa temporada, o treinador acertou a sua transferência para o Aston Villa (Inglaterra) e foi substituído por outro ex-jogador no comando da equipe escocesa, que fez história na Seleção Holandesa e no Barcelona (Espanha): o ex-lateral esquerdo Giovanni van Brockhorst.

Um dos maiores laterais desse século do futebol mundial, Van Brockhorst foi lateral titular do Barcelona por várias temporadas, e o auge do jogador com a equipe catalã, acontece na conquista da Champions League de 2005/06.

Rival dos Rangers, o Celtic é um dos clubes que nunca conquistou a Challenge Cup

Mesmo sendo um dos maiores clubes do futebol escocês e dono de grandes conquistas do futebol nacional, o Celtic não possui o título da Challenge Cup na extensa galeria de troféus do maior rival dos Rangers.

O clube escocês é dono de 51 títulos da Liga Escocesa de Futebol e 40 taças da Copa da Escócia. Além disso, conta com grandes jogadores que passaram pela equipe ao longo da história.

Um deles, um meia japonês, que foi destaque em sua seleção e um dos maiores ídolos do time escocês neste século: Shunsuke Nakamura. O jogador de rara qualidade, foi um dos maiores nomes recentes da equipe escocesa.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Nakamura pelo Celtic. Foto: Futebol na Veia

Com uma perna esquerda diferenciada, o jogador marcou época no Celtic, permanecendo no clube da Escócia entre os anos de 2005 e 2009. Nakamura foi responsável direto por uma das hegemonias recentes do Celtic.

Vencendo três edições consecutivas do Campeonato Escocês do Futebol, entre os anos de 2005 e 2008, o jogador foi peça fundamental no time do Celtic, além de ser um dos grandes nomes do futebol japonês nesse século.

O Falkirk acumula conquistas da Challenge Cup, mas não emplaca títulos da Liga Nacional

Com duas campanhas de destaque ao longo de sua história de mais de 100 anos, o Falkirk é o maior vencedor da Challenge Cup. Porém, no cenário nacional, o que se vê da equipe escocesa, é a disputa do clube em divisões menores do esporte local.

Dono de sete conquistas da segunda divisão da Escócia nas temporadas de 1935/36, 1969/70, 1974/75, 1990/91, 1993/94, 2002/03 e 2004/05. Por curiosidade, pela principal divisão do futebol nacional, as grandes campanhas foram nos primeiros anos do torneio escocês, em 1907/08 e 1909/10.

Pela terceira divisão do futebol nacional, o clube foi campeão na temporada de 1979/80 e vice-campeão em 2019/20. Já na Copa da Escócia, a equipe vence as edições dos anos de 1913 e 1957, e é vice-campeão em 1997, 2009 e 2015.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente

Foto dos campeões de 2012. Foto: Falkirk Herald

Entre as edições recentes do torneio nacional, o Ross County foi o último vencedor da competição na temporada de 2018/19. As temporadas de 2019/20 e 2020/21 foram canceladas por conta da pandemia causada pela covid-19.

A atual edição está na fase semifinal, e já colocou o Queen of the South na grande decisão, após vencer o Cove Rangers. Pelo outro jogo, o Kilmarnock encara o Raith Rovers.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol da Escócia? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance!

Compartilhe esse conteudo