As melhores equipes ofensivas e defensivas da liga estão recebendo grandes reforços do outro lado da quadra
Sete semanas após o início da temporada, a classificação da NBA parece a jibóia digerindo um elefante. Na Conferência Leste, o quarto colocado Brooklyn Nets tem um recorde de 14-12, 2,5 jogos a mais que o 11º colocado Washington Wizards . No Oeste, o quarto colocado Denver Nuggets está dois jogos atrás do líder da conferência New Orleans Pelicans e dois jogos à frente do 11º colocado Minnesota Timberwolves .
Apenas duas equipes - o Boston Celtics 21-5 e o Milwaukee Bucks 18-6 - venceram mais de dois terços de seus jogos. E ambos têm motivos para acreditar que vão melhorar significativamente.
O Celtics e o Bucks dominaram de maneiras diferentes. Eles não vão se encontrar até o Natal, mas vale a pena checá-los agora porque eles fizeram isso com muito menos força total.
E porque isso está prestes a mudar.
As finais de 2022 criaram um monstro (verde)
Se as finais da NBA feriram o Celtics, cada um tratou do seu jeito. Quando Marcus Smart não conseguia dormir no verão, ele assistia ao filme novamente, disse ele ao The Athletic . Para Grant Williams , essa era a última coisa que ele queria fazer.
"Eu não assisto", disse Williams. "Eu não posso assistir. Sim, essa merda me irritou."
Williams não gosta de olhar para trás "porque eu sei o que aconteceu", disse ele. "Eu sei o que foi. Jogamos contra eles seis vezes."
Quatro vezes, o Golden State Warriors sufocou Boston. O Celtics, que marcou 118,5 pontos por 100 posses quando venceu 33 de seus últimos 43 jogos na temporada regular, conseguiu apenas 105,6 por 100 nas finais e míseros 95,8 por 100 nas derrotas. Por mais lendária que tenha sido a explosão do jogo 4 de Stephen Curry , não foi isso que deixou cicatrizes.
"Não foi nossa defesa que nos esmagou", disse Williams.
O ataque de Boston é uma fera diferente agora. Com o sexto homem superqualificado Malcolm Brogdon na dobra e o atirador Sam Hauser na mistura, há mais movimento da bola, mais movimento do jogador e muito mais arremessos de 3 pontos. Jayson Tatum e Jaylen Brown estão tendo anos de carreira (de novo), em parte porque, com mais espaço e mais ritmo, estão obtendo looks mais fáceis. Eles também estão criando looks mais fáceis, definindo mais telas fora da bola. Todas as mudanças do novo técnico Joe Mazzulla visam garantir que o ataque nunca mais desmorone como aconteceu nas finais.
"Ele era obcecado por isso", disse Williams. "Ele definitivamente pensou em onde poderíamos melhorar no lado ofensivo ... E essa foi sua principal prioridade ao entrar. Achei que ele fez um trabalho fenomenal ao implementar isso para a equipe."
Este é o caso raro em que "fenomenal" pode ser um eufemismo. Depois de uma chocolate de 125 a 98 em Phoenix na quarta-feira, o Boston marcou 119,9 pontos a cada 100 posses, o ataque mais eficiente da história da NBA. Ele marcou melhor no meio campo - 108,3 por 100, por CTG - do que algumas equipes marcaram no geral. A divisão de arremessos do Celtics é de 0,493/0,400/0,844, com sete jogadores -- Tatum, Williams, Brogdon, Hauser, Al Horford , Derrick White e Payton Pritchard -- fazendo mais de 40 por cento de seu catch-and-shoot 3s.