O futebol é uma paixão em todo o mundo e no Equador não é diferente. Com torcidas vibrantes, o Campeonato Equatoriano de Futebol - também conhecido como LigaPro ou Serie A - é a principal competição entre times de futebol do simpático país sul-americano.
Organizado pela Liga Profesional de Fútbol del Ecuador o torneio é dividido em três divisões, além da LigaPro, temos também a Primera Categoria Série B e a Segunda Categoria, correspondentes a uma segunda e terceira divisões do futebol equatoriano.
Atualmente, o torneio é disputado com a participação de 16 times e a temporada 2022 está dividida em três fases, sendo duas classificatórias por pontos corridos e depois uma final com jogos de ida e volta entre os campeões de cada fase.
O campeonato oferece quatro vagas para equipes que vão disputar a Copa Libertadores da América no ano seguinte e outras três que participarão da Copa Sul-Americana.
Vale lembrar que o atual campeão é o Independiente del Valle, time que vem ganhando cada vez mais espaço em competições na América do Sul.
História do futebol no Equador e da criação da LigaPro
Assim como no Brasil, a Inglaterra teve papel fundamental no desenvolvimento do esporte no Equador.
Juan Alfredo Wright e seu irmão Robert retornaram da Terra da Rainha para a sua cidade natal, Guayaquil, por volta de 1899. Logo após o regresso, os irmãos incentivaram os jovens da cidade para a prática do futebol, criando uma equipe no local. Nascia assim, em 23 de abril de 1899, o Guayaquil Sport Club.
Já pela década de 20 algumas províncias do país começaram a organizar alguns campeonatos amadores.
No mesmo período surge a Federação Nacional do Equador, conhecida na época como Fedenador. A entidade tornou-se membro da FIFA (Federação Internacional de Futebol) em 1926 e no ano seguinte na Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
Profissionalização do futebol equatoriano e o primeiro campeão oficial
Apesar do avanço do futebol em terras equatorianos, o esporte seguiu no amadorismo por mais um longo período. Somente na década de 50 atingiu o profissionalismo com as equipes participantes das ligas de Guayaquil e Quito.
Entretanto, o primeiro torneio da LigaPro aconteceu em 1957, na época chamado de Inter-Andino, com o Emelec se sagrando campeão, tendo como vice o Barcelona de Guayaquil.
Na década de 70, times de outras cidades equatorianas começaram a se juntar ao torneio. Vieram equipes de Cuenca, Riobamba, Portoviejo e Machala.
No ano seguinte, foi criada a Série B e também houve a necessidade de elaborar um sistema de ascensão e rebaixamento dos times nos torneios do Equador.
A Série A desde o seu início teve o maior número de participantes na temporada de 1987 quando 18 equipes participaram do torneio. Esse número, considerado alto, foi sendo reduzido até chegar nas 10 equipes que disputaram a temporada de 2000.
Aliás, a década de 2000, trouxe o primeiro campeão fora dos municípios de Quito ou Guayaquil, com o Olmedo levantando a taça neste ano e o Deportivo Cuenca em 2004.
Desde o seu início em 1957, até os dias de hoje, mais de 50 clubes participaram em algum momento da Série A.
O Barcelona é o único time que nunca sofreu com o rebaixamento. Entretanto, a equipe não participou de todas as edições, já que em 1964 os times de Guayaquil não aceitaram atuar no campeonato nacional.
Conheça os maiores vencedores do Campeonato Equatoriano de Futebol
Com mais de 50 anos de disputa, muitos times devem ter beliscado, ao menos uma vez, o principal título do país, correto? Pois não é bem assim que a bola rola pelo Equador.
Ao longo dessa trajetória, apenas 10 times do país tiveram a honra de levantar a taça mais cobiçada no Equador.
Confira abaixo uma lista com todos os campeões e o número de títulos conquistados.
Barcelona - 16 vezes
Emelec - 14 vezes
El Nacional - 13 vezes
LDU - 11 vezes
Deportivo Quito - 5 vezes
Independiente del Valle, Delfín, Deportivo Cuenca, Olmedo e Everest possuem 1 título cada.
Se dividirmos os títulos por região, o número é ainda menor, com apenas seis municípios sediando times vencedores.
Guayaquil lidera a lista com 30 conquistas, sendo 15 do Barcelona, 14 do Emelec e 1 do Everest.
Na sequência vem Quito com 29, sendo 13 do El Nacional, 11 da LDU e 5 do Deportivo Quito.
Completando a lista temos Cuenca com uma conquista alcançada pelo Deportivo Cuenca, Riobamba com o título de Olmedo, Manta com uma taça do Delfín e Sangolquí, a cidade caçula com o campeonato do Independiente del Valle, na última edição.
Da LigaPro para os gramados da América do Sul
Conquistar o título máximo do campeonato equatoriano qualifica as equipes para disputarem o torneio mais importante do continente: a Taça Libertadores da América.
E as equipes do país não fazem feio, quando o assunto são competições latino-americanas.
O Barcelona de Guayaquil, por exemplo, chegou duas vezes até as semifinais, pelas mãos do famoso treinador Otto Vieira, brasileiro que fez história no comando da equipe.
Além disso, em duas oportunidades o time chegou às finais, mas acabou derrotado. Em 1990 para o Olímpia do Paraguai e em 1998 para o Vasco da Gama.
A vingança equatoriana veio anos depois, com a glória eterna alcançada pela LDU vencendo o Fluminense, em pleno Maracanã, em 2008.
No ano seguinte, a LDU não conseguiu repetir o feito, mas disputou a Copa Sul-Americana e também conquistou o primeiro título equatoriano na competição.
Outra equipe da LigaPro que vem ganhando destaque nos últimos tempos e dando trabalho para as grandes potências sul-americanas é o Independiente Del Valle.
O clube da desenvolvida cidade de Sangolquí sempre faz jogos complicados contra os adversários e já venceu a Copa Sul-Americana.
Será que veremos mais um time equatoriano vencendo uma Libertadores no futuro? E quem será o próximo campeão da LigaPro? Façam as suas apostas.